BUILD-PvE – Iniciante – Tanque

Sumário

Esse é um Guia da role de tanque para as classes mais viáveis do jogo na função. Este guia não irá focar em evoluir o personagem, ele irá partir da ideia de um personagem já evoluído (CP160+).

O Tanque é uma role específica do jogo que permite ao jogador aguentar dano com mais facilidade, enquanto mantém a atenção dos monstros em si, mantendo a si mesmo e o time vivos.

  • Veja as melhores raças para essa role aqui

Porque não evoluir de Tanque?

Evoluir como um tanque, definitivamente não vale a pena! É possível sim, e muitos já fizeram, porém, se esse for seu primeiro personagem, certamente você terá dificuldades para matar os inimigos, tornando o processo de evolução e ‘grind’ muito lento. Por isso, o recomendado é utilizar as builds Iniciantes Magicka ou Stamina, optando por evoluir cajado de destruição e Espada e Escudo.

Por que o Dragonknight é o favorito dos Tanques?

O Dragonknight é o favorito dos tanques, por possuir uma facilidade grande de encher seus recursos sempre que solta uma habilidade Ultimate, além de possuir um kit de classe bem completo e uma habilidade única, conhecida como ‘Stone Giant’, capaz de aumentar o dano que o inimigo recebe, sendo muito útil em otimização de grupos.

O Necromante, apesar de não possuir tanta facilidade em gerenciar recursos como o Dragonknight, ele possui muitos buffs e debuffs que auxiliam em muito o time, mais do que qualquer outra classe no jogo.

Já o Warden brilha quando não há outro no time, e este por sua vez consegue cumprir um papel importante possuindo quase o mesmo conforto de se jogar com um Dragonknight.

O que é necessário para ser um bom Tanque?

  • Bom gerenciamento de recursos
  • Bom controle do tempo da atenção dos inimigos em si (“aggro”)
  • Ser utilitário (aumentar o dano que seu time causa nas lutas através de sets e habilidades corretos)
  • Conhecer as mecânicas das lutas para bloquear no momento correto

Comida e Pedra Mundus

É necessário que você utilize a comida descrita aqui, existem outras comidas similares (com o mesmo efeito), só que com nomes diferentes, todas podem ser adquiridas dos Vendedores de Guilda (Guild Traders) do jogo, lista aqui.

  • Xaréu Massudo com Molho de Melão (Longfin Pasty with Melon Sauce)
    • Essa comida irá te conceder os três recursos do jogo, muito necessário aos tanques
    • Existe comidas similares com o mesmo efeito, conforme explicado acima

  • O Atronaca (The Atronach)

Utilize essa Pedra Mundus (Mundus Stone), que pode ter seu bônus adquirido ao interagir com a pedra nessas localizações, ela te dará muita recuperação de mágicka para acessar essas regiões realize uma viagem rápida até algum jogador aliado (na lista de amigos ou guildas). Obs: No geral, tanques não utilizam regeneração de vigor alta, pois quando você bloqueia sua regeneração é zerada.


Equipamentos

Existe uma gama gigantesca de equipamentos necessários aos tanques do jogo, porém aqui será dado uma combinação iniciante mais fácil de conseguir:

A combinação é a mais fácil de conseguir do jogo, pode ter as partes do corpo fabricadas em estações no jogo, enquanto a outra vem em recompensas básicas de PvP e podem ser compradas por preço de banana em Lojas de Guilda. É uma combinação balanceada, usual na maioria das situações e conteúdos.

Em seguida o Conjunto Monstro:

  • Prole de Sangue (Bloodspawn) – Concede Resistência e uma grande geração de Ultimate

Para conseguir o Conjunto Monstro “Monster Set”, você deve fazer a masmorra Spindleclutch II, além das diárias da “Undaunted Pledge” no modo Veterano, a princípio você pode usar ombro e cabeça do Conjunto Fabricado “Death Wind” até que consiga estes.

Abaixo a tabela padrão que pode ser aplicada à combinação citada acima:

PEÇATIPOCONJUNTOTRAÇOGLIFO
CabeçaPesadoBloodspawn ou Death WindMaciço (Sturdy) Três Recursos
OmbroPesadoBloodspawn ou Death WindMaciço (Sturdy)Max Saúde
PeitoPesadoBattalion DefenderMaciço (Sturdy)Três Recursos
CalçaPesadoBattalion DefenderMaciço (Sturdy)Três Recursos
LuvasMédio ou PesadoTorug’s PactMaciço (Sturdy)Max Saúde
BotasPesadoTorug’s PactMaciço (Sturdy)Max Saúde
CintoLeve ou PesadoTorug’s PactMaciço (Sturdy)Max Saúde
Arma PrimáriaArma e EscudoTorug’s PactInfundido (Infused) (ambos)Esmagador (Crushing)
Max Saúde
Segunda ArmaCajado de GeloTorug’s PactInfundido (Infused)Esmagador (Crushing)

 

Joias

 

 

Battalion Defender

 

