Esse é um guia informativo para você que está interessado em adquirir o jogo e começar sua jornada, nele você encontrará informações sobre como o jogo funciona, raças e classes, a tradução que está sendo feita pela comunidade, as melhores versões do jogo para se comprar, que diferença faz os capítulos e DLCs, além de todo o passo-a-passo no início da jornada.
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Parte 1 – Qual versão do ESO devo comprar?
O jogo é vendido em diversas lojas e em diversas versões diferentes, diversas vezes causando confusão sobre o conteúdo de cada versão, portanto, nessa parte do guia, indicarei as melhores versões para se começar o jogo, focando em ter o jogo e as principais DLCs. As versões exibidas aqui serão as que estão disponíveis pela Steam, mas, é importante lembrar que existem versões do jogo que não dependem da Steam para se jogar e podem ser encontradas em outras lojas, verifique o conteúdo do pacote e a confiabilidade da loja antes de comprar seu jogo para não ter dor de cabeça.
The Elder Scrolls Online Standard Edition – “Includes The Elder Scrolls Online base game and The Morrowind Chapter”
Essa é a edição mais barata do jogo, comprando ela você receberá o jogo base e o chapter Morrowind. Se você comprou essa edição você começará seu jogo no mapa de Vvardenfell do Chapter Morrowind, independente de suas escolhas iniciais.
Preço normal: R$ 61,50 (Steam)
Última promoção: R$24.60 / 60% de desconto em abril de 2021
The Elder Scrolls Online Collection: Blackwood – “Inclui o jogo base The Elder Scrolls Online e os Capítulos Blackwood, Greymoor, Elsweyr, Summerset e Morrowind”
Essa é a versão para quem quer gastar mais para ter um jogo mais completo, essa edição vem com o capítulo mais recente, Blackwood e os outros capítulos lançados anteriormente: Greymoor, Elsweyr, Summerset e Morrowind
Preço normal: R$ 249,95 (Steam)
Última promoção: Essa versão foi lançada recentemente ainda não houveram grandes promoções.
A versão upgrade não conta com os capítulos Greymoor, Elsweyr, Summerset e Morrowind, e só é indicada para quem já adquiriu estes anteriormente.
The Elder Scrolls Online – Blackwood Upgrade – Todas as edições “upgrade” vem apenas com um chapter, inclusive a edição mais cara chamada de Collector’s Edition Upgrade que só trás cosméticos extras, se você deseja receber junto todas as DLCs a melhor alternativa é adquirir a versão premium mostrada na aba acima.
Preço normal: R$ 214,90 (Steam)
Essa edição é recomendada apenas no caso de você já ter o jogo base e já ter adquirido todos os outros capítulos, essa versão é mais barata que a anterior mas vem com muito menos conteúdo. Nenhuma edição “Upgrade” vem com antigos capítulos nem com o jogo base.
Se você já comprou o jogo base e não quer comprar os novos capítulos com Crowns (que muitas vezes acaba saindo mais caro), você terá que comprar ele novamente em uma das versões premium para receber todos esses capítulos antigos. É meio confuso ter que comprar o jogo base duas vezes mas infelizmente é a única forma, a Zenimax não criou nenhum outro pacote para resolver isso, portanto, como já dito antes: As edições upgrade não contam com todos os capítulos, apenas o último, só vale mesmo a pena se você já tem os antigos capítulos e só quer o último.
Tradução
O ESO não possui uma tradução oficial para Português, porém, há uma tradução que está sendo feita pela comunidade e se você não possui muito conhecimento de inglês, é muito recomendável que utilize a tradução logo de início. Infelizmente ela não está disponível nos consoles PS4, Xbox One e Google Stadia, pois se trata de um Addon, onde apenas PC e Mac possuem suporte. Um guia completo de como instalar pode ser acessado usando este link: Baixe a Tradução (PT-BR) do Elder Scrolls Online
Capítulos e DLCs
Chapters ou Capítulos são maiores que DLCs, lançados anualmente e vendidos por dinheiro real até que um novo capítulo seja lançado, momento o qual o capítulo antigo passa a ser vendido por crowns ou em pacotes premium junto com o mais novo capítulo. Estes capítulos são normalmente os conteúdos que mais farão diferença no seu jogo devido à grande quantidade de conteúdo e as novas mecânicas, ou as vezes classes que com eles são adicionadas. Atualmente existem 4 capítulos, todos cheios de conteúdo, cada um com uma grande história, mapas, novos conteúdos em grupo e um destaque especial. Os maiores destaques dos são:
- Se passa na famosa ilha de Vvardenfell, casa dos Elfos Negros, possuindo uma trama que envolve as diversas Casas e o Tribunal vivo.
