Build PVE Nightblade “Executor” – Ascending Tide

Introdução

Nightblade é pessoalmente minha classe favorita, não é uma classe fácil de se jogar mas recompensa muito bem quem consegue dominá-la, pode não ser a melhor em tudo mas é a mais divertida e prazerosa de se jogar.

Este guia é focado em um personagem híbrido que usa tanto habilidades Stamina quanto Magicka, visto que a única diferença atualmente é a quantia de skills que podem ser usadas de acordo com seus atributos. Todos os setups são capazes de causar mais de 100k de dano com facilidade e são um ótimo ponto de partida para builds endgame especializadas.

Este guia lhe auxiliará na criação de sua build para PVE focada em Trials e Dungeons, nele você encontrará todo conteúdo necessário para montar uma build completa do início ao fim. Vale lembrar que não é necessário seguir à risca este guia, o mais importante é entender o funcionamento de sua classe, de suas habilidades, de seu set e usar esse conhecimento para montar a build ideal para seu estilo de jogo, portanto tudo visto aqui é apenas uma sugestão e pode ser alterado livremente para se adequar a seu estilo de jogo.

Guia para iniciantes: Aqui você encontra uma build mais simples e fácil de seguir.

Dicionário do ESO: Caso você não esteja familiarizado com os termos usados.

Guia de Equipamentos: Aqui você encontra os melhores equipamentos para DPS.

Combinações Raças/Classes: Para ajudar na decisão de raça para sua build.

Preparando o personagem

  • Dark Elf é a raça que se sai na frente seja seu personagem focado em  Stamina ou em Magicka pois, além de ter excelentes bônus de dano, é uma raça híbrida que aumenta seu bônus de stamina Stamina e Magicka ao mesmo tempo.
  • Khajiit é outra opção híbrida que se dá muito bem em builds de Stamina ou Magicka, é sem dúvida a melhor classe para dungeons onde há menos buffs disponíveis mas, fica um pouco atrás em trials pelo excesso de dano crítico.
  • High Elf é uma opção com maior foco em Magicka mas também tem o mesmo potencial de dano do Dark Elf.
  • Orc é uma opção com maior foco em Stamina com grande potencial de dano e um bom bônus de vida.

Se você escolheu Khajiit lembre-se de prestar atenção no dano crítico e ajustar sua build para os 12% de dano crítico extra de bônus da raça, se seu dano crítico estiver passando de 125% você poderá remover a estrela Backstabber dos Champion Points e substituí-la por Wrathful Strikes caso esteja usando-a ou simplesmente evitar o uso do item mítico Harpooner’s Wading Kilt.  

É importante lembrar que, se sua classe oferece qualquer bônus de dano que seja, NÃO é recomendado trocar de raça, a diferença no potencial de dano entre as raças é pequena e não vale o investimento para trocar.

A partir do patch Ascending Tide, o dano das skills passou a se basear no seu maior atributo, a maior diferença entre a quantia do atributo escolhida é o número de skills que você poderá usar sem ficar sem recursos, portanto, a tática agora é escolher um atributo e focar nele, use bônus e comidas que o aumentem para ter o máximo possível, não importando se é Stamina ou Magicka, mas lembre-se que isso irá impactar quantas skills você conseguirá usar de cada atributo.

Ao escolher um atributo principal será muito importante usar encantamentos que aumentem este atributo em sua armadura, se a sua armadura é média ela virá com um encantamento de Stamina , se ela é leve ela virá com um encantamento de Magicka, se este não é o mesmo atributo no qual você está investido você terá que trocar o encantamento dela, você pode comprar o Glyph em uma Guild Store ou fazer um Glyph você mesmo para economizar dinheiro, apenas fique atento se o level do encantamento é 160, após fazer o encantamento basta clicar com o botão direito no item escolhido, clicar em “Enchant” e escolher o novo encantamento.