Veja abaixo

1 Recuperação Mágicka e 2 Bracing (para DK e Warden)

3 Recuperação Mágicka (para Necromante)

IMPORTANTE: Os encantamentos podem variar de acordo com a quantidade de seus atributos e sua raça, alguns tanques usam encantamentos de Três Recursos em todo o conjunto, o ideal é ficar com valores próximos ao seguintes:

  • Pelo menos 40mil de Saúde
  • 15mil de Mágicka
  • 18~20mil de Vigor

Para chegar nesses valores, você pode ajustar seus atributos e encantamentos de acordo com sua raça.
Lembre-se: Você precisa ter mais vigor do que mágicka, pois o seu recurso recuperado através de sinergias deve ser sempre o vigor, necessário na mitigação do bloqueio com escudo.

Quais Traço utilizar nas Joias?

Essa resposta irá depender se você possui o capítulo do Summerset, se não possui é claro que ficará dependendo dos traços básicos do jogo, como Robusto e Saudável. Caso você possua o capítulo, a ideia muda de figura, o ideal é que você utilize uma das combinações abaixo:

Melhor na maioria das situações (para Dragonknight e Warden):

  • 1 Infundido – Recuperação Mágicka
  • 2 Triuno – Bracing

Melhor na maioria das situações (para Necromante):

  • 3 Infundido – Recuperação Mágicka

Por que utilizar o Cajado de Gelo?

Esse cajado possui diversas funcionalidades em diversos momentos, como:

  1. A utilização de “Bloqueio Elemental” que consegue manter um tempo ativo eficaz do encantamento, que quando aplicado junto ao encantamento da barra principal, concede 100% de aproveitamento nas lutas, em Trials ou masmorras.
  2. Utilização da habilidade de Sorvedouro Elemental “Elemental Drain”, quando o time não possuir um curandeiro, aumentando o sustento de mágicka dos causadores de dano em masmorras.
  3. Utilização do Choque Esmagador “Crushing Shock” para interromper a mecânica de chefes distantes em diversas lutas de masmorra.

Habilidades

Na maioria dos casos os tanques devem possuir um conjunto de habilidades que permita exercer funções específicas, como atrair a atenção dos inimigos, remover resistência deles, controlar grupos, entre outras que serão listadas a seguir para todas as classes:

  (Pierce Armor) – Além de manter o foco do inimigo em você por um determinado tempo, remove resistência do inimigo
  (Inner Rage) – Eficiente para atrair inimigos distantes, ou usar quando estiver sem Vigor

 (Silver Leash) – Usada por qualquer classe para puxar inimigos distantes
Cav. Dracônico:
 (Unrelenting Grip) – Habilidade de baixo custo, usada para puxar inimigos distantes
Necromante:
(Beckoning Armor) – Buff passivo que puxa inimigos distantes que atacam o jogador
Warden:
(Frozen Device) – Puxa os inimigos até a sua posição

 (Heroic Slash) – Usada para aplicar Corrupção Menor, reduzindo o dano que os inimigos causam em 15%
 (Elemental Blockade) – Aplica lentidão nos inimigos, com chance de aplicar de causar o efeito de Congelamento
 (Elemental Drain) – Reduz a resistência mágica do inimigo, provê recuperação de mágicka para seu grupo
Cav. Dracônico:
 (Stone Giant) – Aumenta todo o dano de fogo que o inimigo recebe em 10%, aumentando em muito o dano das classes mágickas do seu time
Necromante:
  (Agony Totem) – Além do controle de grupo, esta habilidade causa “Minor Vulnerability” fazendo com que os inimigos dentro da área sofram mais dano
(Frozen Colossus) – Causa Major Vulnerability nos inimigos, fazendo com que sofram mais dano
Warden:
 (Fetcher Infection) – Faz os inimigos sofrerem um pouco a mais de dano

Todos:
 (Time Freeze) – Causa lentidão e congela um grupo de inimigos por um curto período de tempo
Cav. Dracônico:
 (Choking Talons) – Prende os inimigos em torno do tanque e aplica Corrupção Menor, reduzindo o dano que os inimigos causam em 15%
Necromante:
 (Empowering Grasp) – Prende os inimigos a frente do tanque, além de atordoar e reduzir o dano que eles causam
Warden:
(Gripping Shards) – Prende os inimigos no chão.