- Adicionado uma classe nova: Warden, excelente classe de suporte e capaz de causar grande dano.
- Se passa na ilha de Summerset, casa dos Alto Elfos, conta a história da Ordem Psijic e uma trama envolvendo Sloads marinhos.
- Nova profissão: Joalheria, com ela você consegue criar jóias com diversos novos atributos.
- Nova guilda e árvore de habilidades: Psijic Order com excelentes habilidades que se encaixam em todas as builds.
- Se passa nas terras quentes de Elsweyr, casa dos Khajiit, conta histórias envolvendo dragões, a realeza e necromantes Imperiais.
- Adicionado uma classe nova: Necromancer, uma das classes mais usadas no jogo devido a sua versatilidade, suporte e poder.
- Se passa na região oeste de Skyrim, e em grande parte em Blackreach, conta histórias de criaturas sobrenaturais que buscam exercer dominação sobre os vivos.
- Nova árvore de habilidades: Escavação, com ela você pode encontrar tesouros de todos os tipos, desde móveis para sua casa, até itens míticos e uma montaria.
Quando um novo capítulo é lançado, o anterior e as classes lançadas anteriormente passam a ser vendidos como DLCs, na chamada “Crown Store”. Assim como as outras DLCs do jogo, é possível comprar com Gold (Ouro) de outros jogadores, no próximo tópico falaremos mais disso.
DLCs ou ESO Plus?
As DLCs contém diversos conteúdos diferentes, desde o mais comum que são as dungeons até novos mapas, arenas e trials (semelhante a dungeons mas com 12 jogadores e um desafio maior) essas DLCs podem ser compradas através de Crowns ou trocando por Gold com outros players. “Mas o que são Crowns?” Crown é a moeda premium do jogo e pode ser adquirida pela Steam (ou outras lojas) e, caso você seja um assinante ESO Plus você recebe 1650 crowns a cada mês que você tenha assinado, a quantia de Crown ganha por ser ESO Plus é maior do que a quantia de Crown que você compra diretamente, portanto se você quer um pouco de Crown, considere assinar uns meses de ESO Plus.
Muitos jogadores se perguntam sobre as DLCs do jogo, se elas realmente fazem diferença na jornada e quais devem ser compradas, a resposta é: – Depende! É possível jogar The Elder Scrolls Online e se divertir muito sem as DLCs, porém alguns equipamentos para combinações específicas do jogo só são encontrados em algumas delas. Mas não se preocupe, o jogo base é muito rico, e muitas das combinações e builds do jogo não utilizam os equipamentos de DLC, e eles também não te deixarão mais fortes do outros jogadores, o ESO possui mais de 400 conjuntos de equipamentos diferentes, é possível explorar diversas combinações sem possuir nenhuma DLC.
“Devo assinar esse ESO Plus ou comprar DLCs logo no início do jogo?”
A resposta é simples: – Não! Não vale a pena começar com vários conteúdos adicionais se você ainda não tem certeza do jogo e não aproveitou tudo que o jogo base tem a oferecer. Só adquira as DLCs que possuam equipamentos ou conteúdos que você tiver certeza de que irá usar.
“É possível adquirir DLCs com Gold dentro do jogo?”
Sim! E apesar disto ser feito em um sistema de trocas entre jogadores, é algo permitido pela empresa. Para tal a maioria dos jogadores utilizam o Discord do TCE que é um local onde os administradores oferecem garantias de recebimento do conteúdo que é enviado ao jogador através de um presente da Loja de Crowns dentro do jogo, perceba que a empresa não tem responsabilidade nestas transações e o discord possui regras e instruções próprias. Instruções podem ser acessadas na aba “Exchange” em “how-to-buy” porém estas se encontram em inglês.
SUGESTÕES DE COMPRA: Upgrades de Conta
Este pacote que vem com vários colecionáveis para sua conta, possui como maior benefício a possibilidade de poder criar qualquer Raça em qualquer Aliança. Pode ser adquirido na Loja de Crown dentro do jogo, através das moedas pagas de Crown, ou comprando com Ouro do próprio jogo de outros jogadores.
