[Repost] Mitigação de Dano no ESO, como funciona??

Quanto de dano consigo mitigar com a armadura? Faz tanta diferença assim bloquear? ? Como aumento a quantidade de dano que consigo bloquear?
Certamente você já se questionou sobre isso em algum momento no jogo. Esse post tentará o máximo possível esclarecer todas essas questões e mostrar como você pode tirar o máximo proveito dos recursos de mitigação.

*Para quem não está familiarizado com a expressão, mitigação significa redução, é a capacidade de reduzir o dano recebido;

Armaduras e Resistências

O post “Physical e Spell Penetration, compensa mesmo?” abordou um pouco desse assunto, porém aqui iremos explorá-lo mais a fundo.
Como sabemos, segundo patch notes, testes e informações diretas do suporte, o “cap” de armadura é de 32.9k, e a máxima mitigação por esse valor gira em torno de 50~54%, dessa forma podemos afirmar que:

6.6k (armadura) ~10% (mitigação)

Dessa forma, podemos escrever uma “tabela” genérica para os jogadores com os diversos tipos de armadura:

Light Armor: 9k ~ 13.6%

Medium Armor: 11k ~ 16.6%

Heavy Armor: 21k ~ 31.8%

É claro que esses valores podem variar com itens de trait Reinforced, combinações de diferentes tipos e utilização de escudo.


Mitigação durante o Bloqueio

A mitigação de dano durante o bloqueio é de 25% do dano recebido. Porém, para fins de cálculo costumamos usar 50%, pois os cálculos de mitigação funcionam com uma lógica multiplicativa que explicarei mais a seguir.

É claro que o valor do bloqueio pode ser “aprimorado”, como a habilidade Defensive Posture que aumenta a quantidade que você pode bloquear em 8% e a Passiva Sword and Board que aumenta em 20%, todos os adicionais de mitigação estão logo abaixo:

 


Lista skills com mitigação

Rugged (Racial Nord)

-Espada e Escudo

Defensive Posture

Sword and Board (Passiva)

Deflect Bolts (Passiva)

-Vampiro

Mist Form

Undeath

-Dragonknight

Iron Skin (Passiva)

-Templar

Spear Wall (Passiva)

Remembrance

Restoring Focus

 


Lógica multiplicativa da mitigação de dano

Como havia dito acima, o jogo trabalha em uma lógica multiplicativa, então se considerarmos alguém no cap de armadura bloqueando, devemos multiplicar o primeiro valor 50%(armadura) pelo segundo 50% (block) para ver a quantidade de dano que o jogador irá sofrer, nesse caso: 0.5*0.5=0.25  ou seja 75% de mitigação

Para entendermos melhor, vamos usar os dados da Build: Vem com o monstro onde temos 6% da passiva Rugged com mais adicionais no Block de 10% da Iron Skin, 8% da Defensive Posture e 20% da Sword and Board.

Dessa forma a parcela do block fica com com (0.5*0.9*0.8*0.92)=0.3312

*Perceba que os valores multiplicados se referem ao dano sofrido e não ao dano mitigado

Se considerarmos a Resistência Física descrita nos Stats da build de 20508, basta fazer uma regra de 3 e teremos 31.16% de mitigação física

Assim, fazendo a conta completa teremos:

(Parcela do block = 0.3312 (calculado acima)

(Parcela da armadura = (regra de 3 >> 32900 = 100%, assim como 20508 = x), (x=62,33%)

62,33% = 0,6233 >> 0,6233*0.5 = 0.3116 ou seja,

(Dano sofrido com a armadura = 1-0.3116=0.6884 ou ~69% de dano sofrido)

Agora considerando ambos danos sofridos mais a passiva do nord:

0.3312*0.6884*0.94=0.214 ou seja 1-0.214=0.785  ou  78,5% de mitigação, você sofre apenas 21.5% do dano enquanto bloqueia.

Considerando que no PvP os jogadores sofrem apenas metade do dano, um hit de 15mil irá bater apenas 1.6mil no PvP (Um hit poderoso irá bater como um hit de DoT) o que explica a eficiência da build.

