Um Tanque especializado é uma função “role” necessária em qualquer conteúdo Veterano ou acima no The Elder Scrolls Online. Pensando nisso trouxemos um guia com as melhores combinações utilizadas por brasileiros para jogar nos diversos conteúdos de grupo com a função.
Neste guia você verá builds PVE focadas em Dungeons e Trials, nele encontrará as habilidades mais usuais e TODOS os equipamentos utilizados pelos Tanques nos mais diversos conteúdos do jogo.
Iremos trabalhar somente com as classes Dragonknight, Warden e Necromante, outras classes são possíveis de se jogar de Tanque, mas são menos populares e situacionais.
Estas builds apresentadas são um pouco mais avançadas e será necessário certo conhecimento prévio, portanto, se você acabou de começar no jogo e ainda está em dúvida sobre por onde começar, veja este Guia para iniciantes, Dicionário do ESO e o Guia do Tanque para iniciantes para que tenha as informações necessárias, entenda os termos descritos e que consiga uma build básica capaz de todos os conteúdos que você enfrentará para completar essas builds descritas aqui. E se estiver em dúvida sobre o que é o bônus do equipamento ou o que a habilidade mostrada faz, simplesmente passe o mouse em cima, os itens marcados em azul mostrarão os efeitos, para mais detalhes clique no item.
Para completar estas builds serão importantes algumas DLCs, e estas serão faladas juntamente com o equipamento mostrado, é claro que nem todas as combinações precisarão das DLCs, e você pode conseguir os itens conforme sua capacidade/necessidade.
Parte Básica
Melhores raças para a build na ordem:
- Imperial (melhor raça atualmente)
- Redguard
- Nord (somente para Dragonknight)
Imperial está liderando como a melhor raça para Tanques atualmente, isso graças as suas reduções de 6% de custo de tudo, seguido pelo Redguard que está recuperando muita stamina, mesmo bloqueando, e logo o Nord que é mais recomendado para Dragonknights. Há outras raças que são menos efetivas mas ainda sim conseguem se desempenhar bem, você as encontrará neste guia: Combinações Raças/Classes
(A aliança escolhida não faz a mínima diferença no PVE)
Atributos: 64 Health
Esses números podem variar de acordo com a escolha do jogador, pois tudo dependerá da sua raça e encantamentos do set, o ideal é ficar com os seguintes valores:
- 40mil de Health
- 15mil de Magicka em Necromantes é desejável 20k
- 18mil de Stamina em Necromantes é desejável 21k
Mundus Stone: The Atronach, The Lord ou The Steed
Como regra geral a mundus padrão é The Atronach, mas você também poderá usar The Lord caso utilize a habilidade “Balance” da Mages Guild para converter recursos e esteja confortável de sustento de magicka, ou até mesmo The Steed em alguns conteúdo para ter maior mobilidade com seu Tanque.
Skill points necessários:
- Mínimo: Cerca de 90 Skill points
- Completa: 140+ Skill points
Com o básico você já terá o mínimo necessário para aproveitar das maiores vantagens da build, após isso toda skill nova que você upar é lucro e te dará maior versatilidade.
Neste update, como os tanques estão alcançando valores altos de Saúde somente com os CPs, a comida mudou. A comida a seguir é de extrema importância e deve sempre ser utilizada, outras versões que fazem o mesmo efeito também são bem vindas:
O novo sistema de CP trouxe algumas vantagens grandes para os Tanques em questão de versatilidade e aqui traremos vários marcos de CP e a explicação de cada um de acordo com o nível que você está em sua progressão.
A árvore de Craft não será falada neste guia, pois sua importância é praticamente insignificante para o desempenho de um tanque.
No nível de 600 CP é o marco de quando você deixará de ser um jogador novato para começar a experimentar uma profundidade maior com seu Tanque, já poderá pegar algumas passivas importantes e poderá começar a correr atrás de builds mais fortes.