Tome cuidado para não confundir este pacote com a DLC Imperial City. Este pacote te dá a possibilidade de criar personagens com a raça Imperial. Pode ser adquirido na Loja de Crown dentro do jogo, através das moedas pagas de Crown, ou comprando com Ouro do próprio jogo de outros jogadores.
Escolha de Servidor NA ou EU para o ESO?
Muitos jogadores ao iniciar a jornada acabam fazendo certa confusão nesta escolha, então segue a regra:
- NA – Servidor Norte Americano, onde se encontra mais de 90% da comunidade brasileira do ESO, devido a uma menor latência para o servidor.
- EU – Servidor Europeu, preferência de quem mora em Portugal, ou que passa parte do tempo na Europa. Possui maior latência para quem está no Brasil.
Parte 2 – As raças e classes do ESO
No ESO o conceito de Classe é algo relativo, pois cada classe pode assumir qualquer função do jogo, como Tanque, Suporte ou Dano, porém algumas se destacam melhor em algumas funções, e tudo irá depender da forma com que você investe seu personagem, sendo:
- Stamina (Vigor): Seu personagem utilizará do próprio vigor para lançar suas habilidades principais, característico de Guerreiros, Ladinos e Arqueiros.
- Magicka: Seu personagem utilizará da essência que compõe o universo para lançar suas habilidades principais (também conhecido como “mana” em outros jogos), característico de Magos, Bruxos e Clérigos.
Combinações híbridas são possíveis de serem criadas, mas a maioria dessas combinações acabam sendo inferiores e inadequadas para conteúdos em grupo, se comparadas às classes focadas em apenas um atributo.
Veja a tabela para descobrir com que ROLE cada classe se encaixa melhor e quais são seus destaques:
Stamina – Consegue moldar o elemento da terra para criar barreiras de proteção e é capaz de lançar venenos dracônicos nos seus inimigos. Características:
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Magicka – Capaz de moldar o elemento da terra para criar barreiras de proteção e que utiliza do elemento do fogo para curar feridas e causar dano nos seus inimigos. Características:
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Stamina – Possui habilidades focadas em assassinato e magias de ilusão, desaparecendo sempre que desejar da vista dos inimigos. Características:
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Magicka – Possui habilidades capazes de drenar a vitalidade dos inimigos, consegue criar cópias de sombra de si mesmo e é capaz de desaparecer sempre que desejar da vista dos inimigos. Características:
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Stamina – Capaz de lançar habilidades de Lança Sagrada para causar dano aos inimigos e usar magias da luz para remover efeitos nocivos e ganhar bônus. Características:
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Magicka – Capaz de lançar habilidades da Luz para causar dano aos inimigos ou curar e dar bônus aos aliados Características:
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Stamina – Utiliza de habilidades de magia negra para aumentar o dano de suas armas físicas e confia nos poderes da tempestade para ganhar velocidade e resistência. Características:
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Magicka – Capaz de lançar habilidades de magia negra para atrapalhar os inimigos, invocar monstros como companheiros e utilizar habilidades de tempestade para causar um forte dano. Características:
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Stamina – Chama criaturas da natureza para ajudá-lo a causar dano e enfraquecer inimigos, enquanto usa magias de gelo para defender a si mesmo e a seus aliados. Características:
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Magicka – Utiliza de habilidades de Gelo e da Natureza para aumentar sua defesa e curar, ao mesmo tempo que chama criaturas e enxames para causar dano aos inimigos Características:
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Stamina – Convoca esqueletos que causam dano físico e doenças que enfraquecem os inimigos, ao mesmo tempo que consegue drenar a essência dos mortos para ganhar diversos bônus. Características:
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Magicka – Convoca esqueletos que causam dano explosivo e transforma o local de luta em um cemitério para ganhar bônus e causar penalidade nos inimigos. Consegue drenar a essência dos mortos para ganhar bônus e curas. Características:
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Caso ainda possua dúvidas na escolha da classe, este QUIZ DE CLASSES poderá te ajudar.
Escolha de Raça no ESO
O jogo te permite escolher entre um total de 10 raças, cada raça tendo suas próprias habilidades passivas que as tornam melhores em certas funções. Essa diferença entre as raças não é grande o suficiente para deixá-las inviáveis para sua jogatina, mas você pode perder até uns 10% de eficiência com uma combinação mal feita. Aqui segue uma lista das regras gerais, mas se você optar por fazer algo não aconselhável, como um Orc curandeiro, vai nessa, só fique atento que talvez você possa querer essa vantagem extra mais pra frente, quando estiver nos conteúdo avançados do jogo, e se esse for o caso você terá que gastar para mudar a raça do seu personagem. Você pode ver as combinações a seguir:
- ORC – Stamina Dano ou Tanque
- BRETON – Cura ou Magicka Dano
- REDGUARD – Stamina Dano ou Tanque
- HIGH ELF – Magicka Dano ou Cura
- KHAJIIT – Stamina Dano ou Magicka Dano
- WOOD ELF – Stamina Dano
- ARGONIANO – Cura ou Tanque
- NORD – Tanque
- DARK ELF – Stamina Dano ou Magicka Dano
- IMPERIAL – Tanque
Para você que quer saber mais sobre cada raça e entender a história de cada uma, segue abaixo referências das Histórias “Lore” de cada raça, para criar a que mais te agradar:
Daggerfall Covenant
Descendentes dos antigos elfos que foram amaldiçoados pelo deus Boethiah, se focaram nas artes da caça e da ferraria, resolvem tudo na base da força seguindo disputadas justas e extremamente honradas.
Originados da miscigenação de homens e elfos, estes exímios cosmopolitas são a raça de homens com mais afinidade à magia, somados à resiliência natural dos homens.
Descendentes dos Santos Espadachins habitantes do Deserto de Alikr, possuem grande reverência às suas tradições e resolvem a maioria das disputas em um duelo honrado.
Aldmeri Dominion
A raça mais alta do continente de Tamriel, exímios amantes e protecionistas de sua cultura, possuem longevidade e grande afinidade com magia.
Os homem-gato das terras quentes de Elsweyr, apesar de nem todos roubarem, são conhecidos como os maiores ladrões do continente e nascem com características físicas diversificadas de acordo com as estações da lua.
Antigos elfos que se adaptaram à vida na Floresta de Graht, seguindo os ensinamentos do deus Y’ffre e a lei do Pacto Verde de não-agressão à Floresta, que dá a eles um poder de extrema agilidade.
Ebonheart Pact
O povo lagarto habitante do Pântano Negro, exímios assassinos e xamãs que vivem em tribos isoladas, possuem habilidades natatórias aumentadas e resistência à diversas doenças.
Descendentes do continente de Atmora, uma raça de homens fortes e resistentes ao frio que adoram um bom hidromel e habitam as terras geladas de Skyrim
(vídeo em breve)
Habitantes da região de Morrowind governada pelos deuses vivos, elfos amaldiçoados de pele acinzentada que possuem afinidade com fogo.
A elite econômica e política de Tamriel, viventes da província de Cyrodiil, possuem um pouco da característica de cada raça de Tamriel.
Para ver qual raça combina mais com sua classe favorita dê uma olhada neste GUIA ESPECIALIZADO no assunto: Combinações Raça/Classe
Parte 3 – O Início da Jornada – Missão Tutorial
Assim que criar seu personagem você sairá no Tutorial do jogo, que nada mais é que uma missão que muda de acordo com o Chapter (Capítulo) que você possui, siga os passos da missão e ela te ensinará as mecânicas básicas do jogo. Se ficar em dúvida do que fazer, basta seguir o marcador de missão:
Alguns atalhos que podem te ajudar:
- Botão J – Abre o diário de missões e mostra o objetivo atual
- Botão M – Abre o mapa
- Botão I – Abre o inventário
- No console basta apertar o botão “SELECT” e escolher a opção desejada
DICA: Você também pode apertar J e M em sequência para abrir o diário e mostrar o objetivo atual da sua missão no mapa, após isso aperte F no local desejado para marcar o local e não o perder de vista. Utilize o Botão direto do mouse (RMB) ou os botões superiores do controle para afastar o mapa, ou mostrar a região fora do objetivo, caso ele esteja no interior de algum lugar.
Mecânicas Básicas do Jogo
Aqui irei explicar as mecânicas de combate mais importantes do jogo como o Ataque Leve, Pesado, Bloqueio, Contra-Ataque e Manobra Evasiva.
Ataques leves causam bastante dano e por isso devem ser muito utilizados, eles são usados ao clicar com o botão esquerdo do mouse. Além de tudo, eles ativam o encantamento da sua arma, com isso eles devem ser sempre utilizados intercalados com as habilidades.
O Ataque Pesado também causa um bom dano, porém o motivo dele ser muito utilizado é porque restaura recursos do jogador, se você utilizar uma arma como Arco, ele irá te restaurar Vigor, se utilizar Cajado, irá restaurar Magicka (a mana do jogo). É possível lançar esse ataque pesado ao segurar o botão esquerdo do mouse.
O bloqueio é o mecanismo mais importante para mitigar os danos recebidos. Quando você está bloqueando, você sofre muito menos dano do que receberia normalmente e evitar ser derrubado ou atordoado, o porém deste mecanismo é o fato de ele drenar o vigor do jogador, e enquanto você estiver bloqueando não irá regenerar o vigor, então saiba a hora de usar, mas use.
Ao lutar contra um inimigo que está canalizando um ataque ou habilidade, você pode interrompê-lo. Ao dar uma “pancada” no inimigo, eles poderão ficar atordoados ou desequilibrados, esse mecânica é extremamente importante para impedir que o inimigo lance um golpe muito poderoso ou se cure em alguns momentos. Por padrão essa habilidade é lançada ao clicar o botão de ataque e defesa ao mesmo tempo.
Você pode usar essa mecânica para evitar habilidades inimigas, deixando assim de receber alguns danos ao “rolar”. Essa mecânica pode ser usada contra a maioria das habilidades do jogo, apenas não irá funcionar contra habilidades que atingem em área.
Troca de Armas, conhecido como “Weapon Swap” é necessária para alternar as duas barras que você irá desbloquear quando atingir o nível 15. A configuração padrão é geralmente o botão aspas. Permitindo ao jogar utilizar duas armas e ter duas barras de habilidades ao mesmo tempo, alternando entre elas quando desejar. Você pode começar usando habilidades que duram muito tempo em uma barra que será chamada de secundária e na sua barra principal você deixa suas habilidades mais importantes.
Quais Habilidades (Skills) utilizar e evoluir?
Este tipo de dúvida é comum no início do jogo, o recomendado é utilizar uma habilidade de cada árvore da sua classe, sempre mesclando habilidades de diferentes árvores na sua barra, isso fará com que você evolua todas as árvores igualmente, pois as principais árvores de habilidade só upam se você tem alguma das habilidades delas na sua barra.
Para saber quais habilidades são melhores para sua especialização, utilize o Orientador de Habilidades (Skills Advisor), disponível dentro do próprio jogo assim que você abre algum menu do personagem. Lá você pode escolher a sua função (Dano, Tanque ou Cura) e saber o que é realmente útil para você.
Você terá poucas árvores de habilidade disponíveis no início. Para liberar mais árvores, você precisa fazer certas coisas no jogo:
- Para as Árvores de Arma, você precisa equipar uma Arma do tipo que desejar (Arco, Duas mãos, Cajado, etc) e matar um monstro com ela.
- Para as linhas de armadura, você precisa ter pelo menos 3 peças do mesmo tipo de armadura equipadas e matar pelo menos um monstro com elas equipadas. Faça isso para armadura leve, média, e pesada.
O que fazer após o Tutorial?
Após a primeira missão Tutorial você sairá no mapa do Capítulo que você possui, independente da localização, o recomendado é procurar um Santuário (Wayshrine) mais próximo, que possui o seguinte ícone:
Use ele para se teletransportar para o mapa inicial de sua aliança. O ESO não possui nível nos mapas e você pode fazer as missões de onde quiser, a hora que quiser, na ordem que desejar, mas o recomendado é ir na ordem de lançamento dos conteúdos para aproveitar ao máximo as histórias disponíveis no jogo. A ordem pode ser vista a seguir:
(a imagem está em inglês pois foi retirada diretamente do Reddit)
As ilhas iniciais da imagem (Kenarthi’s Roost, Stros M’Kai e Bleakrock Isle) podem ser acessadas diretamente pelo Wayshrine ou pegando um barco nos portos das regiões de (Auridon, Glenumbra e Stonefalls) respectivamente.
Para isso, pegue um teletransporte (Wayshrine) para uma dessas regiões ou se dirija ao porto da cidade onde você estará, procurando o Navegador que te leva para as ilhas iniciais, uma olhada no mapa irá te ajudar neste momento.
Assim que chegar na ilha inicial, ou na região que deseja se aventurar, abra o seu mapa (atalho M), e procure pelo Guia de Zona (Zone Guide), este orientador do próprio jogo te dará a ordem da Missão Principal da região. Você não precisa se preocupar com as Missões Secundárias (ou Side Quests), apenas se desejar fazer 100% do conteúdo da região, o que não pode levar um pouco mais de tempo e não é tão recompensador, o recomendado é fazer pelo menos as Missões Principais. Assim que terminar a missão principal de uma região, você receberá uma missão para ir para a próxima região descrita na Imagem do Reddit como mostrado acima.