Todos:
 (Aggressive Warhorn) – Aumenta os atributos de todos seus aliados na área de lançamento
Cav. Dracônico:
(Igneous Weapons) – Concede aumento de Dano de Arma e de Feitiço ao seu grupo, poupando a necessidade de poções cara em muitos momentos
Warden: (Passiva Minor Toughness)

 (Absorb Magicka) – Reduz o custo de bloqueio e aumenta a mitigação, além de curar um pouco o lançador
Cav. Dracônico:
 (Hardened Armor) – Aumenta a armadura do tanque, e provê um pequeno escudo de absorção (não é necessária se você usar Balance)
Necromante:
(Spirit Guardian) – Reduz o dano que o Tanque sofre em 10%.
Warden:
(Ice Fortress) – Bufa a defesa do Tanque
(Shimmering Shield) – Provê resistência à danos distantes

Todos:
 (Balance ou Spell Symmetry) – Troca saúde por magicka
 (Energy Orb) – Recupera recursos de outros membros do time
 (Deep Thoughts) – Restaura todos os recursos do lançador
Necromante:
(Expunge and Modify) – Restaura Magicka e Stamina ao custo de um pouco de Saúde
Warden:
(Bull Netch) – Restaura Stamina ao longo do tempo

Todos:
 (Replenishing Barrier) – Protege todo o time e recupera recursos
 (Sanguine Altar ou Overflowing Altar) – Concede uma ótima sinergia de cura ao time, eficiente em grupos sem curandeiros
Cav. Dracônico:
 (Green Dragon Blood) – Cura o tanque
Necromante:
(Hungry Scythe) – Cura baseado na quantidade de inimigos atingidos
(Mortal Coil) – Cura forte ao longo do tempo
Warden
:
(Polar Wind) – Cura o tanque

Todos:
 (Shield Discipline) – Bloqueia todos os golpes, eficiente quando se precisa recuperar recursos
 (Crushing Shock) – Eficiente para interromper inimigos distantes
 (Efficient Purge) – Utilizado em muitas lutas para remover efeitos nocivos
 (Bone Surge) – Um escudo a mais para o tanque e o time
 (Elusive Mist) – Utilizado para se movimentar e sobreviver em diversas mecânicas do jogo
Cav. Dracônico:
 (Magma Shell) – Utilizado para sobreviver em lutas quando é foco de danos massivos
 (Igneous Shields) – Provê um aumento de cura e sobrevivência do tanque e do time
Necromante:
(Ravenous Goliath) – Utilizado para sobreviver em lutas quando é foco de danos massivos    
(Renewing Animation) – Utilizado para ressuscitar vários jogadores do time ao mesmo tempo

Como regra geral, pegue todas as habilidades passivas:

  • Classe
  • Raça
  • Armadura Pesada
  • Espada e Escudo
  • Cajado de Destruição – Tri Focus, Elemental Focus e Ancient Knowledge
  • Destemidos (Undaunted)

Exemplos de barras usuais

Vários exemplos de barras que podem ser usadas nos mais diversos conteúdos do jogo, e claro podem ser modificadas conforme gosto do tanque.

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Considerações

  • Caso você utilize a habilidade do ‘Balance’ ou ‘Spell Symmetry’ para voltar recursos, você poderá trocar sua Pedra Mundus de The Atronach por The Lady ou The Lord , porém só faça isso se você confia muito no seu curandeiro, já que sua cura é reduzida quando utiliza a habilidade.
  • As barras são variáveis, sendo modificadas conforme preferência e necessidade do jogador.

Mecânicas para um bom gerenciamento de recursos

Para se ter um bom gerenciamento de recursos no tanque, é necessário utilizar as habilidades nos momentos certos, isso inclui:

  • Manter os buffs de regeneração de recursos sempre ativos.
  • Utilizar as habilidades de ‘taunt’ (atrair atenção dos inimigos) apenas quando estiverem próximas de terminar
  • Puxar apenas inimigos que atacam a distância
  • Bloquear apenas quando necessário, e para isso é necessário conhecer as mecânicas da luta
  • Caso você esteja inseguro e mantenha o bloqueio ativo por muito tempo, tenha certeza de enxergar brechas na luta quem permitem você dar um Ataque Pesado
  • Abuse dos Ataques Pesados nos momentos certos, apesar de habilidades de classe voltarem um pouco de recurso,  certamente você precisará deles em algum momento

Pontos de Campeão

No geral os tanques devem focar em maximar a cura realizada e recebida, focar em redução de bloqueio e esquiva, além da recuperação de recursos, uma boa combinação é a seguinte:

Addons usuais

Existem muitos addons usuais para tanques, você poderá utilizar a função de cada um que mais gostar, ou utilizar apenas um deles, caso opte por utilizar todos, lembre-se de configurar para não haver conflitos ou muita poluição visual, os addons são os seguintes:

  • Um muito utilizado que deve ser configurado da forma correta para mostrar os ‘debuffs’ e o tempo de ‘taunt’ dos inimigos é o Srendarr, cujo exemplo de como configurar pode ser visto aqui
  • Outro addon muito comum para ver os ‘debuffs’ ativos nos chefes é o RaidBuffs
  • Com uma proposta um pouco diferente o TauntCheck mostra o ‘taunt’ com um display mais agradável
  • Outra alternativa para o ‘taunt’ muito famosa é o Untaunted

Poção

A poção largamente utilizada por tanques é a de Vigor, Mágicka e Saúde

  • Bugloss, Columbie, Dragonthorn
  • Bugloss, Columbine e Mountain Flower
  • Columbine, Lady’s Smock e Mountain Flower
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