Foco em Magicka: (Este será usado nos próximos setups)

 

Foco em Stamina

 

Health/Saúde não é importante nesta parte, você poderá conseguir aumentar sua Saúde de várias outras formas, portanto é melhor investir em Stamina ou Magicka para não gastar resetando atributos ou encantamentos a todo momento.

The Thief (Melhor escolha)

“Increases the Critical Strike rating by 1333″

Chance de crítico é um atributo muito forte no PVE e essa mundus stone é uma ótima forma de aumentar este atributo facilmente, portanto essa mundus é de longe a melhor escolha para qualquer personagem DPS.

The Lover

“Increases Physical and Spell Penetration by 2744″

Essa mundus stone é usada caso lhe falte muita penetração na sua build e seu grupo não tenha buffs para compensar isto, não é tão boa quanto a The Thief mas pode ser útil em algumas situações para setups usando medium armor.

The Atronach

“Increases Magicka recovery by 310″

Essa mundus stone é uma opção para personagens novos que precisam de mais recuperação de Magicka para castar skills, com o tempo o custo das habilidades irá reduzir e você terá mais recursos para melhorar sua recuperação de Magicka sem perder dano e poderá usar uma mundus focada em dano.

The Serpent

“Increases Stamina recovery by 310″

Essa mundus stone é uma opção para personagens novos que precisam de mais recuperação de Stamina para castar skills, com o tempo o custo das habilidades irá reduzir e você terá mais recursos para melhorar sua recuperação de Stamina sem perder dano e poderá usar uma mundus mais em dano.

 

Maiores bônus – Light armor

  • Penetração – Aumenta Penetration em 939 por peça.
  • Chance de crítico – Aumenta Critical rating em 219 por peça.
  • Redução do custo de Magicka – Reduz o custo de habilidades de Magicka em 2% por cada peça.
  • Magicka recovery: Aumenta a Magicka Recovery em 4% por cada peça.

Maiores bônus – Medium armor

  • Dano crítico – Aumenta Critical Damage e Healing em 2% por peça.
  • Weapon e Spell Damage – Aumenta Weapon e Spell Damage em 2% por peça.
  • Redução do custo de Stamina – Reduz o custo de habilidades de Stamina em 2% por cada peça.
  • Stamina recovery: Aumenta a Stamina Recovery em 4% por cada peça.

Penetração e Dano crítico, ambos estes stats tem um limite de o quanto você pode atingir, portanto o ideal é escolher um tipo de armadura e usar peças do outro tipo para cobrir uma necessidade na build ou não passar do limite de um destes stats.

  • Limite de penetração: 18.200 
  • Limite de dano crítico: 125%

(Estes limites podem variar fora de Dungeons e Trials)

Poções

As poções serão responsáveis por recuperar recursos e ativar um buff que aumenta sua recuperação deste mesmo recurso, é importante decidir qual recurso mais importante na hora de escolher. Além disto, se você não tem uma habilidade que ative Major Sorcery (Aumenta em 20% o Spell Damage) ou Savagery (Aumenta em 20% o Weapon Damage) você poderá conseguir este buff através das poções.

Foco em Magicka e Spell Damage – Essence of Spell Power:

  • Increase Spell Power: Grants major sorcery which increases your spell damage by 20% for 36.6 seconds.
  • Restore Magicka: Restore 7582 magicka immediately and grants major intellect which increases your magicka recovery by 20% for 36.6 seconds.
  • Spell Critical: Grants major prophecy which increases your spell critical by 2191 for 36.6 seconds.

Ingredientes:

  • Lorkhan’s Tears
  • Corn Flower
  • Lady’s Smock
  • Namira’s Rot ou Water Hyacinth

Existe também a Alliance Spell Power Draught que você encontra nos vendedores de PVP, pode sair um pouco mais barato dependendo de como estão os preços dos materiais no momento.

Foco em Stamina e Weapon Damage – Essence of Weapon Power:

  • Increase Weapon Power: Grants major brutality which increases your weapon damage by 20% for 36.6 seconds.
  • Restore Stamina: Restore 7582 stamina immediately and grants major endurance which increases your stamina recovery by 20% for 36.6 seconds.
  • Weapon Critical: Grants major savagery which gives you 2191 weapon critical for 36.6 seconds.