Quando terminar completamente as missões de uma Aliança, vá para a próxima e repita o processo, e quando desejar você também pode se aventurar em alguma DLC ou Capítulo, você poderá proceder da forma que desejar.
Liberando Árvores de Habilidades únicas
Logo que você pisar em uma cidade inicial, você deve se tornar membro de todas as Guildas (não é as de jogadores). Para isso, basta visitar a sede de cada uma delas e pedir para participar ao aceitar uma missão. As sedes podem ser encontradas nos ícones a seguir:
Repare que a missão da Guilda dos Destemidos (Undaunted) pode ser conseguida na Taverna das cidades iniciais.
Cada uma das guildas irá te liberar uma linha única de habilidades, além de várias missões. Tudo que você precisa fazer é conversar com a pessoa certa e daí receberá uma missão, que assim que for entregue, irá liberar a árvore de habilidades no seu personagem. Essas três linhas de habilidades também são evoluídas de maneiras diferentes:
- Destemidos (Undaunted): Para evoluir essa linha de habilidades, você precisa fazer as conquistas de masmorras que podem ser acessadas no seu diária clicando J, ou completando as “Promessas dos Destemidos” disponíveis a partir do nível 50, que são explicadas melhor neste guia.
- Guilda de Guerreiros: Essa é a mais simples de evoluir, basta matar Mortos-vivos (zumbis, esqueletos e vampiros) e Daedra, ou selar os famosos Dolmens (âncoras enormes que caem do céu e trazem uma invasão de monstros em alguns locais).
- Guilda dos Magos: Para evoluir esta guilda, você precisa coletar os livros de conhecimento, conhecidos como “lore books” o addon Map Pins pode te ajudar nesta tarefa, mais detalhes no Guia de Addons.
O que é cada ícone do mapa?
Está perdido no gigantesco continente de Tamriel e não sabe pra onde ir? Então aqui estão a explicação de cada ícone que você encontrará em seu mapa:
Caravana: Utilize para viajar para outras cidades distantes que ainda não explorou. | |
Barco: Utilize para viajar para outras regiões ou ilhas. |
Santuário que permite resetar pontos de habilidades dentro das cidades principais (mais informações abaixo neste guia). |
Estação de Alquimia: Utilize para criar poções e venenos. | |
Estação de Encantamento: Utilize para criar encantamentos para seus itens. | |
Estação de Alfaiataria: Utilize para fabricar itens de pano e couro. | |
Estação de Marcenaria: Utilize para criar Arcos e Escudos. | |
Estação de Ferraria: Utilize para criar Armas e Armadura Pesada. | |
Estalajeiro: Utilize a lareira encontradas nestes locais para criar comidas e bebidas. |
Guilda dos Magos: Visite para pegar missões especiais da guilda. | |
Guilda dos Guerreiros: Visite para pegar missões especiais da guilda. | |
Enclave dos Destemidos (Undaunted Enclave): Visite para conseguir missões diárias após o nível 50. | |
Santuário da Irmandade Sombria (DLC): Santuário dos assassinos na DLC “Dark Brotherhood”. | |
Covil dos Ladrões (DLC): Sede principal dos ladrões na DLC “Thieves Guild”. |
Banco: Visite para guardar coisas, ou transferir dinheiro/itens para outros personagens da conta. | |
Estação de Pintura: Utilize para mudar o estilo e pintura das suas roupas/armas. | |
Museu (DLC): É possível entregar itens raros encontrados pelos mapas nestas localizações, isto te dará conquistas e colecionáveis. | |
Refúgio dos Fora da Lei: É possível vender itens roubados nestes refúgios e conseguir missões especiais. | |
Estábulo: Utilize para treinar suas habilidades de equitação diariamente. |
Mercador Geral // Vendedor de Mobília // Vendedor de Armas | |
Guild Trader: Comerciante de Guildas de Jogadores |
Covil (Delve): Local pequeno, fácil de ser explorado e que geralmente possui uma missão e um chefe (Recomendado se aventurar sozinho). | |
Covil de Grupo (Group Delve): Local pequeno e que geralmente possui uma missão e alguns chefes fortes (Presente no mapa de Craglorn, recomendado explorar com amigos). | |
Masmorra Pública: Local grande, com vários chefes de dificuldade média (Pode ser explorado sozinho, ou com amigos). | |
Masmorra de Grupo: Masmorra feita para 4 jogadores (Nunca explore este conteúdo se não estiver em um grupo completo). | |