Para finalizar essa ideia, um DK Nord Bloqueando no cap de armadura é capaz de mitigar 84.4% do dano recebido, esse é um dos maiores valores de mitigação possível pra um personagem no jogo.

 


Champion Points e viabilidade

Uma constelação de Champion Points muito famosa para jogadores PvP e PvE é a ‘The Lady’ onde temos a estrela Hardy e Elemental Defender e em ambas é possível aumentar a mitigação do dano físico e mágico em até 25%, essas estrelas são as favoritas da maioria, pois adicionar armadura como no Light Armor Focus e etc não é tão viável, pois qualquer aumento de armadura é possível de ser penetrado. Além disso, temos o Resistant no The Steed que é capaz de mitigar dano crítico;

Para mais informações sobre redução de dano crítico sofrido leia o post

Recalculando a mitigação da Build: Vem com o monstro, temos 0.75*0.6884*0.5*0.9*0.8*0.92*0.94=0.160 ou seja 1-0.160=0.84  ou  84% de mitigação, você sofre apenas 16% do dano enquanto bloqueia.

Espero que esse post tenha te ajudado a compreender esse recurso, qualquer dúvida referente a postagem e similares deixe nos comentários.


Fórmula para calcular sua própria mitigação

 

Mitigação = (1 – [Block] * [Armadura] * [CP] * [Passiva Nord]) * 100%

 

[Block]= 0,5 * ([1 – PB1] * [1 – PB2] *… * [1 – PBn])

Sendo PB as Passivas de Block, como exemplo Sword and Board que aumenta 20% seu block, na fórmula você coloca 0,2

 

[Armadura]= 1 – (0,5 * AM/32900)

Sendo AM a sua Armadura, ou sua Resistência física ou mágica, a que deseja calcular

 

[CP] = 1 – (%CP/100)

Sendo %CP o valor da descrição do seu Champion Point, como por exemplo 100 pontos em Hardy, te dá 25% de mitigação, sendo assim você coloca 25 na fórmula

 

[Passiva Nord] = 0,94
(1-0,06 = 0,94), utilize apenas se você for Nord

 

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Thor
Thor
4 anos atrás

Deveria muda de Mestre Frooke para Mestre Yoda. Taís de parabéns os post e vídeo são MT foda bem explicado. Esta me ajudando MT. Se tiver guild me add @djonattad. Abraço e susseco.

Filipe
Filipe
4 anos atrás

Eu fiquei na dúvida com esses cálculos. Você faz a multiplicação com os valores 0.5*0.9*0.8*0.92, mas as skills que mencionou dão respectivamente 6%, 10%, 8% e 20%. Sendo que 8% = 0,08 e não 0,8. Poderia fazer outro exemplo utilizando a minha build ou explicar de onde tirou cada um dos multiplicadores? Quem sabe consigo compreender. 🙂 Minha Build Templar Resistence (Heavy armor): Fisica = 19k Magica = 19k Buff: Imovable = 5280/5280 Channeled Focus = 5280/5280 Skills: Defensive Posture = 8% Sword and Board = 20% Deflect bolt = 15% Spear Wall = 15% (Melee only) CP Hardy =… Leia mais »

Filipe
Filipe
4 anos atrás
Reply to  Frooke

Entendi.
Eu revi os cálculos e atualizei com os novos stats de res e ficou assim para danos físicos melee:

Armadura=1-(0,5*31560/32900)
Armadura=0,5203

Escudo=0,5*((1-0,08)*(1-0,20)*(1-0,15))
Escudo=0,3128

CP=1-(6,3/100)
CP=0,937

Mitigação=(1-(0,3128)*(0,5203)*(0,937))*100
Mitigação=84,75%

Será que deu certo? :):):):)

Filipe
Filipe
4 anos atrás
Reply to  Frooke

Essa é uma boa dica… acabei aprendendo na prática.
heheheheheh

Valeu pelo post, me ajudou bastante no meu tank.

George
George
4 anos atrás
Reply to  Frooke

O Major Resolve/Major Ward pode estacar com outro tipo de Major? um que seja diferente? ou só estaca com um Minor? Aguardo..