Ingredientes:

  • Lorkhan’s Tears
  • Blessed Thistle
  • Dragonthorn
  • Water Hyacinth ou Wormwood

Poções podem ficar bastante caras na hora de faze-las ou comprar, então é muito importante ficar de olho no preço dos ingredientes e sempre usar os mais baratos já que você terá que fazer várias e várias poções. 

O nome das poções não é importante, contanto que os bônus sejam os mesmos e elas sejam do seu nível, portanto, poções que você consegue no PVP ou em recompensas da loja de crown são as mesmas.

Encantamentos

Se você não tem outras formas de conseguir consistentemente os buffs Major Sorcery ou Savagery é importante se aproveitar do buff de sua poção, portando, de acordo com o buff de sua poção escolha entre um destes encantamentos para suas jóias:

Buff Major Sorcery:

Buff Major Savagery:

 

Warfare

Essa árvore de CP (Champion Points) é a mais importante para quem joga de DPS pois é onde estão as passivas de CP focadas em dano. Depois de adquirir todas as principais slotáveis você terá uma build boa o suficiente para qualquer conteúdo, após isto você pode focar em dano mágico ou defesa até conseguir pontos o suficiente para adquirir todas as passivas.

A lista abaixo está em ordem de qual você irá upar até chegar na próxima estrela, há algumas estrelas que precisam que outras estrelas sejam adquiridas antes para poder prosseguir na constelação como, por exemplo, Master at Arms que precisa de Piercing desbloqueada antes.

Nível (CP)Estrela(s)
12020 Precision, 20 Piercing
27050 Master at Arms
42050 Deadly Aim
57050 Thaumaturge
72050 Bitting Aura
84040 Flawless Ritual
93030 War Mage
99020 Eldritch Sight (Magicka) ou Tireless Discipline (Stamina)
111040 Battle Mastery
120030 Mighty
1260
20 Tireless Discipline (Magicka) ou Eldritch Sight (Stamina
1380
20 Elemental Aegis, 20 Hardy
150020 Quick Recovery, 20 Preparation
156020 Blessed

Fitness

Essa árvore de CP é focada em resistência a dano e recuperação de recursos, ela irá aumentar bastante sua vida e sua armadura quando todas as slotáveis estiverem equipadas. A partir do momento em que você conseguir todas as habilidades importantes, invista no que mais favorece seu estilo de gameplay até completar todas as passivas. 

Nível (CP)Estrela(s)
114
20 Hero’s Vigor, 10 Sprinter, 8 Hasty
26450 Boundless Vitality
41450 Fortified
56450 Siphoning Spells (Magicka) ou Bloody Renewal (Stamina)
71450 Rejuvenation
834
10 Tireless Guardian, 30 Fortification
969
10 Mystic Tenacity, 15 Tumbling, 20 Defiance

Rejuvenation pode ser trocada por Sustained by Suffering para aumentar a regeneração de recursos em Trials onde você receberá vários dots e debuffs ou você também poderá usar Spirit Mastery para reviver aliados mais rapidamente, visto que normalmente é papel do DPS reviver aliados.

Craft

Craft não será listada pois praticamente todas as estrelas vão de seu gosto pessoal, nenhuma delas realmente afeta o combate, minha única recomendação seria Breakfall para reduzir dano de queda.

É muito importante manter a comida sempre ativa em Dungeons ou Trials para ter sempre uma boa quantia dos recursos importantes disponível. É importante também saber se ela é do seu nível e se todos os seus bônus são relevantes para você. A maioria das comidas são extremamente baratas, principalmente as de raridade azul, não irá custar caro mantê-las sempre ativas.

É necessário sempre escolher uma comida que aumente sua Magicka máxima se este é o atributo que você está focando, ou Stamina máxima caso seu foco seja Stamina, esse bônus no seu atributo principal irá aumentar consideravelmente o dano que você causará pois o dano das skills aumenta de acordo com a quantia do seu atributo principal. As comidas mais fortes são aquelas que aumentam o máximo possível do seu recurso principal, mas isso normalmente tem o custo de não ter outros bônus de recuperação de recurso e sem recurso não há como causar dano, portanto, é importante criar um bom balanço entre recuperação de recurso e recursos máximos.

Caso você use muitas skills de Stamina mesmo com um personagem focado em Magicka, use uma comida que aumente Stamina Recovery ou, no caso de você gastar muita Magicka, use uma comida com Magicka Recovery.

Dica: Há algumas passivas na árvore de champion points “Craft” (a verde) que aumentam a duração das comidas, e algumas passivas da profissão Provisioning que também aumentam a duração da comida.

Você pode usar este site para procurar a comida ideal: Food Recipes (UESP)

Bônus que você deve procurar: Magicka ou Stamina, Recuperação de Magicka ou Stamina, Health (Vida).

Exemplo de boas opções:

Opção ideal: Recurso máximo + Recuperação de recurso

Segunda opção: Recurso máximo + Recuperação de recurso secundário

“To morrendo muito”: Recurso máximo + Recuperação de recurso + Saúde máxima

“Sou rico”: Recurso máximo + Recuperação de recurso + Saúde máxima + Recuperação de saúde

Habilidades passivas necessárias para a build, caso você tenha poucos pontos no momento, foque em conseguir as habilidades essenciais e, conforme você vai conseguindo mais pontos, adquira o resto na ordem que preferir. Vale lembrar que não é preciso adquirir habilidades em armas ou armaduras que você não pretende usar.

Classe

Assassination
TodasEssencial
Shadow
TodasEssencial
Siphoning
TodasEssencial

Outras

Destruction Staff
TodasEssencial
Dual Wield
TodasEssencial
Two Handed
TodasEssencial
Light Armor
TodasEssencial
Medium Armor
DexterityEssencial
Wind WalkerEssencial
AgilityEssencial
AthleticsOpcional
Assault
Continuous AttackRecomendada
Fighters Guild
Intimidating PresenceRecomendada
SlayerEssencial
Banish the WickedEssencial
Skilled TrackerEssencial
Mages Guild
Mage AdeptEssencial
Everlasting MagicEssencial
Magicka ControllerEssencial
Might of the GuildEssencial
Undaunted
TodasEssencial
Racial
TodasEssencial
Alchemy
Medicinal UseEssencial

Se você joga no PC, você pode ter interesse em alguns addons que vão te ajudar a medir seu progresso ou visualizar o tempo das suas habilidades. Então estarei deixando uma lista de addons interessantes para PVE.

  • Combat metrics

Este addon irá lhe ajudar a medir seu progresso, nele você conseguirá ver detalhadamente o dano causado, sua chance de crítico, dano crítico máximo e mínimo dentre outras diversas estatísticas. Você pode usá-lo para ajustar sua build, corrigir problemas como dano crítico acima do máximo permitido, penetração excessiva, item faltando, mundus stone faltando e diversos outros outros possíveis problemas que se tornarão mais fáceis de identificar.

  • Code’s Combat Alerts

Este addon substitui uma técnica ancestral conhecida como “usar os olhos”, ele irá te mostrar as mecânicas que estão acontecendo em várias lutas como uma notificação em sua tela e um aviso sonoro, ele também mostra golpes que os inimigos estão preparando e ajuda a acertar o tempo de desviar ou bloquear. Você pode também fazer isso simplesmente olhando para seus inimigos e conferindo se eles estão preparando um ataque, mas em situações como Trials com mais de 20 inimigos na tela isso pode ser um pouco mais difícil e este addon pode ser de maior ajuda.

  • Hodor Reflexes

Este addon é essencial para jogadores de PC que estão focados em Trials, nele é possível compartilhar diversas estatísticas com seu grupo, como dano, tempo para usar ultimate, checar se está todo mundo pronto e etc.