Instância Solo: Este ícone pode aparecer para acessar alguns lugares em determinadas missões. | |
Trial Solo: Arena extremamente difícil, feita para se jogar sozinho (Recomendado para jogadores experientes e de nível alto). | |
Trial de Grupo: Conteúdo de 12 jogadores. |
Esgoto ou Subsolo | |
Portão de Fronteira: Utilize para ir para outra região |
Dolmen, Geiser Abissal ou Harrowstorm: Invasões no mundo aberto de vários monstros (recomendado se aventurar com amigos) | |
Chefe Mundial (World Boss): Um chefe no mundo aberto de dificuldade alta (recomendado se aventurar com amigos) |
Local de Interesse: Explorar este lugar te dará uma conquista que libera cores para pintar seus equipamentos | |
Mundus Stone: Santuário que te concederá bônus dependendo da sua escolha (mais informações abaixo neste guia) | |
Casa do Jogador | |
Estação de Conjunto de Equipamento: Utilize para fabricar itens de um conjunto específico |
Outros Locais: É possível encontrar missões nestes locais |
Minha armadura quebrou/Minha arma quebrou, como consertar?
É muito comum ver na sua tela marcadores vermelhos que serão mostrados em algum momento, seja ele de uma arma ou armadura.
Quando o marcador vermelho de armadura aparece, significa que você precisa reparar suas armaduras, e isso pode ser feito em qualquer vendedor do jogo, ou comprando kits de reparo. Para usar o kit, aperte o botão direito em cima da armadura, e vá em “Reparar”.
Se o marcador for uma arma, você precisa recarregar o encantamento dela, as armas não se quebram. Para isso basta possuir uma Gema d’Alma (Soul Gem) e apertar o botão direito em cima da sua arma e selecionar “Carregar”(Charge). Você pode conseguir as gemas matando qualquer chefe do jogo.
Como conseguir mais pontos de habilidade (Skill Points) / Como Resetar?
Você pode adquirir pontos de habilidade completando missões do jogo, missões de masmorras e pegando os conhecidos fragmentos celestes (Skyshards), existem Addons que podem te ajudar nessa jornada, te mostrando a localização de todos os fragmentos. Eles estão espalhados por toda Tamriel, uma vez que você coletar três Fragmentos, você ganhará um ponto de habilidade.
- É possível resetar Pontos de Skill no ESO?
É comum ficar com medo de distribuir errado os pontos de habilidade no personagem, mas não se preocupe, em cada cidade capital você poderá redefinir todas as suas habilidades por um determinado preço.
Mais detalhes sobre esse reset neste Guia.
Como pegar profissões?
As profissões no ESO possuem uma extrema importância, e você poderá evoluir todas que desejar. Para isso, é recomendado desconstruir os itens que você encontrar e não for utilizar, esse processo pode ser feito ao interagir com a estação de profissão, mais detalhes são falados no Guia de Profissões. Também é possível acessar uma tabela com o número de materiais necessários para produzir itens de diferentes níveis, neste link.
As profissões do jogo são:
- Ferraria
- Marcenaria
- Alfaiataria
- Encantamento
- Culinária
- Alquimia
- Joalheria (disponível apenas para quem possui a DLC Summerset)
Cada profissão é evoluída de uma forma diferente, sendo Ferraria, Marcenaria, Alfaiataria e Joalheria evoluídas pela desconstrução e criação de equipamentos. Encantamento de forma similar é evoluído com a criação e desconstrução de glifos encantados. A culinária é evoluída ao cozinhar comidas utilizando receitas compradas nos bares e tabernas, os materiais para essa profissão são encontrados por todo o mapa, sempre olhe dentro de caixas e sacos. Alquimia é evoluída ao criar poções e venenos com ervas e cogumelos específicos, colhidos em todo o canto.
Para aprender as profissões, o ideal é que você faça as missões que liberam as “encomendas de profissão” logo no início do jogo, por volta do nível 8 você já será capaz de fazer estas missões, que podem ser encontradas em um mural perto das mesas de profissões nas cidades iniciais ou capitais, como na imagem:
A missão é simples de ser feita e o jogo te guiará através dos passos do que realizar, ensinando ao jogador como construir e desconstruir equipamentos. Mais detalhes no Guia de Profissões.
Como aumentar o espaço do inventário?
Todos os itens que você pegar serão armazenados no seu Inventário. No início, você terá 60 espaços no seu inventário, mas esse número pode ser expandido até um máximo de 200. Toda vez que você comprar uma atualização de inventário, o custo aumentará, o recomendado é evoluir o inventário até 90 espaços, o que sairá bem em conta, mas depois disso, ficará muito caro e só compensará se você estiver com dinheiro sobrando.
O Banco tem muito espaço para oferecer, lembre-se de depositar seus tesouros lá, assim você sempre terá espaço suficiente para pegar os saques por toda Tamriel. Você também pode atualizar o banco, porém isso é algo bastante caro. O banco é compartilhado com toda sua conta, ou seja, você poderá trocar itens e ouro entre seus personagens. Você também pode criar personagens apenas para armazenar seus itens.
O Vendedor de Mochilas é capaz de aumentar o tamanho do seu inventário. O espaço de inventário inicial é 60 e você pode comprar a atualização da mochila até 140. Aqui vai uma lista com todas as atualizações de mochila do jogo:
- 70 – 400 Gold
- 80 – 2000 Gold
- 90 – 5900 Gold
- 100 – 11000 de ouro
- 110 – 19200 de ouro
- 120 – 30700 Gold
- 130 – 46000 de ouro
- 140 – 64500 de Ouro
Como conseguir e evoluir montarias no ESO?
Você conseguirá sua primeira montaria a partir do nível 10, de forma gratuita como recompensa de nível, abra o Menu de Coleções (Tecla U), e ative a montaria apertando a tecla H, ou segurando o botão SELECT nos consoles.
Como havia dito, o total do inventário é 200 espaços, o que significa que parte dos espaços virão do seu cavalo (60 espaços no total), e ele precisa ser evoluído desde o início do jogo, para cada personagem. Assim, basta visitar um Estábulo em qualquer cidade, e a cada 24h e evoluir um ponto de atributo no seu cavalo, sendo o mais recomendado evoluir a Velocidade (Speed) no início e colocar pelo menos uns 5 pontos em Vigor (Stamina).
“Porque minha vida está tão baixa?” (Bônus e Comidas)
Comidas e bebidas são muito importantes no The Elder Scrolls Online, pois elas te proporcionam vários “Buffs”, aumentando seus recursos máximos e a recuperação deles. Em regra geral, comidas aumentam os máximos de Saúde, Vigor e Magicka e Bebida geralmente aumentam a Recuperação destes recursos. Você só pode usar uma comida ou bebida de uma vez, e é extremamente recomendado que o faça, principalmente para ter mais Saúde e não morrer com facilidade.
Outro benefício importante são as conhecidas Pedra Mundus, que são “Altares” que invocam o poder de alguma constelação específica, concedendo um buff permanente ao jogador, que pode ser trocado ao interagir com diferentes Pedras, similar aos antigos jogos da série TES. Veja a localização e os benefícios dessas Pedras Mundus aqui.
Conjuntos de Equipamentos (Sets)
O The Elder Scrolls Online, possui mais de 400 conjuntos de itens.
Alguns são fabricados com profissão, outros conseguidos ao matar criaturas pelo mapa, outros de chefes de masmorras, etc. O interessante do ESO é que itens fabricados muitas vezes são superiores à conjuntos conseguidos de outras formas, tudo irá depender da construção do seu personagem, a conhecida “build” e o objetivo dela. Todos esses itens podem ser vistos nos sites ESO-Sets ou ESO-Wiki.
Se você chegou no CP 160 e está em busca dos melhores sets para sua build PVE, ou já quer ir se adiantando neste aspecto, considere seguir este guia que destaca os sets mais fáceis ou mais baratos para se conseguir: GUIA DE EQUIPAMENTOS PVE
Guildas de Jogadores
(Em breve)
Log de Atualização
14/03/2021 – atualizado para Patch Flames of Ambition
Mestre Frooke é o dono do site e líder do projeto ESOBR. Amante da saga The Elder Scrolls e grande conhecedor do Lore, possuindo uma longa jornada em MMOs como WoW, Tibia, Diablo, entre outros. Está sempre ativo criando Builds e Guias de tudo relacionado ao ESO! Especialista na maioria das classes, especialmente em Nightblade e fã de uma boa luta. Atua como programador e é ex músico profissional.