Leia três cartas da liderança de ESO, nas quais eles comentam os aprendizados de um ano intenso e estabelecem o tom e as expectativas para 2026.
O Chefe de Estúdio da ZeniMax Online Studios, Jo Burba, o Diretor de Jogo de ESO, Nick Giacomini, e a Produtora Executiva, Susan Kath, compartilham suas reflexões sobre um desafiador 2025 e seus planos iniciais para o ano que está por vir.
Diretor de Jogo de ESO, Nick Giacomini

À medida que mais um ano em Tamriel chega ao fim, quero começar com um momento de reflexão honesta.
Este foi um ano desafiador. Embora tivéssemos grandes ambições, tropeçamos. A Muralha Retorcida não foi a experiência que queríamos entregar, nem a que os jogadores mereciam. O sistema de subclasses introduziu e evidenciou problemas de identidade de classe. Anteriormente, nos referimos a este ano como um ano de “transição”, mas sinto que não houve transição suficiente de formas realmente significativas.
Os jogadores têm nos pedido para sermos mais transparentes e nos comunicarmos melhor; para oferecer uma experiência mais recompensadora; para sermos mais empolgantes; para lidar com problemas antigos e pontos de frustração; para melhorar o combate, a identidade de classe e o PvP; e, de modo geral, para investir mais na experiência central do jogo em vez de apenas correr atrás da próxima grande novidade. Nós ouvimos vocês. Nós concordamos.
Já falamos sobre mudanças no passado, mas houve uma desconexão entre as palavras que comunicamos e o que foi lançado depois dessas comunicações. Vamos mudar isso daqui para frente. Esperamos que vocês já tenham visto o início de uma comunicação melhor da nossa parte, como o recente aprofundamento sobre a Atualização de Identidade de Classe. Este não é um objetivo temporário. Vamos focar mais no jogo base, na transparência e em ouvir e incorporar o feedback de vocês. Isso é a base do nosso trabalho e a chave para o futuro de ESO.
Já disse isso antes, mas ESO não é nada sem vocês, nossos jogadores. E acreditamos sinceramente que, ao construir este jogo junto com vocês, podemos fazer da próxima década de The Elder Scrolls Online a melhor de todas.
Sabemos que ações falam mais alto que palavras, e abordaremos muitos desses pontos com muito mais detalhes no dia 7 de janeiro, durante a nossa livestream de Revelação de 2026. Fiquem ligados.
Produtora Executiva, Susan Kath

Falamos muito sobre 2025 como um ano de transição, e grande parte disso aconteceu nos bastidores ao longo dos últimos 12 meses. Um jogo do tamanho de ESO não muda de rumo de uma hora para outra. No último ano, tivemos mudanças de liderança em todo o estúdio, reestruturamos a equipe e nossos processos de desenvolvimento, e criamos a nova estrutura de Temporadas e conteúdos, enquanto planejávamos os próximos cinco anos — ou mais — de ESO.
Após oito anos de lançamentos anuais de Capítulos, isso significa repensar praticamente tudo desde a base. Não somos estranhos ao trabalho duro, e este foi um trabalho de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa, mas a equipe está animada — todos nós estamos animados — para entrar nessa nova era.
Então, no que vamos focar agora? É disso que trata a livestream de Revelação de 2026, no dia 7 de janeiro, e mal podemos esperar para apresentar tudo a vocês e ouvir o que acham.
Temos MUITA coisa para cobrir nessa transmissão, e também daremos continuidade com posts adicionais no blog, streams e AMAs, aprofundando todos os Grandes Detalhes. Também compartilharemos mais informações nos meses seguintes sobre temas que só poderemos abordar brevemente no programa, como a introdução de modos opcionais de Dificuldade do Mundo Aberto, que oferecerão desafios e recompensas maiores.
Os principais tópicos da livestream serão:
- Temporadas — a nova abordagem para os lançamentos de ESO, que substitui o Passe de Conteúdo
- Parte dos novos conteúdos que apresentaremos ao longo das primeiras Temporadas
- Melhorias de Qualidade de Vida, mudanças em classes e combate, adições ao PvP e mudanças em eventos do jogo
- E, muito importante, como vamos conduzir tudo isso para conseguir surpreender e encantar vocês com novas adições, ao mesmo tempo em que trabalhamos para incorporar melhor suas opiniões e feedback ao lidarmos com reformulações e melhorias dos recursos centrais do jogo
Entraremos em muito mais detalhes na livestream de Revelação de 2026, então vou encerrar minha parte desta carta pedindo que se juntem a nós no dia 7 de janeiro e que continuem nos enviando suas perguntas, pensamentos e ideias. Estamos ansiosos para ouvir vocês.
Chefe de Estúdio, Jo Burba

Como esperamos que vocês já tenham começado a perceber, a comunicação com vocês é uma das primeiras coisas em ESO que está mudando, e essas mudanças não param depois do dia 7 de janeiro. Em 2026, nossa comunicação será focada no plano geral. Ela trará informações mais práticas sobre o que estaremos testando e quando, que tipo de feedback estamos buscando para ajudar a iterar, e o que está mudando com base nesse feedback.
Se você está lendo esta carta, há uma grande chance de que o que realmente te empolga seja aprender os detalhes do que estamos fazendo e depois testá-los, para que possa nos ajudar a entregar coisas divertidas para a comunidade. Podemos tentar algumas ideias malucas, e talvez nem sempre acertemos 100%, mas o que sempre queremos acertar é fazer com que vocês se sintam ouvidos — e que nossas ações provem isso.
Agradecemos o apoio de vocês todos os anos, mas especialmente neste. Com todas as mudanças de 2025 e os tropeços que vieram junto, percebemos que focar na #ESOFam nos motivou e nos lembrou do porquê todos estamos aqui: criar e jogar grandes jogos com nossos amigos.
Tenham um ótimo final de ano, e nos vemos no dia 7 de janeiro!