Warfare
10 Tireless Discipline
↓
10 Quick Recovery
↓
40 Hardy, 40 Preparation, 40 Elemental Aegis
↓
10 Duelist’s Rebuff, 10 Enduring Resolve, 10 Unassailable
↓
30 Bulwark
Fitness
- 30 Boundless Vitality
- 10 Ironclad
- 50 Rejuvenation
- 10 Tireless Guardian → 45 Fortification
- 15 Tumbling → 40 Expert Evasion
Warfare
10 Tireless Discipline
↓
10 Quick Recovery
↓
40 Hardy, 40 Preparation, 40 Elemental Aegis
↓
30 Duelist’s Rebuff , 27 Enduring Resolve, 20 Unassailable
↓
50 Bulwark
Fitness
- 50 Boundless Vitality
- 46 Ironclad
- 50 Rejuvenation
- 10 Tireless Guardian → 45 Fortification
- 15 Tumbling → 50 Expert Evasion
Warfare
10 Tireless Discipline
↓
10 Quick Recovery
↓
40 Hardy, 40 Preparation, 40 Elemental Aegis
↓
50 Duelist’s Rebuff , 50 Enduring Resolve , 43 Unassailable
↓
50 Bulwark
Fitness
50 Boundless Vitality
50 Ironclad (Slottable)
50 Rejuvenation
10 Tireless Guardian → 45 Fortification
13 Defiance ← 15 Tumbling → 50 Expert Evasion
↓
10 Mystic Tenacity → 40 Hero’s Vigor
Warfare
Neste ponto os novos CPs azuis já não farão a mínima diferença e você poderá colocar onde desejar.
10 Piercing → 13 Battle Mastery
↑
40 Eldritch Insight, 40 Tireless Discipline
↓
10 Quick Recovery
↓
40 Hardy, 40 Preparation, 40 Elemental Aegis
↓
50 Duelist’s Rebuff , 50 Enduring Resolve , 50 Unassailable
↓
50 Bulwark
Fitness
50 Boundless Vitality
50 Ironclad
50 Rejuvenation
40 Tireless Guardian → 45 Fortification
40 Defiance ← 18 Tumbling → 50 Expert Evasion
↓
50 Mystic Tenacity → 40 Hero’s Vigor
Do 1300 ao 2100 a progressão é lógica e basta você seguir o padrão mostrado aqui e ficará tudo certo, este é considerado o CP máximo, pois nele há tudo que o Tanque precisa totalmente maximizado. Após este nível coloque os pontos onde desejar, pois não fará diferença para a função.
Warfare
40 Precision
20 War Mage← 40 Flawless Ritual ← 40 Piercing → 40 Battle Mastery → 40 Mighty
↑
40 Blessed ← 40 Eldritch Insight, 40 Tireless Discipline
↓
40 Quick Recovery
↓
40 Hardy, 40 Preparation, 40 Elemental Aegis
↓
50 Duelist’s Rebuff , 50 Enduring Resolve, 50 Unassailable
↓
50 Bulwark
Fitness
Boundless Vitality
50 Ironclad
50 Rejuvenation
40 Bashing Brutality ← 45 Savage Defences, 15 Nimble Protector ← 40 Tireless Guardian → 45 Fortification
40 Defiance ← 45 Tumbling → 50 Expert Evasion
↓
50 Mystic Tenacity → 40 Hero’s Vigor → 50 Strategic Reserve
40 Sprinter → 32 Hasty
Sets
Aqui estarei mostrando os conjuntos de armadura (sets) recomendados, há várias combinações possíveis de se fazer e isso varia de acordo com seu objetivo.
Abaixo segue a tabela detalhada e os Conjuntos são descritos logo abaixo com suas respectivas combinações:
Peça | Tipo | Conjunto | Trait | Glifo |
Cabeça | Medium | Monster Set | Infused | Tri Stats (Magicka + Stamina + Health) |
Ombro | Light | Monster Set | Sturdy | Health |
Peito | Heavy | Set 1 | Infused | Tri Stats (Magicka + Stamina + Health) |
Calça | Heavy | Set 1 | Infused | Tri Stats (Magicka + Stamina + Health) |
Luva | Heavy | Set 1 | Sturdy | Health |
Cinto | Heavy | Set 1 | Sturdy | Health |
Bota | Heavy | Set 1 | Sturdy | Health |
Colar | – | Set 2 | Infused | Magicka Recovery |
Anel 1 | – | Set 2 | Infused | Bracing |
Anel 2 | – | Set 2 | Infused | Bracing |
Arma Primária | 1H (qualquer) | Set 2 | Powered ou Infused | Absorb Magicka |
Escudo | – | Set 2 | Sturdy | Tri Stats (Magicka + Stamina + Health) |
Arma Secundária | Ice Staff | Set 2 | Infused | Crushing |
Melhor combinação (Utilizada na maioria dos conteúdos):
- Monster Set – Engine Guardian ou Bloodspawn
- Set 1 – Perfected Claw of Yolnahkriin
- Set 2 – Arkasis’s Genius
Combinação Alternativa:
Perceba que você precisará utilizar a habilidade Echoing Vigor para ativar o efeito do Set 2.
- Monster Set – Engine Guardian ou Bloodspawn
- Set 1 – Perfected Claw of Yolnahkriin
- Set 2 – Powerful Assault
Combinação para quando tiver com + de 4 DPS Stamina no grupo:
- Monster Set – Engine Guardian ou Bloodspawn
- Set 1 – Ebon Armory
- Set 2 – Hircine’s Veneer
Combinação p/ “Trash Fight”:
Esta combinação é boa para quando estiver nas lutas contra vários monstros antes de chegar nos chefes principais.
- Monster Set – Engine Guardian ou Bloodspawn
- Set 1 – Dragon’s Defilement
- Set 2 – Hircine’s Veneer ou Worm’s Raiment (varie de acordo com a maioria do grupo)
Peça | Tipo | Conjunto | Trait | Glifo |
Cabeça | Medium | Monster Set | Infused | Tri Stats (Magicka + Stamina + Health) |
Ombro | Light | Monster Set | Sturdy | Health |
Peito | Heavy | Set 1 | Infused | Tri Stats (Magicka + Stamina + Health) |
Calça | Heavy | Set 1 | Infused | Tri Stats (Magicka + Stamina + Health) |
Luva | Heavy | Set 1 | Sturdy | Health |
Cinto | Heavy | Set 1 | Sturdy | Health |
Bota | Heavy | Set 1 | Sturdy | Health |
Colar | – | Set 2 | Infused | Magicka Recovery |
Anel 1 | – | Set 2 | Infused | Magicka Recovery |
Anel 2 | – | Set 2 | Infused | Magicka Recovery |
Arma Primária | 1H (qualquer) | Set 2 | Powered ou Infused | Absorb Magicka |
Escudo | – | Set 2 | Sturdy | Tri Stats (Magicka + Stamina + Health) |
Arma Secundária | Ice Staff | Set 2 | Infused | Crushing |
Melhor combinação (Utilizada na maioria dos conteúdos):
- Monster Set – Engine Guardian
- Set 1 – Perfected Claw of Yolnahkriin
- Set 2 – Arkasis’s Genius
Combinação para quando tiver com + de 4 DPS Stamina no grupo:
- Monster Set – Engine Guardian
- Set 1 – Ebon Armory
- Set 2 – Hircine’s Veneer
Combinação p/ “Trash Fight”:
Esta combinação é boa para quando estiver nas lutas contra vários monstros antes de chegar nos chefes principais.
- Monster Set – Engine Guardian
- Set 1 – Dragon’s Defilement
- Set 2 – Hircine’s Veneer ou Worm’s Raiment (varie de acordo com a maioria do grupo)
Apesar das melhores combinações terem sidos mostradas acima, aqui vai uma lista de TODOS os equipamentos que os Tanques devem ter guardado para uso oportuno em diversos conteúdos de sua jornada, variando conforme necessidade do grupo.
Para todas as classes:
Monster Set:
- Earthgore (DLC)
- Encratis’s Behemoth (DLC)
- Sentinel of Rkugamz
- Lady Thorn (DLC)
- Bloodspawn
- Enguine Guardian
Set 1:
- Perfected Claw of Yolnahkriin (DLC)
- Perfected Aegis of Galenwe (DLC)
- Dragon’s Defilement (DLC)
- Ebon Armory
Set 2:
- The Worm’s Raiment
- Hircine’s Veneer
- Powerful Assault
- Vestments of Olorime (DLC)
- Arkasis’s Genius (DLC)
- Way of Martial Knowledge
Somente para Dragonknight:
Set 1:
Set 2:
Barra de Skills
As barras de habilidades dos Tanques variam de acordo com o conteúdo que ele faz e isso vai muito do gosto pessoal também, aqui mostrarei duas barras usuais na maioria das situações, mas elas podem e devem ser ajustadas de acordo com o gosto do usuário.
- Pierce Armor irá atrair a atenção dos inimigos e reduzir sua armadura
- Heroic Slash irá aumentar sua geração de Ultimate e sofrer menos dano do inimigo
- Fragmented Shield irá aumentar a sua cura recebida e também a do grupo, além de aumentar em 10% o Weapon Damage de todos
- Balance irá converter Saúde em Magicka, além de bufar sua armadura
- Inner Rage irá fazer com que inimigos distantes foquem em você
- Elemental Blockade irá aplicar os debuffs do seu Cajado de Gelo (Minor Brittle e Crushing)
- Chocking Talons irá controlar grupos
- Stone Giant deve ser usada SEMPRE para aumentar o dano que os inimigos recebem
- Magma Shell irá te salvar em situações de dano alto, ou quando o Curandeiro do time morrer e precisar ser ressuscitado
- Pierce Armor irá atrair a atenção dos inimigos e reduzir sua armadura
- Heroic Slash irá aumentar sua geração de Ultimate e sofrer menos dano do inimigo
- Shimering Shield irá fazer você resistir à danos distantes e aumentar a regeneração de Ultimate
- Polar Wind é sua fonte de cura principal, o outro morph também é bom
- Inner Rage irá fazer com que inimigos distantes foquem em você
- Enchoing Vigor serve para bufar todo seu time com Minor Toughness do Warden
- Elemental Blockade irá aplicar os debuffs do seu Cajado de Gelo (Minor Brittle e Crushing)
- Fetcher Infection faz com que os inimigos sofram mais dano
- Feral Guardian na barra serve apenas para dar os bônus das passivas
- Inner Rage irá atrair a atenção dos inimigos
- Agony Totem irá fazer com que os inimigos sofram mais dano, além de de ser um controle de grupo
- Unnerving Boneyard irá fazer com que todos os inimigos na área sofram mais dano
- Hungry Scythe é a sua habilidade de cura
- Elemental Blockade irá aplicar os debuffs do seu Cajado de Gelo (Minor Brittle e Crushing)
- Becoking Armor irá puxar os inimigos distantes, além de aumentar sua armadura
- Empowering Grasp faz os inimigos causarem menos dano e seus aliados mais dano, além de controlar grupos
- Silver Leash utilize apenas quando precisa puxar um inimigo distante com urgência
- Spirit Guardian mantenha sempre ativo para sofrer menos dano
O Necromante gasta MUITA magicka, pois praticamente todas as suas habilidades são focadas neste recurso (e são caras), por isso suas joias são focadas em regenerar este atributo, utilize também a Mundus Atronach e se ainda sim sofrer dificuldades tente substituir o Becoking Armor por Balance.
Guia produzido com a ajuda de @Alafynhow da One & Two Strong
Sobre o Autor
Mestre Frooke é o dono do site e líder do projeto ESOBR. Amante da saga The Elder Scrolls e grande conhecedor do Lore, possuindo uma longa jornada em MMOs como WoW, Tibia, Diablo, entre outros. Está sempre ativo criando Builds e Guias de tudo relacionado ao ESO! Especialista na maioria das classes, especialmente em Nightblade e fã de uma boa luta. Atua como programador e é ex músico profissional.
Olá! Nesse guia não tem templar. Essa classe não serve pra tank?
é a classe mais fraca e com menos benefícios para tank