Esse é um Guia da role de tanque para todas as classes do jogo. Esse guia não irá focar em evoluir o personagem, ele irá partir da ideia de um personagem já evoluído, que tem plena capacidade de cumprir a função de tanque nos conteúdos JxA (Jogador contra Ambiente) no The Elder Scrolls Online.
O Tanque é uma role específica do jogo que permite ao jogador aguentar dano com mais facilidade, enquanto mantém a atenção dos monstros em si, mantendo a si mesmo e o time vivos.
- Veja as melhores raças para essa role aqui
Porque não evoluir de Tanque?
Evoluir como um tanque, definitivamente não vale a pena! É possível sim, e muitos já fizeram, porém, se esse for seu primeiro personagem, certamente você terá dificuldades para matar os inimigos, tornando o processo de evolução e ‘grind’ muito lento. Por isso, o recomendado é utilizar as buildas do Guia de Classe na aba de PvE, optando por Mágicka e evoluindo cajado de destruição e Espada e Escudo.
Por que o Cavaleiro Dracônico é o favorito dos Tanques?
O cavaleiro dracônico é o favorito dos tanques, por possuir uma facilidade grande de encher seus recursos sempre que solta uma habilidade suprema, além de possuir um kit de classe bem completo e uma habilidade única, conhecida como ‘Engulfing Flames’, capaz de aumentar o dano que o inimigo recebe de fogo, sendo muito útil em otimização de grupos com classes mágicas.
O que é necessário para ser um bom Tanque?
- Bom gerenciamento de recursos
- Bom controle do tempo da atenção dos inimigos em si (aggro)
- Ser utilitário (aumentar o dano que seu time causa nas lutas através de sets e habilidades corretos)
- Conhecer as mecânicas das lutas para bloquear no momento correto
Comida e Pedra Mundus
É necessário que você utilize a comida descrita aqui, existem outras comidas similares (com o mesmo efeito), só que com nomes diferentes, todas podem ser adquiridas dos Vendedores de Guilda (Guild Traders) do jogo, lista aqui.
- Xaréu Massudo com Molho de Melão (Longfin Pasty with Melon Sauce)
- Essa comida irá te conceder os três recursos do jogo, muito necessário aos tanques
- O Atronaca (The Atronach)
Utilize essa Pedra Mundus (Mundus Stone), que pode ter seu bônus adquirido ao interagir com a pedra nessas localizações, ela te dará muita recuperação de mágicka para acessar essas regiões realize uma viagem rápida até algum jogador aliado (na lista de amigos ou guildas). Obs: No geral, tanques não utilizam regeneração de vigor alta, pois quando você bloqueia sua regeneração é zerada.
Equipamentos
Existe uma gama gigantesca de equipamentos necessários aos tanques do jogo, então irei colocar na ordem os conjuntos mais fáceis de conseguir, até os mais complicados. Isso não significa que o mais complicados sejam melhores, tudo irá depender da luta e da situação, sendo cada conjunto necessário em um momento. Outros conjuntos também são possíveis, o jogo te dá uma liberdade muito grande.
As 3 combinações mais utilizadas são as seguintes:
- Torug + (Ébano) Ebon
- (Doutor da Praga) Plague Doctor + (Ébano) Ebon
- Torug + Alkosh
A combinação 1 é a mais fácil de conseguir do jogo, pode ter as partes do corpo fabricadas em estações no jogo, enquanto o Ébano pode ser conseguido na masmorra Cripta dos Corações I ou II. É uma combinação balanceada, usual na maioria das situações e conteúdos.
A combinação 2 é um pouco mais chata de ser conseguida pois envolve o conjunto do Doutor da Praga, que pode ser conseguido no mapa de Deshaan ou comprado nos Mercadores de Guilda. É recomendada para conteúdos onde o tanque precisa de MUITA sobrevivência, ficando com uma poça de Saúde de mais de 50mil.
A combinação 3 é bem mais complicada de ser conseguida, pois o conjunto do Alkosh só é conseguido na Trial Mandíbula de Lorkhaj (Maw of Lorkhaj) da DLC Guilda dos Ladrões, sendo suas jóias e armas conseguidas somente de baús e nas lutas do último chefe. É considerado o supra sumo do ‘debuf’, onde o tanque consegue remover muita resistência dos inimigos, tornando eles fáceis de serem mortos.
Em seguida os Conjuntos Monstro:
- Prole de Sangue (Blood Spawn) – Concede Resistência e uma grande geração de Supremo (Ultimate)
- Lorde Carcereiro (Lord Warden) – Aumenta e muito a Resistência do Tanque e do grupo
- Poderoso Chuldan (Mighty Chuldan) – Aumenta a Resistência e Saúde somente do tanque
- Grumoterra (Earthgore) – Auxilia na cura do tanque e do grupo
A utilização dos conjuntos monstro vai de gosto e depende da luta, é importante possuir todos esses conjuntos.
Abaixo a tabela padrão que pode ser aplicada a todos as 3 combinações citadas acima:
PEÇA | TIPO | CONJUNTO | TRAÇO | GLIFO |
Cabeça | Pesado | Conjunto Monstro (sua escolha) | Maciço (Sturdy) | Três Recursos |
Ombro | Pesado | Conjunto Monstro (sua escolha) | Maciço (Sturdy) | Max Saúde |
Peito | Pesado | Armamento de Ébano | Maciço (Sturdy) | Três Recursos |
Calça | Pesado | Armamento de Ébano | Maciço (Sturdy) | Três Recursos |
Luvas | Médio ou Pesado | Pacto de Torug | Maciço (Sturdy) | Max Saúde |
Botas | Pesado | Pacto de Torug | Maciço (Sturdy) | Max Saúde |
Cinto | Leve ou Pesado | Pacto de Torug | Maciço (Sturdy) | Max Saúde |
Arma Primária | Arma e Escudo | Pacto de Torug | Infundido (Infused) (ambos) | Esmagador (Crushing) Max Saúde |
Segunda Arma | Arma e Escudo ou Cajado de Gelo |
Pacto de Torug | Infundido (Infused) | Esmagador (Crushing) |
Joias | Armamento de Ébano | Veja abaixo | 1 Recuperação Mágicka e 2 Shield-play |
IMPORTANTE: Os encantamentos podem variar de acordo com a quantidade de seus atributos e sua raça, alguns tanques usam encantamentos de Três Recursos em todo o conjunto, o ideal é ficar com valores próximos ao seguintes:
- Pelo menos 36mil de Saúde
- 15mil de Mágicka
- 18~20mil de Vigor
Para chegar nesses valores, você pode ajustar seus atributos e encantamentos de acordo com sua raça.
Lembre-se: Você precisa ter mais vigor do que mágicka, pois o seu recurso recuperado através de sinergias deve ser sempre o vigor, necessário na mitigação do bloqueio com escudo.
Quais Traço utilizar nas Joias?
Essa resposta irá depender se você possui o capítulo do Summerset, se não possui é claro que ficará dependendo dos traços básicos do jogo, como Robusto e Saudável. Caso você possua o capítulo, a ideia muda de figura, o ideal é que você utilize uma das combinações abaixo:
Melhor na maioria das situações:
- 1 Infundido – Recuperação Mágicka
- 2 Triuno – Shield-play
Uma opção, caso você não precise de tanta Recuperação Mágicka:
- 3 Triuno – (mesmos encantamentos da tabela)
Melhor para grupos grandes em alguns conteúdos, onde o tanque tem muito auxílio de recursos dos curandeiros:
- 1 Infundido – Recuperação Mágicka
- 2 Harmonia – Shield-play
Por que utilizar o Cajado de Gelo?
Esse é um ponto bastante discutido entre muitos jogadores. Alguns tanques conhecidos, como Inigo, famoso por possuir as conquistas mais difíceis do jogo, além de uma das guildas mais aclamada do PvE, e Liofas por ser representante de classe junto à empresa, defendem o uso do Cajado de Gelo. Esse cajado por sua vez, possui diversas funcionalidades em diversos momentos, como:
- A utilização de Bloqueio Elemental que consegue manter um tempo ativo eficaz do encantamento, que quando aplicado junto ao encantamento da barra principal, concede 100% de aproveitamento nas lutas, em Trials ou masmorras.
- Utilização da habilidade de Sorvedouro Elemental (Elemental Drain), quando o time não possuir um curandeiro, aumentando o sustento de mágicka dos causadores de dano em masmorras.
- Utilização do Choque Esmagador (Crushing Shock) para interromper a mecânica de chefes distantes em diversas lutas de masmorra.
Variação de Encantamento nas Armas
Os encantamentos podem variar de acordo com o gosto do tanque:
- 2x Esmagador (Crushing) em ambas armas é uma ótima opção onde o tanque consegue lidar bem com o dano pesado que recebe e quer manter o tempo ativo da redução de armadura do inimigo, aumentando o dano que o inimigo recebe.
ou
- Esmagador (Crushing) – Barra Principal
- Enfraquecer (Weakening) – Barra Secundária, nesse caso o encantamento de Enfraquecer irá dar um pouco mais de sobrevivência ao tanque, muito usual nas masmorras mais difíceis do jogo.
Habilidades
Na maioria dos casos os tanques devem possuir um conjunto de habilidades que permita exercer funções específicas, como atrair a atenção dos inimigos, remover resistência deles, controlar grupos, entre outras que serão listadas a seguir para todas as classes:
Atrair a atenção dos inimigos:
(Pierce Armor) – Além de manter o foco do inimigo em você por um determinado tempo, remove resistência do inimigo
(Inner Rage) – Eficiente para atrair inimigos distantes, ou usar quando estiver sem Vigor
Puxar os inimigos distantes:
Todos:
(Silver Leash) – Usada por qualquer classe para puxar inimigos distantes
Cav. Dracônico:
(Unrelenting Grip) – Habilidade de baixo custo, usada para puxar inimigos distantes
‘Debuf’ dos inimigos:
Todos:
(Heroic Slash) – Usada para aplicar Corrupção Menor, reduzindo o dano que os inimigos causam em 15%
(Elemental Blockade) – Aplica lentidão nos inimigos, com chance de aplicar de causar o efeito de Congelamento
(Elemental Drain) – Reduz a resistência mágica do inimigo, provê recuperação de mágicka para seu grupo
Cav. Dracônico:
(Engulfing Flames) – Aumenta todo o dano de fogo que o inimigo recebe em 10%, aumentando em muito o dano das classes mágickas do seu time
Templário:
(Power of the Light) – Reduz a resistência do inimigo, além de conceder 10% a mais de Dano de Feitiço da passiva da árvore de Fúria da Alvorada
Lâmina Noturna:
(Dark Shades) – Aplicar Corrupção menor em área, reduzindo o dano que os inimigos causam em 15%
Controle de grupos inimigos:
Todos:
(Time Freeze) – Causa lentidão e congela um grupo de inimigos por um curto período de tempo
Cav. Dracônico:
(Choking Talons) – Prende os inimigos em torno do tanque e aplica Corrupção Menor, reduzindo o dano que os inimigos causam em 15%
Guardião:
(Gripping Shards) – Prende os inimigos em torno do tanque no chão, com uma chance de aplicar o efeito de Congelamento
Feiticeiro:
(Shattering Prison) – Prende os inimigos na frente do tanque, causando lentidão ao término do efeito
(Absorption Field) – Nega os efeitos mágicos dos inimigos na área, atordoando e provendo um pouco de cura aos aliados
‘Buff’ do grupo:
Todos:
(Aggressive Warhorn) – Aumenta os atributos de todos seus aliados na área de lançamento
Cav. Dracônico:
(Igneous Weapons) – Concede aumento de Dano de Arma e de Feitiço ao seu grupo, poupando a necessidade de poções cara em muitos momentos
Guardião:
(Northern Storm) – Provê 30% de redução de dano que você e os aliados sofrem, além de um pouco de controle de grupo
(Enchanted Growth) – Apesar de ser uma cura, essa habilidade é mais usada para aumentar a regeneração de vigor e mágicka do time, além de conceder Robustez Menor, aumentando a Saúde dos aliados em 10%
Lâmina Noturna:
(Bolstering Darkness) – Provê 30% de redução de dano que você e os aliados sofrem, além de uma sinergia de cura
Templário:
(Solar Disturbance) – Provê 30% de redução de dano que você e os aliados sofrem, além de um pouco de controle de grupo
‘Buffs’ do Tanque:
Todos:
(Absorb Magicka) – Reduz o custo de bloqueio e aumenta a mitigação, além de curar um pouco o lançador
Cav. Dracônico:
(Hardened Armor) – Aumenta a armadura do tanque, e provê um pequeno escudo de absorção (não é necessária se você usar Balance)
Guardião:
(Ice Fortress) – Aumenta a armadura do tanque e proporciona 8% de redução de dano
(Deceptive Predator) – Ativa a passiva de regeneração de recursos e provê uma pequena mitigação de dano em área
Feiticeiro:
(Bound Armaments) – Aumenta a mitigação do bloqueio
(Boundless Storm) – Aumenta a armadura do tanque (não é necessária se você usar Balance)
Lâmina Noturna:
(Mirage) – Aumenta a resistência contra dano em área e um pouco da armadura
Recuperação de recursos:
Todos:
(Balance ou Spell Symmetry) – Troca saúde por mágicka (morfe Balance apenas para Cavaleiro ou Feiticeiro)
(Energy Orb) – Recupera recursos de outros membros do time
(Deep Thoughts) – Restaura todos os recursos do lançador
Guardião:
(Bull Netch) – Provê uma grande recuperação de vigor
Feiticeiro:
(Dark Deal) – Troca mágicka por vigor e saúde
Lâmina Noturna:
(Leeching Strikes) – Provê uma grande recuperação de vigor
Templário:
(Repetance) – Recupera vigor para cada corpo de criatura morta
(Restoring Focus) – Aumenta a resistência do tanque e provê recuperação de Vigor
(Luminous Shards) – Recupera recursos do lançador quando alguém ativa a sinergia
Cura:
Todos:
(Replenishing Barrier) – Protege todo o time e recupera recursos
(Sanguine Altar ou Overflowing Altar) – Concede uma ótima sinergia de cura ao time, eficiente em grupos sem curandeiros
Cav. Dracônico:
(Green Dragon Blood) – Cura o tanque
Guardião:
(Polar Wind) – Cura o tanque e um aliado
(Lotus Blossom) – Cura o tanque ou um aliado
(Leeching Vines) – Aplica roubo de vida, auxiliando a cura do time
(Healing Thicket) – Cura o time
Lâmina Noturna:
(Dark Cloak) – Cura o tanque e reduz o dano sofrido em 8%
(Refreshing Patch) – Cura o time e aumenta a velocidade de movimento
Templário:
(Breath of Life) – Cura o tanque e um aliado
(Extended Ritual) – Provê uma cura contínua para o time
Utilitários:
Todos:
(Shield Discipline) – Bloqueia todos os golpes, eficiente quando se precisa recuperar recursos
(Crushing Shock) – Eficiente para interromper inimigos distantes
(Efficient Purge) – Utilizado em muitas lutas para remover efeitos nocivos
(Bone Surge) – Um escudo a mais para o tanque e o time
(Elusive Mist) – Utilizado para se movimentar e sobreviver em diversas mecânicas do jogo
Cav. Dracônico:
(Magma Shell) – Utilizado para sobreviver em lutas quando é foco de danos massivos
(Igneous Shields) – Provê um aumento de cura e sobrevivência do tanque e do time
Guardião:
(Shimmering Shield) – Provê uma grande recuperação de Supremo para o tanque
Feiticeiro:
(Empowered Ward) – Provê um escudo de absorção e um pouco de recuperação de mágicka
Templário:
(Blazing Shield) – Provê um escudo de absorção um pouco ofensivo
Como regra geral, pegue todas as habilidades passivas:
- Classe
- Raça
- Armadura Pesada
- Espada e Escudo
- Cajado de Destruição – Tri Focus, Elemental Focus e Ancient Knowledge
- Destemidos (Undaunted)
- Ordem Psíjica (caso possua Summerset)
Exemplos de barras usuais
Vários exemplos de barras que podem ser usadas nos mais diversos conteúdos do jogo, e claro podem ser modificadas conforme gosto do tanque.
Considerações
- Caso você utilize a habilidade do ‘Balance’ ou ‘Spell Symmetry’ para voltar recursos, você poderá trocar sua Pedra Mundus de O Atronaca para O Lorde, porém só faça isso se você confia muito no seu curandeiro, já que sua cura é reduzida quando utiliza a habilidade.
- Se não quiser utilizar o cajado de gelo, troque as habilidades por quaisquer da lista de sua preferência.
- As barras são variáveis, sendo modificadas conforme preferência e necessidade do jogador, assim como os conjuntos de itens.
Porque o vampirismo é importante?
O vampirismo é um “mal” necessário a todo tanque, mas não se preocupe, a mitigação de dano que a passiva ‘Undeath’ te proporciona, a regeneração mágicka e a Forma de Névoa compensam qualquer dano de fogo a mais que você possa sofrer, mas é claro, utilize sempre o vampirismo no máximo no estágio 3. É extremamente recomendado que você seja vampiro, pois isso te ajudará em diversas mecânicas do jogo, principalmente nas masmorras.
Mecânicas para um bom gerenciamento de recursos
Para se ter um bom gerenciamento de recursos no tanque, é necessário utilizar as habilidades nos momentos certos, isso inclui:
- Manter os buffs de regeneração de recursos sempre ativos, como Leeching Strikes, Bull Netch e Restoring Focus
- Utilizar as habilidades de ‘taunt’ (atrair atenção dos inimigos) apenas quando estiverem próximas de terminar
- Puxar apenas inimigos fortes e perigosos
- Bloquear apenas quando necessário, e para isso é necessário conhecer as mecânicas da luta
- Caso você esteja inseguro e mantenha o bloqueio ativo por muito tempo, tenha certeza de enxergar brechas na luta quem permitem você dar um Ataque Pesado
- Abuse dos Ataques Pesados nos momentos certos, apesar de habilidades de classe voltarem um pouco de recurso, certamente você precisará deles em algum momento
Característica das Classes
Cada classe possui características marcantes quanto à geração de recursos que devem ser destacadas:
- Cavaleiros geram vigor ao utilizar habilidades da árvore de Coração Terrestre, como o ‘Ignerous Shield’, além de topar os recursos quando utilizam habilidades Supremas.
- Guardiões geram vigor o tempo todo enquanto o ‘Bull Netch’ estiver ativo, o que intercalado com poções segura muito bem o recurso.
- Feiticeiros precisam utilizar o ‘Dark Deal’ juntamente com Ataques Pesados, isso topa o recurso com facilidade, porém é importante perceber que essa habilidade abre o bloqueio do lançador, então deve ser utilizada na hora certa.
- Lâminas Noturnas utilizam do ‘Leeching Strikes’, permitindo que voltem vigor com Ataques Leves e Pesados, o que dá uma maior agilidade ao tanque, que se souber utilizar, nunca precisará dar Ataques Pesados, abrindo muito pouco o bloqueio, lembre-se que essa habilidade não deve ser re-lançada antes de seu efeito terminar.
- Templários são similares aos guardiões com o ‘Restoring Focus’, porém trocam mágicka por vigor com suas lanças, além de ficarem com o sustendo infinito em lutas que morrem inimigos o tempo todo.
Pontos de Campeão
No geral os tanques devem focar em maximar a cura realizada e recebida, focar em redução de bloqueio e esquiva, além da recuperação de recursos, uma boa combinação é a seguinte:
100 – Blessed
100 – Elfborn
70 – Precise Strikes (caso utilize curas baseadas em vigor, como Resolving Vigor ou Leeching Strikes)
100 – Shadow Ward
37 – Tumbling
75 – Arcanist
58 – Tenacity
Os pontos de resistência da árvore do guerreiro variam de acordo com o conteúdo do jogo, e podem ser visto a seguir:
vAA – Ironclad 72 Spell Shield 47 Thick Skinned 66 Elemental Defender 64 Quick Recovery 11
vAS – Ironclad 81 Spell Shield 58 Thick Skinned 23 Elemental Defender 75 Quick Recovery 23
vCR – Ironclad 66 Spell Shield 32 Thick Skinned 66 Elemental Defender 64 Quick Recovery 32
vHoF – Ironclad 61 Thick Skinned 56 Hardy 56 Elemental Defender 64 Quick Recovery 23
vHRC – Ironclad 61 Thick Skinned 56 Hardy 56 Elemental Defender 64 Quick Recovery 23
vMoL – Ironclad 72 Spell Shield 38 Thick Skinned 56 Hardy 19 Elemental Defender 64 Quick Recovery 11
vSO – Ironclad 66 Thick Skinned 66 Hardy 64 Elemental Defender 49 Quick Recovery 15
Addons usuais
Existem muitos addons usuais para tanques, você poderá utilizar a função de cada um que mais gostar, ou utilizar apenas um deles, caso opte por utilizar todos, lembre-se de configurar para não haver conflitos ou muita poluição visual, os addons são os seguintes:
- Um muito utilizado que deve ser configurado da forma correta para mostrar os ‘debuffs’ e o tempo de ‘taunt’ dos inimigos é o Srendarr, cujo exemplo de como configurar pode ser visto aqui
- Outro addon muito comum para ver os ‘debuffs’ ativos nos chefes é o RaidBuffs
- Com uma proposta um pouco diferente o TauntCheck mostra o ‘taunt’ com um display mais agradável
- Outra alternativa para o ‘taunt’ muito famosa é o Untaunted
Poção
A poção largamente utilizada por tanques é a de Vigor, Mágicka e Saúde
Língua de Vaca, Aquilégia, Espinheira de Dragão (Bugloss, Columbie, Dragonthorn)
ou
Língua de Vaca, Aquilégia e Flor da Montanha (Bugloss Columbine e Mountain Flower)
ou
Aquilégia, Cardamomo do Prado e Flor da Montanha (Columbine, Lady’s Smock e Mountain Flower)
Extra: Quebrando o preconceito
Um vídeo de um brasileiro jogando de Lâmina Noturna tanque, mostrando que é sim possível “tancar” Trials com facilidade com a classe menos favorita do jogo para a função.
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Criado com contribuições de @CWWBOY, @AlexOmena, @ensirian, @Dyllah e @Alafynhow
Qualquer dúvida, sugestão ou contribuição, deixe nos comentários ou acesse o Discord.
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07/10 Atualizado para DLC Murkmire
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Os atributos devo distribuir tudo em vida?
70% stamina 30% vida
com essa build eu consigo fazer as public DG solo ? sou um Nord DK estou .
Mestre.. Frooke me tira uma duvida?
Minha build é muito parecida com essa porem minha duvida é outra.
Eu Atualmente estou 270 e deis do 160 upo como tanque fazendo diárias da guilda. Buscando pegar o 750 cp o que vc me sugere vou de tank no mesmo esquema atual ou busco uma build magica ou stamina?
te respondi no YT, meu caro 🙂 abraço
Montei o meu com plaque doctor e imperium ,e com mais umas mexidinhas ele so morre pros boss de dlc veterrana que dao hit kill , no meio do sufoco ele chega a 40k de magikal defence e 39 k de phisical defence , ta monstro kk