Introdução
Sorcerer é uma classe bastante forte para dano no PVE e embora tenha todo tipo de habilidade disponível há certa falta de espaço na barra por conta dos pets que são essenciais e facilitam muito o jogo mas ocupam 2 espaços em sua barra de uma vez.
Neste guia mostrarei algumas builds para funcionar na maioria dos encontros mas, para dominar a classe será importante entender bem o funcionamento das habilidades disponíveis.
Este guia é focado em um personagem híbrido que usa tanto habilidades Stamina quanto Magicka, visto que a única diferença atualmente é a quantia de skills que podem ser usadas de acordo com seus atributos. Todos os setups são capazes de causar cerca de 100k de dano com facilidade, alguns passando bastante disso e são um ótimo ponto de partida para builds endgame especializadas.
Este guia lhe auxiliará na criação de sua build para PVE focada em Trials e Dungeons, nele você encontrará todo conteúdo necessário para montar uma build completa do início ao fim. Vale lembrar que não é necessário seguir à risca este guia, o mais importante é entender o funcionamento de sua classe, de suas habilidades, de seu set e usar esse conhecimento para montar a build ideal para seu estilo de jogo, portanto tudo visto aqui é apenas uma sugestão e pode ser alterado livremente para se adequar a seu estilo de jogo.
Guia para iniciantes: Aqui você encontra uma build mais simples e fácil de seguir.
Dicionário do ESO: Caso você não esteja familiarizado com os termos usados.
Guia de Equipamentos: Aqui você encontra os melhores equipamentos para DPS.
Combinações Raças/Classes: Para ajudar na decisão de raça para sua build.
Preparando o personagem
- Dark Elf é a raça que se sai na frente seja seu personagem focado em Stamina ou em Magicka pois, além de ter excelentes bônus de dano, é uma raça híbrida que aumenta seu bônus de stamina Stamina e Magicka ao mesmo tempo.
- Khajiit é outra opção híbrida que se dá muito bem em builds de Stamina ou Magicka, é sem dúvida a melhor classe para dungeons onde há menos buffs disponíveis mas, fica um pouco atrás em trials pelo excesso de dano crítico.
- High Elf é uma opção com maior foco em Magicka mas também tem o mesmo potencial de dano do Dark Elf.
- Orc é uma opção com maior foco em Stamina com grande potencial de dano e um bom bônus de vida.
Se você escolheu Khajiit lembre-se de prestar atenção no dano crítico e ajustar sua build para os 12% de dano crítico extra de bônus da raça, se seu dano crítico estiver passando de 125% você poderá remover a estrela Backstabber dos Champion Points e substituí-la por Wrathful Strikes caso esteja usando-a ou simplesmente evitar o uso do item mítico Harpooner’s Wading Kilt.
É importante lembrar que, se sua classe oferece qualquer bônus de dano que seja, NÃO é recomendado trocar de raça, a diferença no potencial de dano entre as raças é pequena e não vale o investimento para trocar.
A partir do patch Ascending Tide, o dano das skills passou a se basear no seu maior atributo, a maior diferença entre a quantia do atributo escolhida é o número de skills que você poderá usar sem ficar sem recursos, portanto, a tática agora é escolher um atributo e focar nele, use bônus e comidas que o aumentem para ter o máximo possível, não importando se é Stamina ou Magicka, mas lembre-se que isso irá impactar quantas skills você conseguirá usar de cada atributo.
Ao escolher um atributo principal será muito importante usar encantamentos que aumentem este atributo em sua armadura, se a sua armadura é média ela virá com um encantamento de Stamina , se ela é leve ela virá com um encantamento de Magicka, se este não é o mesmo atributo no qual você está investido você terá que trocar o encantamento dela, você pode comprar o Glyph em uma Guild Store ou fazer um Glyph você mesmo para economizar dinheiro, apenas fique atento se o level do encantamento é 160, após fazer o encantamento basta clicar com o botão direito no item escolhido, clicar em “Enchant” e escolher o novo encantamento.
Foco em Magicka: (Este será usado nos próximos setups)
Foco em Stamina:
Health/Saúde não é importante nesta parte, você poderá conseguir aumentar sua Saúde de várias outras formas, portanto é melhor investir em Stamina ou Magicka para não gastar resetando atributos ou encantamentos a todo momento.
The Thief (Melhor escolha)
“Increases the Critical Strike rating by 1333″
Chance de crítico é um atributo muito forte no PVE e essa mundus stone é uma ótima forma de aumentar este atributo facilmente, portanto essa mundus é de longe a melhor escolha para qualquer personagem DPS.
The Lover
“Increases Physical and Spell Penetration by 2744″
Essa mundus stone é usada caso lhe falte muita penetração na sua build e seu grupo não tenha buffs para compensar isto, não é tão boa quanto a The Thief mas pode ser útil em algumas situações para setups usando medium armor.
The Atronach
“Increases Magicka recovery by 310″
Essa mundus stone é uma opção para personagens novos que precisam de mais recuperação de Magicka para castar skills, com o tempo o custo das habilidades irá reduzir e você terá mais recursos para melhorar sua recuperação de Magicka sem perder dano e poderá usar uma mundus focada em dano.
The Serpent
“Increases Stamina recovery by 310″
Essa mundus stone é uma opção para personagens novos que precisam de mais recuperação de Stamina para castar skills, com o tempo o custo das habilidades irá reduzir e você terá mais recursos para melhorar sua recuperação de Stamina sem perder dano e poderá usar uma mundus mais em dano.
Maiores bônus – Light armor
- Penetração – Aumenta Penetration em 939 por peça.
- Chance de crítico – Aumenta Critical rating em 219 por peça.
- Redução do custo de Magicka – Reduz o custo de habilidades de Magicka em 2% por cada peça.
- Magicka recovery: Aumenta a Magicka Recovery em 4% por cada peça.
Maiores bônus – Medium armor
- Dano crítico – Aumenta Critical Damage e Healing em 2% por peça.
- Weapon e Spell Damage – Aumenta Weapon e Spell Damage em 2% por peça.
- Redução do custo de Stamina – Reduz o custo de habilidades de Stamina em 2% por cada peça.
- Stamina recovery: Aumenta a Stamina Recovery em 4% por cada peça.
Penetração e Dano crítico, ambos estes stats tem um limite de o quanto você pode atingir, portanto o ideal é escolher um tipo de armadura e usar peças do outro tipo para cobrir uma necessidade na build ou não passar do limite de um destes stats.
- Limite de penetração: 18.200
- Limite de dano crítico: 125%
(Estes limites podem variar fora de Dungeons e Trials)
Poções
As poções serão responsáveis por recuperar recursos e ativar um buff que aumenta sua recuperação deste mesmo recurso, é importante decidir qual recurso mais importante na hora de escolher. Além disto, se você não tem uma habilidade que ative Major Sorcery (Aumenta em 20% o Spell Damage) ou Savagery (Aumenta em 20% o Weapon Damage) você poderá conseguir este buff através das poções.
Foco em Magicka e Spell Damage – Essence of Spell Power:
- Increase Spell Power: Grants major sorcery which increases your spell damage by 20% for 36.6 seconds.
- Restore Magicka: Restore 7582 magicka immediately and grants major intellect which increases your magicka recovery by 20% for 36.6 seconds.
- Spell Critical: Grants major prophecy which increases your spell critical by 2191 for 36.6 seconds.
Ingredientes:
- Lorkhan’s Tears
- Corn Flower
- Lady’s Smock
- Namira’s Rot ou Water Hyacinth
Existe também a Alliance Spell Power Draught que você encontra nos vendedores de PVP, pode sair um pouco mais barato dependendo de como estão os preços dos materiais no momento.
Foco em Stamina e Weapon Damage – Essence of Weapon Power:
- Increase Weapon Power: Grants major brutality which increases your weapon damage by 20% for 36.6 seconds.
- Restore Stamina: Restore 7582 stamina immediately and grants major endurance which increases your stamina recovery by 20% for 36.6 seconds.
- Weapon Critical: Grants major savagery which gives you 2191 weapon critical for 36.6 seconds.
Ingredientes:
- Lorkhan’s Tears
- Blessed Thistle
- Dragonthorn
- Water Hyacinth ou Wormwood
Poções podem ficar bastante caras na hora de faze-las ou comprar, então é muito importante ficar de olho no preço dos ingredientes e sempre usar os mais baratos já que você terá que fazer várias e várias poções.
O nome das poções não é importante, contanto que os bônus sejam os mesmos e elas sejam do seu nível, portanto, poções que você consegue no PVP ou em recompensas da loja de crown são as mesmas.
Encantamentos
Se você não tem outras formas de conseguir consistentemente os buffs Major Sorcery ou Savagery é importante se aproveitar do buff de sua poção, portando, de acordo com o buff de sua poção escolha entre um destes encantamentos para suas jóias:
Buff Major Sorcery:
Buff Major Savagery:
Warfare
Essa árvore de CP (Champion Points) é a mais importante para quem joga de DPS pois é onde estão as passivas de CP focadas em dano. Depois de adquirir todas as principais slotáveis você terá uma build boa o suficiente para qualquer conteúdo, após isto você pode focar em dano mágico ou defesa até conseguir pontos o suficiente para adquirir todas as passivas.
A lista abaixo está em ordem de qual você irá upar até chegar na próxima estrela, há algumas estrelas que precisam que outras estrelas sejam adquiridas antes para poder prosseguir na constelação como, por exemplo, Master at Arms que precisa de Piercing desbloqueada antes.
Nível (CP) | Estrela(s) |
120 | 20 Precision, 20 Piercing |
270 | 50 Master at Arms |
420 | 50 Deadly Aim |
570 | 50 Thaumaturge |
720 | 50 Bitting Aura |
840 | 40 Flawless Ritual |
930 | 30 War Mage |
990 | 20 Eldritch Sight (Magicka) ou Tireless Discipline (Stamina) |
1110 | 40 Battle Mastery |
1200 | 30 Mighty |
1260 | 20 Tireless Discipline (Magicka) ou Eldritch Sight (Stamina) |
1380 | 20 Elemental Aegis, 20 Hardy |
1500 | 20 Quick Recovery, 20 Preparation |
1560 | 20 Blessed |
Fitness
Essa árvore de CP é focada em resistência a dano e recuperação de recursos, ela irá aumentar bastante sua vida e sua armadura quando todas as slotáveis estiverem equipadas. A partir do momento em que você conseguir todas as habilidades importantes, invista no que mais favorece seu estilo de gameplay até completar todas as passivas.
Nível (CP) | Estrela(s) |
114 | 20 Hero’s Vigor, 10 Sprinter, 8 Hasty |
264 | 50 Boundless Vitality |
414 | 50 Fortified |
564 | 50 Siphoning Spells (Magicka) ou Bloody Renewal (Stamina) |
714 | 50 Rejuvenation |
834 | 10 Tireless Guardian, 30 Fortification |
969 | 10 Mystic Tenacity, 15 Tumbling, 20 Defiance |
Rejuvenation pode ser trocada por Sustained by Suffering para aumentar a regeneração de recursos em Trials onde você receberá vários dots e debuffs ou você também poderá usar Spirit Mastery para reviver aliados mais rapidamente, visto que normalmente é papel do DPS reviver aliados.
Craft
Craft não será listada pois praticamente todas as estrelas vão de seu gosto pessoal, nenhuma delas realmente afeta o combate, minha única recomendação seria Breakfall para reduzir dano de queda.
É muito importante manter a comida sempre ativa em Dungeons ou Trials para ter sempre uma boa quantia dos recursos importantes disponível. É importante também saber se ela é do seu nível e se todos os seus bônus são relevantes para você. A maioria das comidas são extremamente baratas, principalmente as de raridade azul, não irá custar caro mantê-las sempre ativas.
É necessário sempre escolher uma comida que aumente sua Magicka máxima se este é o atributo que você está focando, ou Stamina máxima caso seu foco seja Stamina, esse bônus no seu atributo principal irá aumentar consideravelmente o dano que você causará pois o dano das skills aumenta de acordo com a quantia do seu atributo principal. As comidas mais fortes são aquelas que aumentam o máximo possível do seu recurso principal, mas isso normalmente tem o custo de não ter outros bônus de recuperação de recurso e sem recurso não há como causar dano, portanto, é importante criar um bom balanço entre recuperação de recurso e recursos máximos.
Caso você use muitas skills de Stamina mesmo com um personagem focado em Magicka, use uma comida que aumente Stamina Recovery ou, no caso de você gastar muita Magicka, use uma comida com Magicka Recovery.
Dica: Há algumas passivas na árvore de champion points “Craft” (a verde) que aumentam a duração das comidas, e algumas passivas da profissão Provisioning que também aumentam a duração da comida.
Você pode usar este site para procurar a comida ideal: Food Recipes (UESP)
Bônus que você deve procurar: Magicka ou Stamina, Recuperação de Magicka ou Stamina, Health (Vida).
Exemplo de boas opções:
Opção ideal: Recurso máximo + Recuperação de recurso
Segunda opção: Recurso máximo + Recuperação de recurso secundário
“To morrendo muito”: Recurso máximo + Recuperação de recurso + Saúde máxima
“Sou rico”: Recurso máximo + Recuperação de recurso + Saúde máxima + Recuperação de saúde
Habilidades passivas necessárias para a build, caso você tenha poucos pontos no momento, foque em conseguir as habilidades essenciais e, conforme você vai conseguindo mais pontos, adquira o resto na ordem que preferir. Vale lembrar que não é preciso adquirir habilidades em armas ou armaduras que você não pretende usar.
Classe
Dark Magic | |
Unholy Knowledge | Essencial |
Blood Magic | Opcional |
Exploitation | Essencial |
Daedric Summoning | |
Rebate | Essencial |
Power Stone | Essencial |
Daedric Protection | Essencial |
Expert Summoner | Opcional |
Storm Calling | |
Todas | Essencial |
Outras
Destruction Staff | |
Todas | Essencial |
Dual Wield | |
Todas | Essencial |
Two Handed | |
Todas | Essencial |
Light Armor | |
Todas | Essencial |
Medium Armor | |
Dexterity | Essencial |
Wind Walker | Essencial |
Agility | Essencial |
Athletics | Opcional |
Assault | |
Continuous Attack | Recomendada |
Fighters Guild | |
Intimidating Presence | Recomendada |
Slayer | Essencial |
Banish the Wicked | Essencial |
Skilled Tracker | Essencial |
Mages Guild | |
Mage Adept | Essencial |
Everlasting Magic | Essencial |
Magicka Controller | Essencial |
Might of the Guild | Essencial |
Undaunted | |
Todas | Essencial |
Racial | |
Todas | Essencial |
Alchemy | |
Medicinal Use | Essencial |
Se você joga no PC, você pode ter interesse em alguns addons que vão te ajudar a medir seu progresso ou visualizar o tempo das suas habilidades. Então estarei deixando uma lista de addons interessantes para PVE.
- Combat metrics
Este addon irá lhe ajudar a medir seu progresso, nele você conseguirá ver detalhadamente o dano causado, sua chance de crítico, dano crítico máximo e mínimo dentre outras diversas estatísticas. Você pode usá-lo para ajustar sua build, corrigir problemas como dano crítico acima do máximo permitido, penetração excessiva, item faltando, mundus stone faltando e diversos outros outros possíveis problemas que se tornarão mais fáceis de identificar.
- Code’s Combat Alerts
Este addon substitui uma técnica ancestral conhecida como “usar os olhos”, ele irá te mostrar as mecânicas que estão acontecendo em várias lutas como uma notificação em sua tela e um aviso sonoro, ele também mostra golpes que os inimigos estão preparando e ajuda a acertar o tempo de desviar ou bloquear. Você pode também fazer isso simplesmente olhando para seus inimigos e conferindo se eles estão preparando um ataque, mas em situações como Trials com mais de 20 inimigos na tela isso pode ser um pouco mais difícil e este addon pode ser de maior ajuda.
- Hodor Reflexes
Este addon é essencial para jogadores de PC que estão focados em Trials, nele é possível compartilhar diversas estatísticas com seu grupo, como dano, tempo para usar ultimate, checar se está todo mundo pronto e etc.
- Action duration reminder
Este addon irá mostrar o tempo restante para acabar o efeito de suas habilidades, muito importante caso você faça uma rotação dinâmica, re-aplicando suas habilidades no momento que estão prestes a acabar.
O jogo base atualmente tem uma opção similar a este addon nas opções de combate, onde você pode exibir o tempo das habilidades, mas esse addon ainda é um pouco mais preciso e mais configurável.
Builds
Este é um setup mais seguro focado em dano a distância, o potencial de dano é menor mas o risco usando este setup é mínimo, você terá um shield muito forte e os pets sempre causando dano por ti.
Atributos
Comida
Poção
Equipamento
Set principal
(Peças Light armor no corpo)
- (Alternativa Light armor 1) Bahsei’s Mania – Tem o maior potencial de dano entre todos os sets de light armor atualmente mas é bastante arriscado para se usar caso queira extrair o máximo de seu potencial.
- (Alternativa Light armor 2) Mantle of Siroria – A sua condição é mais simples de se manter mas sua movimentação será limitada caso queira se manter com o buff, é menos arriscado que o Bahsei’s já que em lutas pouco movimentadas basta esquipar o set e esquecer.
- (Alternativa Light armor Outros) Burning Spellweave, Mother Sorrow ou False God – Nenhum destes sets tem requisitos complicados de se manter e são capazes de se desempenhar muito bem em diversas situações.
Set secundário
(Armas principais e Jóias)
- (Alternativa Medium armor 1) Tzogvins – Esse set é bastante fácil de se manter ativo mas o buff final dele é o mesmo buff da skill Barbed Trap, então é melhor em um setup que não usa essa skill, ele também te dará um pouco de penetração então leve isto em consideração ao montar seu setup.
- (Alternativa Medium armor 2) Kinra’s Wrath – Esse set oferece um ótimo bônus de dano e um buff para seus aliados, é um dos melhores sets no game atualmente.
- (Alternativa Medium armor outros) Arms of Relequen, Pillar of Nirn – São todos alternativas válidas para se usar na barra primária também.
Arma secundária
- Maelstrom’s Inferno Staff – A escolha básica para personagens que querem atacar a distância, irá fortelecer a skill Untable Wall of Elements fazendo seus light attack causarem mais dano.
Item mítico
- (Alternativa 1) Death Dealer’s Fete – A alternativa mais segura, excelente para todo tipo de conteúdo, irá aumentar todos os atributos incluindo vida, não é a melhor opção para dano mas é muito forte e irá ajudar com sua sobrevivência e gerenciamento de recursos.
- (Alternativa 2) Harpooner’s Wading Kilt – Puramente dedicado a dano, irá aumentar sua chance e seu dano crítico mas ao receber um ataque você perderá os stacks, o que acaba limitando sua utilidade em algumas lutas. É excelente para lutas onde ele funciona mas não é uma opção tão interessante quanto o Death Dealer’s Fete no geral.
1 Peça Monster set
Este set é usado apenas pelo seu bônus de 1 peça, ele serve para preencher espaços na build e cobrir alguma necessidade seja penetração, chance de crítico ou algum outro ponto fraco.
- Slimecraw – Usado para aumentar a chance de crítico em builds onde sobra algum espaço de set.
- Valkyn Skoria – Usado para builds onde falta penetração para atingir o mínimo necessário.
(Opcional) Monster Set
Se você não tem um item mítico ou prefere usar um monster set completo, estes são os mais indicados:
- Stormfist – Excelente dano e fácil de se usar, basta equipar e esqucer.
- Kjalnar’s – Dano superior ao Stormfist mas apenas 1 pessoa pode usar por time. Na dúvida vá de Stormfist.
Barra de Skills
Pré-buff: (Antes de começar a luta)
– – –
(Não use light attack no pré-buff para não começar a luta antes da hora)
Ordem de prioridade das habilidades:
> > > > > >
quando você usa uma habilidade de magicka essa habilidade tem 35% de chance de gerar um “proc” que faz ela virar uma habilidade instantânea que causa mais dano, é prioridade da rotação usar este proc sempre que disponível.
só é usada uma vez antes de começar a luta já que seu buff não é muito importante e só funciona enquanto o inimigo tem mais de 50% de vida.
Outras opções:
pode ser substituído por , como spamável você poderá usar a todo momento mesmo que o proc não esteja ativo, mas a rotação ficará mais difícil e você deverá trocar o set Tzogvins, de preferência por Kinra’s Wrath.
pode ser substituída por para causar maior dano em área a distância ou, você pode substitui-la por qualquer outra habilidade de sua preferência caso não precise de escudo para se manter vivo.
Esse setup é focado em dano máximo e usa de uma mistura de Magicka e Stamina em suas habilidades, para facilitar a troca entre builds o foco será magicka.
Atributos
Comida
Poção
Equipamento
Set principal
(Peças Medium armor no corpo)
- (Alternativa Medium armor 1) Arms of Relequen – Este é um dos sets mais fortes do jogo atualmente mas não te ajudará com dano em área já que seu bônus se aplica apenas para 1 alvo por vez.
- (Alternativa Medium armor 2) Pillar of Nirn – Forte e confiável, muito fácil de manter o buff ativo mas sua área de efeito é bem pequena.
Caso prefira usar light armor:
- (Alternativa Light armor 1) Bahsei’s Mania – Tem o maior potencial de dano entre todos os sets de light armor atualmente mas é bastante arriscado para se usar caso queira extrair o máximo de seu potencial.
- (Alternativa Light armor 2) Mantle of Siroria – A sua condição é mais simples de se manter mas sua movimentação será limitada caso queira se manter com o buff, é menos arriscado que o Bahsei’s já que em lutas pouco movimentadas basta esquipar o set e esquecer.
- (Alternativa Light armor Outros) Burning Spellweave, Mother Sorrow ou False God – Nenhum destes sets tem requisitos complicados de se manter e são capazes de se desempenhar muito bem em diversas situações.
Set secundário
(Armas principais e Jóias)
- (Alternativa Medium armor 1) Kinra’s Wrath – Esse set oferece um ótimo bônus de dano e um buff para seus aliados, é um dos melhores sets no game atualmente.
- (Alternativa Medium armor 2) Tzogvins – Esse set é bastante fácil de se manter ativo mas o buff final dele é o mesmo buff da skill Barbed Trap, então é melhor em um setup que não usa essa skill, ele também te dará um pouco de penetração então leve isto em consideração ao montar seu setup.
- (Alternativa Medium armor outros) Arms of Relequen, Pillar of Nirn – São todos alternativas válidas para se usar na barra primária também.
Arma secundária
- Maelstrom’s Inferno Staff – A escolha básica para personagens que querem atacar a distância, irá fortelecer a skill Untable Wall of Elements fazendo seus light attack causarem mais dano.
Item mítico
- (Alternativa 1) Death Dealer’s Fete – A alternativa mais segura, excelente para todo tipo de conteúdo, irá aumentar todos os atributos incluindo vida, não é a melhor opção para dano mas é muito forte e irá ajudar com sua sobrevivência e gerenciamento de recursos.
- (Alternativa 2) Harpooner’s Wading Kilt – Puramente dedicado a dano, irá aumentar sua chance e seu dano crítico mas ao receber um ataque você perderá os stacks, o que acaba limitando sua utilidade em algumas lutas. É excelente para lutas onde ele funciona mas não é uma opção tão interessante quanto o Death Dealer’s Fete no geral.
1 Peça Monster set
Este set é usado apenas pelo seu bônus de 1 peça, ele serve para preencher espaços na build e cobrir alguma necessidade seja penetração, chance de crítico ou algum outro ponto fraco.
- Slimecraw – Usado para aumentar a chance de crítico em builds onde sobra algum espaço de set.
- Valkyn Skoria – Usado para builds onde falta penetração para atingir o mínimo necessário.
(Opcional) Monster Set
Se você não tem um item mítico ou prefere usar um monster set completo, estes são os mais indicados:
- Stormfist – Excelente dano e fácil de se usar, basta equipar e esqucer.
- Kjalnar’s – Dano superior ao Stormfist mas apenas 1 pessoa pode usar por time. Na dúvida vá de Stormfist.
Barra de Skills
Pré-buff: (Antes de começar a luta)
– – – – – >
(Não use light attack no pré-buff para não começar a luta antes da hora)
Ordem de prioridade das habilidades:
> > > > > > > > >
quando você usa uma habilidade de magicka essa habilidade tem 35% de chance de gerar um “proc” que faz ela virar uma habilidade instantânea que causa mais dano, é prioridade da rotação usar este proc sempre que disponível.
só é usada uma vez antes de começar a luta já que seu buff não é muito importante e só funciona enquanto o inimigo tem mais de 50% de vida.
Rotação
Rotações dinâmicas podem parecer assustadoras para quem está começando mas são, na realidade, muito mais fáceis do que rotações estáticas. As rotações dinâmica são melhores pois se adaptam mais facilmente a todo tipo de conteúdo, você não precisa decorar sequências de habilidades enormes, e você conseguirá fazê-las em qualquer classe com pouco treino ao entender bem seu funcionamento.
A primeira coisa que você deve aprender nas rotações dinâmicas é observar o tempo de duração das habilidades, um dos principais fatores que afetarão o dano que você causa é quanto tempo você consegue manter uma habilidade ativa na luta sem desperdiçar tempo e recursos usando ela antes da hora, o que você deve fazer é ativar a opção exibida na imagem abaixo:
(Funciona para todas as builds, a imagem acima é apenas um exemplo)
O resultado deve ser o mesmo da imagem acima, mostrando quantos segundos restam de cada habilidade e na barra secundárias uma barra que também representa o tempo que resta, dessa forma você conseguirá ver o tempo exato que a habilidade irá durar e terá controle total de quando usá-las, quanto menor o tempo que você leva para reativar habilidades que acabaram, maior o dano que você causará com elas sem desperdiçar recursos ou oportunidades para ataques mais fortes.
A segunda coisa que você deve entender é a prioridade de cada habilidade, essa prioridade pode ser definida de várias formas diferentes, uma habilidade pode ser mais importante pois causa mais dano ou porque aplica um buff ou um debuff muito forte ou outra habilidade pode ser mais importante por causar dano em inimigos com vida baixa e etc… Você precisará entender bem o funcionamento de cada habilidade que você usar. A prioridade das habilidades varia muito de acordo com a classe e é muito importante entender o porquê da prioridade de cada habilidade.
A última coisa que você precisa ter em mente é uma versão mais simples da sua rotação, isso será usado quando você está muito ocupado com as mecânicas de uma luta e não tem tanto tempo pra olhar sua barra de habilidades, para que isso funcione bem você deve lembrar bem onde ficam suas habilidades mais importantes, ao menos duas delas e uma spamável para usar sem pensar muito na rotação. Quanto mais experiência você tiver com seu personagem, maior domínio você terá da classe e das mecânicas de lutas e cada vez menor será sua dificuldade pra manter a rotação em situações difíceis.
Uma dica pessoal é sempre deixar suas habilidades mais importantes nos mesmos slots em qualquer personagem ou build, como no meu caso, sempre uso spamáveis no terceiro slot, sempre uso curas ou escudos no quarto slot, sempre uso habilidades com longa duração e habilidades que não são ativamente usadas no quinto slot, já os primeiros 3 slots da barra secundárias sempre ficam as habilidades que tem duração parecida.
Para incrementar sua build
Com a recente hibridização dos sets no ESO, o número de sets viáveis para sua build cresceu bastante, tanto que não seria prático citar todos os sets úteis para cada build neste guia, portanto, foi criado um guia separado onde você pode descobrir os melhores sets atualmente, clique no link para ser levado à página do guia: Guia de Equipamentos
Da mesma forma que os sets foram afetados pela hibridização, as skills também estão sofrendo o mesmo efeito, portanto muitas skills que custam Stamina estão sendo usadas por personagens baseados em Magicka e skills de Magicka usadas em personagens baseados em Stamina , a diferença atualmente está mais em quantas delas você consegue usar na sua rotação sem acabar seus recursos. Para ter uma noção de quais são as skills mais interessantes para DPS, acesse este guia: Guia de Skills (EM BREVE)
Sobre o Autor
Oi, aqui é o Bhaygon, sou um jogador veterano no PVE do ESO totalmente focado na role de DPS onde sou experiente com todas as classes do jogo, um eterno estudante do game que está sempre em busca de aprender, sou responsável pela criação de builds onde posso repassar meu conhecimento para outros jogadores que buscam chegar mais longe no game.