Você já deve ter reparado que a maioria das builds PvP atuais estão utilizando esse tipo de recurso, e também já deve ter se perguntando o que faz esse recurso ser melhor do que o crítico por exemplo, esse post tentará esclarecer o máximo possível essas questões.
Devemos levar em conta que Physical ou Spell Penetration é a quantidade de resistência ignorada durante o calculo do dano que suas habilidades causam. Partindo desse princípio precisamos do conhecimento da quantidade máxima de resistência, e do quanto ela é capaz de mitigar “reduzir” o dano recebido.
-Atualmente, o “cap” de armadura no jogo, segundo informação direta do suporte, fica em torno de 32.9k e segundo patch notes e cálculos feitos pro youtubers famosos, a máxima mitigação de dano por esse valor de resistência fica em torno de 50~54% (se tratando apenas da resistência), caso o personagem bloqueie esse valor sobe, mas isso será tratado em um futuro post (Como funciona a mitigação de dano?)
Então temos em mente que em média 33k de resistência mitiga puramente 50% do dano recebido, o que resulta em receber apenas metade do dano nos combates.
Se formos analisar uma habilidade no combate que causaria normalmente 10k de dano em jogadores, em alguém com 33k de resistência ela causaria apenas 5k, se ela fosse um dano crítico causaria 7.5k, porém se pensamos em um jogador com ~12k de penetração, ele terá seu dano “aumentado” em 18% (não mitigado), considerando essa proporção resultaria em 6.2k e um crítico de 9.3k.
É claro que esse valor foi baseado em alguém com cap de armadura, jogadores com uma armadura baixa como os usuários de Light Armor teriam 100% da sua armadura penetrada, o que é possível até com usuários de Medium Armor, levando em conta que existem traits de arma, encantamentos, bônus de sets, 2 tipos de debuffs, Champion Points, é possível penetrar mais de 20k com facilidade.
Mas uma coisa que precisamos colocar na balança, principalmente no PvP, é o fato de a maioria das pessoas usarem armadura pesada, até mesmo usuários de Magicka (com exceção dos healers) o que muitas vezes se torna um fardo, e se pensarmos em qualquer ganho de 10% de dano no PvP, isso pode representar um ganho considerável.
É claro que não compensa investir mais em penetração do que dano base, pois tudo se baseia no dano base, não adianta ignorar mitigação se o dano primário for fraco, então deve ser colocado na balança o crítico e a penetração, no caso do crítico muitos estão usando impenetrable, então tudo vai depender da sua build, o que prefere 5200 de penetração (8% menos mitigação do inimigo) ou 7% de chance de crítico?
Exemplos de habilidades/itens com penetration:
Reaper’s Mark
Focused Aim
Power of the Light
Pierce Armor
Night Mother Gaze Set
Roar of Alkosh Set
Trait de Arma (Sharpened – Fire Opal)
Arma Maça ~ 10~20% Penetration com Passiva
Champion Points – Pierce Armor e Spell Erosion
Mestre Frooke é o dono do site e líder do projeto ESOBR. Amante da saga The Elder Scrolls e grande conhecedor do Lore, possuindo uma longa jornada em MMOs como WoW, Tibia, Diablo, entre outros. Está sempre ativo criando Builds e Guias de tudo relacionado ao ESO! Especialista na maioria das classes, especialmente em Nightblade e fã de uma boa luta. Atua como programador e é ex músico profissional.
ele terá seu dano “aumentado” em 18% …. Por que 18% ? Não Compreendi. Obrigado
Olá Ladrão mestre, não entendi essa parte: “porém se pensamos em um jogador com ~12k de penetração, ele terá seu dano “aumentado” em 18% (não mitigado), considerando essa proporção resultaria em 6.2k e um crítico de 9.3k.” Esses 18%, vem de onde?
quer dizer que o inimigo deixaria de mitigar 18% do dano recebido, ou seja, entre aspas você bateria 18% a mais nos hits
Estou usando spinner com julianos achei bacana o resultado estou usando apenas para pve mas pretendo modificar para pvp futuramente
muito bom!