Como melhorar a performance do Elder Scrolls Online

Problemas com lag e ou quedas repentinas de “fps” no jogo? Esse tutorial irá te ajudar e muito. Irei ensinar como configurar seu jogo diretamente no arquivo fonte para conseguir tirar o máximo de performance e resolver problemas de travadas (stutters) durante o jogo.

Esse tutorial serve apenas para usuários de PC/Mac.

Primeiro você precisa encontrar o arquivo UserSettings.ini que fica em Documentos/Elder Scrolls Online/Live
1
Você precisa estar com seu jogo fechado (Launcher e tudo), então faça os passos seguintes:
  1. Faça um backup do arquivo, copie com outro nome, ou cole uma cópia na área de trabalho (isso é muito importante)
  2. Abra o arquivo com o Bloco de Notas, ou similar (Botão direito > Abrir com… Bloco de Notas)
  3. Você verá várias opções com vários números, mas não se preocupe, iremos direto onde precisamos

Notas importantes:

  • O que mais interfere no fps são as sombras (shadows), então se você está procurando por performance máxima, primeiro de tudo você deve desligá-las no menu do jogo
  • A mesma regra se aplica à vegetação (Grass)
  • As duas barras misteriosas nas opções gráficas: maximum particle systems e particle suppression distance, a não ser que você tenha um computador high-end, mega overpower da NASA, é recomendado (pelos próprios desenvolvedores) colocar ambas o máximo pra esquerda (pros menores valores possíveis), você não irá perder qualidade de imagem e ganhará espaço livre para ser aproveitado por outros recursos.
  • Diminua o View Distance para ~50 (o valor máximo é 100), isso também te economizará muitos fps; abaixar para (~15~25) é recomendado para áreas com performance pesada, como trials ou Cyrodiil (note que essa distância não afeta inimigos jogadores ou monstros, ela apenas influencia nos objetos, recursos de coleta e detalhes do terreno).

Vamos começar a editar o usersettings.ini agora, precione Ctrl+F (atalho para “localizar”), também pode ser o Ctrl+L (dependendo do programa), e procure pelo seguinte:

Nota: Após mudar o que vem a seguir, você deve esperar uma load screen de 2~4 minutos, porque o jogo precisará ajustar seu cachê com as mudanças – então não se preocupe, apenas aguarde o loading mais demorado.

Se deseja apenas deixar o jogo mais leve use as configurações a seguir:

  • SET PFX_SUPPRESS_DISTANCE_v2 => Troque o valor que estiver entre as aspas por 5.
  • SET PFX_GLOBAL_MAXIMUM => Troque o valor que estiver entre as aspas por 50.
  • SET MaxCoresToUse.4 “-1” => No lugar de -1 coloque o número de núcleos de processamento que sua máquina possui, caso esteja na dúvida não modifique o valor.

Se está tendo problema de travadas (stutters), tente usar os recursos adicionais:

  • SET MULTI_GPU_CHECK “1” => muda para 0 caso você não utilize várias placas de vídeo conectadas juntas, e mesmo que você utilize, isso poderá te ajudar com os stutters, porém o jogo irá trabalhar com apenas uma.
  • 2
  • SET RequestedNumWorkerThreads “-1” => esse parâmetro é enormemente responsável por stutters perto de fontes de luz em cavernas/delves, mesmo em high end desktops, coloque 0, e bam! … mágica?
  • SET RequestedNumJobThreads “-1” => se, e somente se as configurações de cima não mudarem nada, coloque 0 aqui, e você não terá stutters no ESO novamente.
  • SET GPUSmoothingFrames “10” => essa configuração melhora drasticamente seu FPS, melhorando aquelas quedas bruscas, ao invés de você cair de 60 para 10, irá cair de 60 para 50 por exemplo. – mas ela também adiciona bastante lag ao jogo (então na minha opinião ela não é boa para PvP ou PvE Endgame, como trial ou vDungeon, onde você irá querer ter poucas quedas, o valor padrão é 10, o que na minha opinião é muito, o melhor é colocar em 0 ou 1 para placas de vídeo mais simples, ou mais (mas não 10). Pode usar o 0 que ficará tudo bem.

Quer reduzir e estabilizar seu Ping? Teste grátis
Adquira com o cupom “UNIVERSOESO” e concorra a uma cópia do Summerset + DLC Wolfhunter no PC (Válido até dia 29/09/2018)

guest
24 Comentários
Recente
Antigo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Drago
Drago
8 meses atrás

tava pensando em comprar o jogo mas meu computador é 32 bits,o jogo roda mesmo assim?

Rabinson Grings
Rabinson Grings
1 ano atrás

Alguém aí tentou rodar o ESO no Steam Play com Linux???

well dias
well dias
1 ano atrás

sim, funciona muito bem. procura na internet como executar o ESO no Linux, não é complicado, basta apenas certar algumas configurações no steam.

Gangrenna
Gangrenna
2 anos atrás

Ótimo guia! Mas, Frook, isso afeta algo legalmente no ESO? Tipo, é 100% legal editar esses dados do jogo, não dá nenhum problema de tomar um ban ou coisa do tipo?

Gangrenna
Gangrenna
2 anos atrás
Reply to  Frooke

Beleza, Frooke! Deu uma melhorada boa aqui, valeu mesmo, man!

Eizenheim
Eizenheim
2 anos atrás

Fiz as alterações mas continuo com quedas bruscas de FPS 🙁 Vai de 60 pra 1 e estraga meu pvp

Romancini
Romancini
2 anos atrás

Com as alterações no settings já melhorou bem, subiu de 25~30 para 55~70 FPS, mas a alteração no RequestedNumWorkerThreads não deixou nem o jogo carregar. Será que preciso de mais? Outro item que está pesando bastante é o ping, eu jogava wow, e quando o ping estava em mais de 200ms eu nem raidava, mas no ESO tenho que conviver com 250ms com alegria rs

Wall
Wall
3 anos atrás

Pela steam não funciona assim né?

Wall
Wall
3 anos atrás
Reply to  Frooke

não achei userSettings na pasta da steam

Wall
Wall
3 anos atrás
Reply to  Frooke

fucinou como magica!!! obrigado!!

Darius
Darius
3 anos atrás

Legal o guia, parabéns!

Bruno Dalcin
Bruno Dalcin
3 anos atrás

Eu tenho uma enorme duvida, tenho problema que dependendo do addon que uso, fica aparecendo UI error, tipo um addons que uso para ver buff, toda vez que uso ou sou buffado, aparece essa tela, eu ja fiz essa parada da lua e coloquei 1024. Gostaria de saber se vc conhece alguma forma de tirar esse erro :/

Calil
Calil
3 anos atrás

Essas mudanças são válidas para Mac também?

Calil
Calil
3 anos atrás
Reply to  Frooke

Acabei de fazer as alterações. Vou testar e dou um retorno

Calil
Calil
3 anos atrás
Reply to  Calil

Bem, houve uma pequena melhora na perfomance, principalmente em Cyrodil, no entanto as “eternas loading screens” continuam, com menos frequência, mas ainda estão por aqui. Enfim, uma boa dica com alguma melhora no meu Mac

Lucas
Lucas
2 anos atrás
Reply to  Calil

Pensei q era so no meu mac, mas essas “eternas” tela de loading eh recorrente aqui. Para logar o char é demorado, direto da bug no ponteiro do mouse(ele some). Se alguem souber como consertar…