  • Action duration reminder

Este addon irá mostrar o tempo restante para acabar o efeito de suas habilidades, muito importante caso você faça uma rotação dinâmica, re-aplicando suas habilidades no momento que estão prestes a acabar.

O jogo base atualmente tem uma opção similar a este addon nas opções de combate, onde você pode exibir o tempo das habilidades, mas esse addon ainda é um pouco mais preciso e mais configurável.

Builds

Rotação

Rotações dinâmicas podem parecer assustadoras para quem está começando mas são, na realidade, muito mais fáceis do que rotações estáticas. As rotações dinâmica são melhores pois se adaptam mais facilmente a todo tipo de conteúdo, você não precisa decorar sequências de habilidades enormes, e você conseguirá fazê-las em qualquer classe com pouco treino ao entender bem seu funcionamento. 

A primeira coisa que você deve aprender nas rotações dinâmicas é observar o tempo de duração das habilidades, um dos principais fatores que afetarão o dano que você causa é quanto tempo você consegue manter uma habilidade ativa na luta sem desperdiçar tempo e recursos usando ela antes da hora, o que você deve fazer é ativar a opção exibida na imagem abaixo:

(Funciona para todas as builds, a imagem acima é apenas um exemplo)

O resultado deve ser o mesmo da imagem acima, mostrando quantos segundos restam de cada habilidade e na barra secundárias uma barra que também representa o tempo que resta, dessa forma você conseguirá ver o tempo exato que a habilidade irá durar e terá controle total de quando usá-las, quanto menor o tempo que você leva para reativar habilidades que acabaram, maior o dano que você causará com elas sem desperdiçar recursos ou oportunidades para ataques mais fortes. 

A segunda coisa que você deve entender é a prioridade de cada habilidade, essa prioridade pode ser definida de várias formas diferentes, uma habilidade pode ser mais importante pois causa mais dano ou porque aplica um buff ou um debuff muito forte ou outra habilidade pode ser mais importante por causar dano em inimigos com vida baixa e etc… Você precisará entender bem o funcionamento de cada habilidade que você usar. A prioridade das habilidades varia muito de acordo com a classe e é muito importante entender o porquê da prioridade de cada habilidade.

A última coisa que você precisa ter em mente é uma versão mais simples da sua rotação, isso será usado quando você está muito ocupado com as mecânicas de uma luta e não tem tanto tempo pra olhar sua barra de habilidades, para que isso funcione bem você deve lembrar bem onde ficam suas habilidades mais importantes, ao menos duas delas e uma spamável para usar sem pensar muito na rotação. Quanto mais experiência você tiver com seu personagem, maior domínio você terá da classe e das mecânicas de lutas e cada vez menor será sua dificuldade pra manter a rotação em situações difíceis.

Uma dica pessoal é sempre deixar suas habilidades mais importantes nos mesmos slots em qualquer personagem ou build, como no meu caso, sempre uso spamáveis no terceiro slot, sempre uso curas ou escudos no quarto slot, sempre uso habilidades com longa duração e habilidades que não são ativamente usadas no quinto slot, já os primeiros 3 slots da barra secundárias sempre ficam as habilidades que tem duração parecida.

Para incrementar sua build

Com a recente hibridização dos sets no ESO, o número de sets viáveis para sua build cresceu bastante, tanto que não seria prático citar todos os sets úteis para cada build neste guia, portanto, foi criado um guia separado onde você pode descobrir os melhores sets atualmente, clique no link para ser levado à página do guia: Guia de Equipamentos

Da mesma forma que os sets foram afetados pela hibridização, as skills também estão sofrendo o mesmo efeito, portanto muitas skills que custam Stamina estão sendo usadas por personagens baseados em Magicka e skills de Magicka usadas em personagens baseados em Stamina , a diferença atualmente está mais em quantas delas você consegue usar na sua rotação sem acabar seus recursos. Para ter uma noção de quais são as skills mais interessantes para DPS, acesse este guia: Guia de Skills (EM BREVE)

Sobre o Autor
5 1 vote
Avaliação Conteúdo
Subscribe
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments