BUILD-PvE – Iniciante – Stamina

Sobre os Stamina

Os Stamina “DPS” são uma escolha arriscada, seu estilo de gameplay é normalmente focado em combate a curta distância, o que requer muito mais atenção na hora de prever e desviar de ataques, mas para compensar isso os stamina tem várias habilidades que aumentam a resistência e são capazes de causar dano altíssimo, principalmente na hora de derrotar os chefes. 

Neste Guia você verá um geral de como evoluir bem um personagem focado em Stamina, as melhores raças e classes de se escolher, recomendações de equipamentos, entre outras informações.

Aviso: A primeira parte do Guia se trata de um resumo do GUIA DE RAÇA E CLASSES, portanto, se você já passou por ele pode ir direto à segunda parte.

1 - Ainda não criei meu personagem, o que escolher?

Melhores raças

  • Khajiit – Seu maior destaque é o bônus de 12% dano crítico, um bônus que sozinho já é muito forte e ainda ganha mais Stamina, Magicka, Vida e uma melhor recuperação desses 3 recursos.
  • Dark Elf – Seu bônus de 256 dano físico e mágico é muito forte, somando isso com um enorme bônus de Magicka e Stamina os tornam tão fortes quanto os Khajiit.

Classes

Nessa parte do guia serão destacadas como é jogar com cada classe, é importante lembrar que todas estão muito fortes e são capazes de causar muito dano, algumas podem se encaixar melhor em times mais organizados, mas isso muda a todo momento, não se preocupe, o melhor é escolher a classe que você mais se identifica e se divertir.

Convoca esqueletos que causam dano físico e doenças que enfraquecem os inimigos, ao mesmo tempo que consegue drenar a essência dos mortos para ganhar diversos bônus.

Características:

  • Similar a um Cavaleiro da Morte.
  • É capaz de invocar esqueletos e espíritos dos mortos para te auxiliar em combate e aproveitar de seus restos.
  • Sua habilidade Ultimate aplica o debuff mais poderoso do jogo, portanto todos gostam de um necromante no time.
  • Suas habilidades são consideradas crimes dentro das cidades e devem ser usadas com cautela nestes lugares.
  • Possui excelentes bônus para se fazer um Lobisomem.
  • Se aproveita dos corpos espalhados pelo campo de batalha para ganhar diversos bônus.

Utiliza de habilidades de magia negra para aumentar o dano de suas armas físicas e confia nos poderes da tempestade para ganhar velocidade e resistência.

Características:

  • Similar a um Spellsword.
  • Habilidades focadas em distância corpo-a-corpo.
  • Classe com maior mobilidade do jogo.
  • Possui os maiores bônus de dano de todas as classes, isso também o torna a melhor classe para fazer um Lobisomem.
  • Se aproveita muito das habilidades de todo tipo de arma.
  • Consegue se curar facilmente ao causar dano.

Possui habilidades focadas em assassinato e magias de ilusão, desaparecendo sempre que desejar da vista dos inimigos.

Características:

  • Similar a um Ladino.
  • Habilidades focadas em distância corpo-a-corpo.
  • Embora todas as classes possam usar arco, essa é uma das melhores para fazer um Arqueiro.
  • Kit de habilidades focada em assassinato e dano em um alvo único.

Chama criaturas da natureza para ajudá-lo a causar dano e enfraquecer inimigos, enquanto usa magias de gelo para defender a si mesmo e a seus aliados.

Características:

  • Similar a um Caçador.
  • Habilidades focadas em distância corpo-a-corpo e média.
  • Kit completo com vários dos buffs e debuffs mais importantes disponíveis.
  • Invoca um urso, o pet mais forte do jogo, capaz de causar dano altíssimo e te defender de inimigos.

Consegue moldar o elemento da terra para criar barreiras de proteção e é capaz de lançar venenos dracônicos nos seus inimigos.

Características:

  • Similar a um Guerreiro.
  • Habilidades focadas em distância corpo-a-corpo e média
  • Boa resistência e sobrevivência.
  • Kit de habilidades baseadas em Dano ao longo do tempo (DoT).

Capaz de lançar habilidades de Lança Sagrada para causar dano aos inimigos e usar magias da luz para remover efeitos nocivos e ganhar bônus.

Características:

  • Similar a um Paladino batedor.
  • Habilidades focadas em distância corpo-a-corpo.
  • Habilidades principais capazes de causar um alto surto de Dano em Área.
  • Consegue remover efeitos nocivos de si sempre que desejar


2 - Criei meu personagem, e agora?

Como distribuir os atributos

Conforme você sobe de nível você ganhará pontos de atributos, na hora de usá-los não é necessário adicionar pontos em Saúde nem em Magicka, pois apenas a Stamina aumentará seu dano causado com habilidades físicas, o que é justamente a ideia da build, portanto: Todos os atributos em Stamina sempre. 

 

As Habilidades mais importantes para cada classe

Recompensas do nível 10

Ao chegar no nível 10 você irá desbloquear um cavalo, o Dungeon Finder e a Alliance War em Cyrodiil, são uma ótima forma de ganhar XP sem fazer muito esforço, e você pode começar neles logo ao alcançar o lvl 10, além disso você ainda evolui as linhas de habilidade da Undaunted e Alliance War, e também pode ajudar um pouco com a Mages e Fighters guild. A maior vantagem de fazer isso é que sobra tempo pra você jogar o jogo tranquilamente fazendo suas missões, explorando o mapa, procurando Skyshards e Lorebooks, e todo dia terá uma boa fonte para ganhar bastante XP.

Você pode encontrar seu novo pocotó no menu de colecionáveis, equipe-o e para montar use o botão H (no PC), ou acesse via SELECT nos consoles, segurando este botão para invocar.

Uma vantagem de fazer Dungeon é que uma vez por dia, todo dia, você ganhará XP e recompensas extras, portanto sempre faça uma Dungeon e se possível um Battleground todo dia para ganhar as recompensas, isso irá te ajudar a evoluir mais rápido.

Ao chegar no nível 10 você desbloqueará o Buscador de Masmorras (Dungeon Finder), ele estará disponível na aba de Grupo, siga as setas:

1 – Aba de grupo, onde você encontra detalhes de seu grupo, guia da região, Dungeon e Battleground, vamos começar por Dungeon finder;

2 – Seleção de Role, como você está no guia de DPS sua role será aquela com a espada e cajado, a função de DPS, isso  te ajudará a encontrar um grupo compatível;

3 – Seleção do modo de jogo, existem 2 nessa aba, Dungeon Finder para encontrar masmorras de PvE e Battlegrounds, que te levará para arenas de PVP, todas estão disponíveis a partir do level 10;

4 – Basta agora entrar no jogo.

Ao participar de um Battleground você vai conseguir seu primeiro nível de Aliance War e irá desbloquear as árvores de habilidades do PVP.

Ao chegar no nível 10 você desbloqueará o Aliance War, ele estará disponível em sua própria aba, siga as setas:

1 – Para entrar em Cyrodill, começe indo na aba Aliance War ao chegar no lvl 10;

2 – Selecione este ícone para mostrar as campanhas;

3 – Selecione a campanha que desejar, uma dica é aproveitar que você é novato e selecionar a campanha de level menor que 50 para ter um jogo mais equilibrado;

4 – Clique na campanha que desejar;

5 e 6 – Faça dela sua “Home” pois assim você poderá receber recompensas por participar da campanha e após isso é só entrar na campanha, na seta 6;

Ao chegar em Cyrodill pegue a missão que aparecer no início, apenas conversando com os PNJs você vai conseguir seu primeiro nível de Aliance War e irá desbloquear as árvores de habilidades do PvP. Uma dessa habilidades, chamada vigor é uma cura muito importante para todas as builds de stamina, então não deixe de passear um pouco em Cyrodill.

Recompensa do nível 15

Ao chegar no level 15 você desbloqueará uma segunda barra de habilidades, nela você pode usar uma arma diferente ou outra Cajado de fogo. Para trocar entre as barras basta apertar ” (aspas) ou mudar esse comando para algo mais confortável nas configurações, no console utilize as setas.

Bônus importantes

Dubious Camoran Throne – Essa comida pode ser encontrada facilmente em Guild Stores (Siga este guia para saber como usar uma Guild Store), recomendo guardar um bom estoque dela para que seu personagem não morra rapidamente e tenha bastante stamina disponível. 

Mundus Stone a se escolher para a build: THE THIEF

the thief

Assim que começar o jogo você já pode procurar uma mundus stone, é uma pedra que representa uma constelação, semelhante às de Skyrim, elas ficam espalhadas pela maioria dos mapas do jogo base.  Esse bônus vai ficar com você para sempre ou até você trocar, não tem custo, é só chegar e pegar. Uma forma mais fácil de conseguir uma mundus stone é ter uma guilda, onde na casa da guilda (casa do líder normalmente) há acesso a todas as mundus stones.

 

Para quem está com dificuldade em manter seus recursos eu recomendo pegar a The Serpent no lugar da The Thief, para poder usar mais habilidades consecutivas. Se você vai procurar pelo mapa uma mundus, veja suas localizações aqui: LOCALIZAÇÃO DAS MUNDUS STONE

 

Set de treino

Se você estiver em alguma guilda ou possuir algum amigo evoluído em profissões, peça algum companheiro para te fazer os equipamentos como na tabela abaixo, ter um “set training” como abaixo, irá facilitar sua evolução e por ter uma armadura completa você ficará forte o suficiente para seguir sua jornada. Você pode começar com um conjunto destes logo no nível 10, e ir trocando conforme você sentir que ele não está bom o suficiente para seu nível.

PEÇA

TIPO

CONJUNTO

TRAÇO

GLIFO

Cabeça

Médio

Qualquer

Treinamento

Max Stamina

Ombro

Médio

Qualquer

Treinamento

Max Stamina

Peito

Médio

Hunding’s Rage

Treinamento

Max Stamina

Calça

Médio

Hunding’s Rage

Treinamento

Max Stamina

Luvas

Médio

Hunding’s Rage

Treinamento

Max Stamina

Botas

Médio

Hunding’s Rage

Treinamento

Max Stamina

Cinto

Médio

Hunding’s Rage

Treinamento

Max Stamina

Arma Primária

Dual Wield (Adagas)

Night Mother’s Gaze

Treinamento

Qualquer

Segunda Arma

Arco

Night Mother’s Gaze

Treinamento

Qualquer

Joias        

Colar e Anéis          

Night Mother’s Gaze

Robust       

Qualquer    

Two Handed / Dual Wield e Bow são todas armas viáveis e boas para personagens baseados em stamina, fica com você a escolha de qual usar.

Conjuntos de equipamentos após LVL 160 o que usar?

3 - Conhecimento nunca é demais

Maestria nas mecânicas de combate

Um erro muito comum entre novatos é subestimar mecânicas básicas do jogo, sei que não é fácil dominar todas as mecânicas, mas entender a utilidade de cada uma elas desde o começo é um grande passo para melhorar seu desempenho.

Essa é uma mecânica muito importante para aumentar seu dano, tente sempre treinar o cancelamento de animações enquanto joga. Use um Light Attack entre cada habilidade para cancelar a animação e causar bastante dano, Light Attack é a habilidade que causa mais dano no jogo se usada corretamente ENTRE CADA SKILL (não adianta só usar light attack) e conforme você entende o tempo para cancelar as animações, seu dano irá aumentar consideravelmente.

Use para recuperar seus recursos (magicka ou stamina de acordo com o tipo de arma que você usa), mas use apenas para essa finalidade, o ataque é lento de mais e você vai estar perdendo dano.

Quando um inimigo carregar um ataque para cima de você não hesite em bloquear, a maioria das causas de morte entre novatos é não bloquear ataques fortes, ao bloquear um ataque você vai evitar ser stunado, jogado para longe ou morrer com 1 hit. Mas lembre-se, é importante entender o momento certo de se bloquear para não perder dano esperando os ataques.

A vantagem do dodge é evitar completamente o dano, normalmente bloquear é bom o suficiente mas se você está em uma situação onde tem muito pouca vida e precisa se recuperar, considere desviar, na maioria das vezes o resultado de bloquear e desviar é semelhante então experimente com qual você se sente mais confortável. Há vários ataques que são fortes demais para serem bloqueados, portanto quando você ver que o inimigo é forte demais, desvie de seus ataques.

Quando você vê um inimigo castando uma habilidade, é possível interromper segurando block e apertando botão esquerdo enquanto bloqueia para dar um bash, conforme você avança no jogo essa mecânica vai ficando cada vez mais importante pois boa parte desses ataques mata você em 1 hit ou até mesmo todo seu time (no modo veterano). Uma coisa que gosto de fazer é mudar o botão de bash para um lugar mais confortável, nas opções de controles e vá em Interrupt e mude para um botão o qual você é mais confortável, pessoalmente gosto de usar o R.

Algumas habilidades que seus aliados usarem vão liberar uma sinergia para você usar, essas sinergias têm efeitos diversos como restaurar recursos, aumentar seu dano ou causar dano, é muito importante saber usar essas sinergias pois são muito fortes e vão te ajudar a se manter no combate, além disso uma passiva da guilda undaunted vai te dar bastante recursos para quando você usar uma sinergia, só tente não ir até o tank roubar as sinergias que o healer preparou com tanto amor e carinho para ele.

É muito comum ver novatos sambando em cima de enormes áreas vermelhas flamejantes sem se importar com o fogo queimando a carne, não faça isso, se movimente, saia dessas áreas e se você estiver em grupo tente sempre continuar no alcance de seu Healer. Está com dificuldade para ver as áreas vermelhas? Mexa nas configurações para deixá-las mais brilhantes, vá em Settings > Gameplay > Combat > Combat Cues = ON; Costum colors = ON; Coloque um verde e um vermelho bem brilhante e visível, ou ajuste como preferir.

É importante notar que quase toda skill dura certo tempo, dominar esse tempo em que você deve usá-la novamente é uma parte essencial do combate para um DPS, é preciso usar a skill novamente no momento em que o efeito dela acabar, quanto melhor o tempo que você fizer isso, maior será seu dano, mas cuidado para não usar uma skill antes de seu fim.

Craft, onde focar?

A parte mais importante do craft para os DPS são os traits, então desde cedo é importante saber pesquisar traits que serão úteis futuramente e upar o seu nível de craft é uma ótima forma de acelerar isso.

No ESO não há limite de profssisões por personagem, portanto é importante upar todas igualmente. Existe uma profissão mais complicada que as outras pois será preciso da DLC Summerset para ter acesso, este é o Jewlery Craft que lhe permite criar jóias para seu personagem, é muito útil pois com ela você pode trocar o trait de jóias e deixar itens que antes eram inúteis, muito bons para sua build, acaba sendo um dos maiores motivos para adquirir essa DLC.

Traits são buffs que os itens te concedem, diferente dos encantamentos. De forma simples, vamos exemplificar:

Um cajado pode possuir buff e um encantamento, na imagem abaixo vemos que o encantamento concede Dano de Fogo, enquanto o Trait define um buff do item, no caso o trait é o Infused que aumenta o Efeito do Encantamento e reduz o tempo que ele demora para fazer efeito, todos os itens são assim, podem possuir um trait e um encantamento, apenas um ou nenhum dos dois.

A pesquisa de trait é separada por personagem e é bem demorada, comece a pesquisar traits o mais rápido o possível. Quando você tiver o trait pesquisado você poderá usar uma transmute station para trocar o trait de um item dropado de uma dungeon dungeon, trial e outros não-craftados.

Se você tiver todos esses traits importantes pesquisados continue pesquisando todos os outros pois quanto mais traits você tiver liberado maior será o número de sets que você pode craftar.

A lista abaixo está em ordem de prioridade:

Se você estiver em dúvida de como usar uma Craft station e como pesquisar traits, veja este guia: GUIA DE PROFISSÕES

DPS

  • Inferno, Lightning e Frost Staff: Infused, Precise, Charged…
  • Dual Wield: (adagas > sword > maces > axes) Precise, Infused, Nirnhoned, Sharpened…
  • Bow: Infused, Precise..
  • Two Handed: (greatsword principalmente) Precise, Nirnhoned, Infused, Sharpened…
  • Joias: Bloodthirsty, infused…

ARMADURA

  • Heavy Armor e Shield: Sturdy, Divines, Impenetrable…
  • Medium Armor: Divines, Well fitted, Impenetrable…
  • Light Armor: Divines, Infused, Impenetrable…

Dica: Quanto mais pesquisas de traits você fizer numa peça, mais as pesquisas vão demorar nesta peça em específico, faça pesquisa sempre nos itens com menos traits já pesquisados para poupar tempo, e pesquise os traits mais importantes primeiro.

Configurações do jogo

Há algumas configurações que o jogo deixa bem ruim por padrão e é sempre bom dar uma mexida logo ao criar o personagem. Esse é um tópico bem pessoal, portanto se você prefere as configurações de outra forma não tem problema, faça como se sentir mais confortável.

Settings > Gameplay

  • Combat cues – Ligue esse opção e use cores bem brilhantes para destacar as áreas de dano e cura
  • Double tap to dodge – Desligue essa opção se você não quiser ficar desviando acidentalmente
  • Prevent attacking inocents – Ligue essa opção se você não quiser assassinar npcs intencionalmente
  • Quick cast ground abilities – Ligue essa opção, é muito importante, vai castar habilidade em área bem mais rápido

Settings > Nameplates

  • Nameplates – Ligue essa opção para ver o nome dos npcs
  • Healthbars – Em enemies, coloque frameborder on, show e highlight em Always, ou edite como você preferir

Settings > Social

  • Profanity filter – Desligue essa opção, ela não funciona bem quando você fala em português, acaba escondendo mensagens importantes
  • Chat colors – Edite como quiser, mas lembre que terá que fazer isso com todo personagem

Settings > Combat

  • Ability bars e Atribute bars – Deixe essa opção em Always On se quiser ver sua barra de stamina e magicka sempre
  • Resource numbers – Deixe em number and percent para te ajudar a ficar de olho nos recursos
  • Ultimate number – É importante deixar essa opção ligada, ajuda principalmente quando você tem duas ultimate diferentes equipadas
  • Combat text – Ligue essa opção para mostrar os números de dano na tela, não ajuda em muita coisa mas é gostoso de ver

Onde conseguir as Habilidades de Guildas:

Guia Fighters, Mages e Undaunted (Em breve) / Psijic Order

Sobre o Autor
5 4 votes
Avaliação Conteúdo
Subscribe
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments