Guia de Profissões: Criação de Equipamentos (Crafting)

O The Elder Scrolls Online, como qualquer outro MMORPG que vale apena jogar, possui um sistema de craft (criação de equipamentos) que personaliza e melhora os atributos do seu personagem durante o jogo. Mas diferente de muitos outros, uma das principais características do ESO é, sem dúvida, a versatilidade que o sistema “crafting” permite e o poder de combinação das mais diversas características. Para ter uma ideia, apenas nas profissões de criação, existem mais de 40 tipos de sets (conjunto de roupas, armas e joias que quando usados juntos dão bônus adicionais) que podem ser construídos e combinados numa infinidade de possibilidades e atributos para seu personagem  na verdade, são são mais de 300 sets disponíveis no jogo, no total. Além das profissões de criação, temos alquimia, encantamento e provisões (comidas e bebidas).

Este guia está dividido em cinco partes e tentará ensinar muitas coisas a respeito das profissões disponíveis no jogo. Para a primeira parte, falaremos sobre a ferraria, a marcenaria e a alfaiataria. Estas três profissões constituem a “santíssima trindade” que abençoará seu personagem nas ações ofensivas e defensivas no campo de batalha.

Qualquer item para ser construído será necessário duas coisas, matéria prima e material de estilo. Na verdade para construir itens que realmente sejam úteis precisaremos de outros materiais, mas isto será explicado mais a frente.


Se deseja saber sobre Joalheria, utilize este guia

Se deseja saber sobre a criação de móveis, utilize este guia


Matéria Prima

O mundo do ESO está impregnado de matéria prima, você constantemente verá elas a sua volta, são fáceis de achar e colher. Para fazer itens na forja, a matéria prima é o minério de ferro e seus diversos tipos. Cada tipo de minério de ferro possibilita criar itens de nível diferente. A mesma regra serve para troncos e fibras. Com minério de ferro se faz, armaduras pesadas e armas com lâminas, com troncos se faz cajados mágicos, arcos e escudos, com fibras e couros de animais, roupas leves e armadura média. Todo material colhido no mapa, antes de ser utilizado, deve ser refiando.

Lista de metais refinados do minério de ferro e seus respectivos níveis:

Material Descrição Disponível em
Iron Ore Refinado em Iron Ingots Nível 1-14
High Iron Ore Refinado em Steel Ingots Nível 16-24
Orichalc Ore Refinado em Orichalc Ingots Nível 26-34
Dwarven Ore Refinado em Dwarven Ingots Nível 36-44
Ebony Ore Refinado em Ebony Ingots Nível 46-50
Calcinium Ore Refinado em Calcinium Ingots Campeão 10-30
Galatite Ore Refinado em Galatite Ingots Campeão 40-60
Quicksilver Ore Refinado em Quicksilver Ingots Campeão 70-80
Voidstone Ore Refinado em Voidstone Ingots Campeão 90-140
Rubedite Ore Refinado em Rubedite Ingots Campeão 150-160

Lista de tecidos refinados de fibras, couros e seus respectivos níveis:

Raw Jute Refinado em Jute Level 1-14
Rawhide Scraps Refinado em Rawhide Level 1-14
Raw Flax Refinado em Flax Level 16-24
Hide Scraps Refinado em Hide Level 16-24
Raw Cotton Refinado em Cotton Level 26-34
Leather Scraps Refinado em Leather Level 26-34
Raw Spidersilk Refinado em Spidersilk Level 36-44
Thick Leather Scraps Refinado em Thick Leather Level 36-44
Raw Ebonthread Refinado em Ebonthread Level 46-50
Fell Hide Scraps Refinado em Fell Hide Level 46-50
Raw Kreshweed Refinado em Kresh Fiber Campeão 10-30
Topgrain Hide Scraps Refinado em Topgrain Hide Campeão 10-30
Raw Ironweed Refinado em Ironthread Campeão 40-60
Iron Hide Scraps Refinado em Iron Hide Campeão 40-60
Raw Silverweed Refinado em Silverweave Campeão 70-80
Superb Hide Scraps Refinado em Superb Hide Campeão 70-80
Raw Void Bloom Refinado em Void Cloth Campeão 90-140
Shadowhide Scraps Refinado em Shadowhide Campeão 90-140
Raw Ancestor Silk Refinado em Ancestor Silk Campeão150-160
Rubedo Hide Scraps Refinado em Rubedo Leather Campeão 150-160

Como criar os equipamentos?

Tanto para refinar como criar itens é preciso ir até uma estação de trabalho, existe uma estação de trabalho para cada profissão, elas estão espalhadas no mapa marcadas com um ícone específico e facilmente encontradas nas cidades. Na cidade de Vulkhel Guard em Auridon por exemplo, a estação para marcenaria está aqui:

image07

E as estações de ferraria e alfaiataria estão aqui:

image44

Uma vez na estação (se aproxime dela e pressione a tecla de interação), um menu irá aparecer com 5 opções* :

  1. Refinamento de matéria prima;
  2. Criação de itens;
  3. Destruição de itens;
  4. Aplicar melhorias nos itens;
  5. Pesquisar traits (haverá um tópico específico sobre isto).
  6. Criação de Móveis (não será tratado nesse guia)

* as opções de menu foram numeradas na cor laranja para identificar mais facilmente

Conforme figura acima, teremos vários minério de ferro para refinar, alguns estão em vermelho indicando que não há quantidade mínima de 10 itens e portanto não será possível refinar. Para refinar basta pressionar a tecla ‘A’ (ou duplo clique) e depois pressionar a tecla ‘E’.  Cada refinamento gera uma quantidade menor de material que a quantidade de matéria-prima utilizada.

Na próxima figura temos um exemplo de criação de item. Para criar um item, um machado de nível 1 por exemplo, são necessários dois lingotes de ferro (para aumentar o nível basta clicar no simbolo +). Além do lingote, também é preciso ter um item de material de estilo. O estilo irá interferir na aparência do item criado, na figura foi escolhido o estilo da raça Bretano.

  1. Para criar armas é preciso clicar neste ícone;
  2. E este é para criar armaduras;
  3. Lista dos itens disponíveis para criação;
  4. Lista de estilos disponíveis.

É possível usar outros estilos, para isso, além do ter o material de estilo desejado, será necessário aprender. Existem vários estilos disponíveis que podem ser consultados aqui, e para aprender é necessário adquirir o livro ou o fragmento de livro Motif correspondente. Os Motifs podem ser encontrados em gavetas, baús, matando monstros, realizando algumas quests específicas, comprando de lojas de guildas, de outros jogadores ou com crows.

Armas, armaduras, roupas e escudos podem ser desconstruídos. Desconstruir itens lhe dará materiais refinados, de melhoria e de estilo.

Para destruir basta pressionar a tecla ‘A’ (ou duplo clique sobre o item) e depois a tecla ‘E’ para confirmar.

Melhorias

Melhorias são recursos que permitem aumentar os status do seu item. Em outras palavras, a melhoria permite aumentar a proteção de uma armadura, o dano causado por uma arma e potencializar um encantamento. Itens aprimorados são identificados por cores:

  • Itens brancos não tem melhoria;
  • Item verde tem melhoria Rara;
  • Azul, melhoria Superior;
  • Roxo, melhoria Épica
  • Amarelo melhoria Lendária.

Para melhorar um item é necessário uma quantidade específica de material de melhoria, quanto maior a melhoria mais raro é o material. Além disso, aplicar as melhorias requer uma sequência de aplicação, ou seja, não é possível tornar um item comum em um item lendário sem antes aplicar as consecutivas melhorias.

Na figura abaixo, temos no inventário uma espada com melhoria rara, indicado pela cor verde, é possível melhorar ela até ficar amarela, indicando nível máximo de melhoria, ou seja, Lendário:

Os materiais de melhorias podem ser encontrados em sacos, baús, destruindo itens, refinando matéria prima, realizando quests específicas de craft, comprando em lojas de guildas ou  de jogadores.

Traits (Traços)

Trais ou Traços, são peculiaridades que um item pode conter lhe garantindo alguma vantagem específica. Você pode encontrar traits em armaduras, vestuários, armas, escudos e jóias. Esta espada por exemplo, possui o trait Powered que aumenta a cura realizada em 7%:

Traits para Armaduras, Escudos e Vestuários

Trait (Traço) Gema Propriedades Normal Raro Superior Épico Lendário
Divines Sapphire Aumenta os efeitos das Mundus Stone em: 3.5% 4.5% 5.5% 6.5% 7.5%
Invigorating Garnet Aumenta a Recuperação de Vigor, Saúde e Mágicka em: 3 5 7 9 11
Impenetrable Diamond Reduz o dano sofrido pelos equipamentos em 50%

Aumenta a resistência crítica em:

225 234 243 249 258
Infused Bloodstone Aumenta o efeito do encantamento da armadura em: 8.0% 11.0% 14.0% 17.0% 20.0%
Nirnhoned Fortified Nirncrux Aumenta a Resistência Mágica e Física em: 262 273 283 290 301
Reinforced Sardonyx Aumenta a Armadura em: 12.0% 13.0% 14.0% 15.0% 16.0%
Sturdy Quartz Reduz o custo de Bloqueio em: 2.0% 2.5% 3% 3.5% 4%
Training Emerald Aumenta a experiência ganha das mortes em: 7.0% 8.0% 9.0% 10.0% 11.0%
Well-Fitted Almandine Reduz o custo de Disparada em:

Reduz o custo de Manobra Evasiva em:

1.0% 2.0% 3.0% 4.0% 5.0%

Dica: O trait mais popular para PVP é o Impenetrable. Para PVE o Divines, mas Reinforced e Infused também são bastante usados.

Traits para Armas

Trait (Traço) Gem/Material Propriedades Normal         Raro               Superior Épico               Lendário
Charged Amethyst Aumenta a chance de aplicar Efeito de Estado em: 70% 1H

140% 2H

80% 1H

160% 2H

90% 1H

180% 2H

100% 1H

200% 2H

110% 1H

220% 2H

Defending Turquoise Aumenta a Resistência Física e Mágica total em: 1200 1H

2400 2H

1248 1H

2496 2H

1296 1H

2592 2H

1328 1H

2656 2H

1376 1H

2752 2H

Infused Jade Reduz a recarga de encantamentos em:

Aumenta o efeito do Encantamento de Arma em:

10% 1H

10% 2H

15% 1H

15% 2H

20% 1H

20% 2H

25% 1H

25% 2H

30% 1H

30% 2H

Nirnhoned Potent Nirncrux Aumenta o Dano da Arma em: 11% 1H

11% 2H

12% 1H

12% 2H

13% 1H

13% 2H

14% 1H

14% 2H

15% 1H

15% 2H

Powered Chysolite Aumenta a cura realizada em: 2.5% 1H

5.0% 2H

3.0% 1H

6.0% 2H

3.5% 1H

7.0% 2H

4.0% 1H

8.0% 2H

4.5% 1H

9.0% 2H

Precise Ruby Aumenta a chance de crítico em: 1.5% 1H

3.0% 2H

2.0% 1H

4.0% 1H

2.5% 1H

5.0% 2H

3.0% 1H

6.0% 2H

3.5% 1H

7.0% 2H

Sharpened Fire Opal Aumenta a Penetração de Armas e Feitiços em: 1200 1H

2400 2H

1248 1H

2496 2H

1296 1H

2592 2H

1328 1H

2656 2H

1376 1H

2752 2H

Training Carnelian Aumenta a Experiência ganha das mortes em: 2.5% 1H

5.0% 2H

3.0% 1H

6.0% 2H

3.5% 1H

7.0% 2H

4.0% 1H

8.0% 2H

4.5% 1H

9.0% 2H

Decisive Citrine Chance de ganhar 1 de Ultimate a mais
cada vez que você ganha Ultimate
12% 1H

24% 2H

14% 1H

28% 2H

16% 1H

32% 2H

18% 1H

36% 2H

20% 1H

40% 2H

Inicialmente seu char não poderá criar itens com qualquer trait. É preciso que você os pesquise primeiro. Assim, se você deseja criar um cajado de cura com o trait Powered, será necessário encontrar um cajado de qualquer nível com este trait e então levar até a estação de marcenaria para iniciar a pesquisa. Mas atenção! Pesquisar a trait destruirá o item.

A figura acima mostra o menu de pesquisa na forja. Conforme o Trait Line, teremos algumas armas do inventário com traits que não foram pesquisados. No exemplo, no inventário há uma luva com o trait Invigorating que levará cerca de 21 dias para pesquisar.

Pesquisar leva tempo, e quanto mais pesquisar mais tempo levará. Para se der ideia, pesquisar os nove traits de um item levará cerca de 3066 horas (128 dias) se você não habilitar a passiva que diminui este tempo, caso habilite, levará cerca de 1 mês.

Uma vez pesquisado, o trait estará disponível para criação deste item apenas. Ou seja, se pesquisar o trait “Charged” para o machado, poderá criar Machados Charged em qualquer nível, mas apenas machados. Na figura abaixo podemos ver alguns traits disponíveis:

 

São necessário gemas para criar item com trait (conforme listado nas tabelas de traits acima), as gemas podem ser encontradas em sacos, gavetas, baús, destruindo itens com trait, refinando matéria prima ou realizando quests específicas de craft.

Habilitando passivas de Craft

Há muitas skills passivas na árvore de crafts, para habilitar elas é necessário upar. Refinar, destruir e criar itens upam a árvore da profissão que o item pertence. Portanto, se você deseja se tornar um mestre dessas profissões invista tempo refinando e destruindo itens, além de upar você ganhará muitos tipos de materiais de craft.

O vídeo a seguir (apesar de um pouco antigo, ainda é válido) te dará dicas de quais pontos valem realmente a pena serem investidos nas passivas de profissão, mas é claro, que isso vai do jogador, caso esteja com muitos pontos de habilidade sobrando, você poderá investir em todas as passivas:

Sets

Sets são conjuntos de armaduras e armas que quando usados em conjunto dão bônus adicionais. O ESO possui mais de 300 Sets diferentes, mais de 40 deles podem ser “craftados”.

Aqui temos um montante pertencente ao Set chamado Clever Alchemist. Set “craftavel” que pode dar bônus extras para cada peça do Set equipado:

Equipado com 2 peças, terá 1026 pontos Saúde Máxima, com 3 peças, um aumento no dano de feitiço e dano de arma. Na quinta peça teremos um efeito único, característica principal da maioria dos sets do jogo.

Você pode criar um item de Set como qualquer outro item, a diferença é que há um local específico para cada Set. Além disso, os Sets exigem um número mínimo de traits (assunto tratado acima) pesquisados para serem fabricados. Este link indica a localização, o bônus, o número de traits necessário e outras informações adicionais dos Sets “craftaveis”:

http://elderscrollsonline.wiki.fextralife.com/Set+Bonus+Crafting+Locations

Uma boa build sempre terá um Set edequado para o seu estilo de jogo. Seu char pode “vestir” até 14 itens (7 vestuário, 3 jóias e 4 armas), que poderão conter um ou mais Sets. Conhecer as vantagens e desvantagens de cada um fará grande diferença no campo de batalha.


Escrito por Well Dias, revisado e atualizado por Mestre Frooke

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Grimpop
Grimpop
3 anos atrás

Minha nossa nossa nossa… Me ajudou demais, não tava dando muita bola para pesquisar traits e fiquei focado apenas no trait de training e acabei jogando alguns bons fora… Vlw mesmo. Otimo guia

Last edited 3 anos atrás by Grimpop