Introdução
Este é um guia da trial Hel Ra Citadel (HRC) que se localiza em Craglorn e é possível acessa-la ao possuir o jogo base, portanto, não é necessário ter nenhuma DLC ou expansão para poder realiza-la. Este é um conteúdo voltado para um grupo de 12 pessoas e pode ser realizado tanto no normal como no veterano.
Sobre a Trial
A Hel Ra Citadel é um conteúdo voltado para a realização de um grupo de 12 pessoas. Lá, o principal objetivo é derrotar o “The Warrior” e libertá-lo do controle da “The Serpent”. Durante o decorrer da trial, os jogadores enfrentarão os descendentes dos guerreiros Yokudanos que respondem ao Warrior.
“The Warrior and his army of old Yokuda claim the citadel of Hel Ra. Leave—and live. Trespass—and die. You have been warned.”
Informações Gerais
Para a realização dessa trial, será necessário dividir o grupo em duas equipes de seis pessoas. Quando essa divisão ocorrer, as equipes ficarão compostas por: 1 healer, 1 tank e 4 DPS. Após a conclusão do primeiro Boss, cada equipe deverá pegar um dos caminhos localizados na direita ou na esquerda. O grupo que for na parte da esquerda deverá aguardar que o grupo da direita puxe as alavancas existentes no caminho para abrir os portões que estarão fechados impedindo o caminho de quem foi para a esquerda. Portanto, para essa trial, é necessário um bom trabalho em equipe para que possam prosseguir.
Após ambos os grupos derrotarem o segundo Boss da direita e da esquerda, ambos os grupos se encontrarão e irão reagrupar para ir de encontro a última batalha.
Trash Fights Iniciais
Antes de iniciarem as primeiras trash fights, a equipe deverá agrupar na ponte. Recomenda-se que todos estejam com montarias para que possam correr até subir as escadas, dessa forma, os monstros serão mais lentos e a equipe deverá ter tempo de se agrupar em um único local, permitindo que tenha um dano em área maior e que os monstros sigam a equipe para um ponto de encontro especifico.
Enquanto sobem as escadas, o grupo perceberá que os monstros começarão a serem invocados a partir do chão e começarão a atacar. Para essa luta, é recomendado que os DPS tenham bastante dano em área (AoE Damage). Os tanks deverão se certificar de puxar todos os monstros para o local de encontro, permitindo uma eliminação mais rápida, já que os que ficaram mais para trás começarão a se mover mais lentamente.
Após a luta com os monstros que estavam antes das escadas, outra leva de monstros estará esperando logo em seguida. Os tanks devem se certificar de puxar todos os monstros para junta-los (stackar) e todos serem eliminados o quanto antes. Quando esse grupo de monstros morrer, serão invocados Flame Mages. Eles realizarão um ataque em que eles irão levantar seu cajado e lançar bolas de fogo nos membros do grupo, então eles deverão ser interrompidos o quanto antes para evitar o dano acumulado.
Após a finalização das trash fights iniciais, o primeiro Boss começará a vir de encontro a equipe em conjunto com 3 monstros. Caso a equipe queira, é possível andar de volta para as escadas assim que os Flame Mages forem eliminados para não iniciar a luta de forma imediata e possam trocar seus equipamentos, habilidades, etc.
Primeiro Boss: Ra Kotu
Enquanto o Main Tank deverá ter o aggro do Ra Kotu, o Off Tank deverá ter o aggro dos três outros monstros. Ele deverá posicionar os monstros de forma que ele fique em próximo do Boss principal, mas sem encarar os DPS e healers, pois eles possuem um ataque em área.
Mecânica: Whirlwind
Durante a luta, o Ra Kotu fará com que pequenos tornados sigam pessoas aleatórias do grupo e causem um dano em área para o alvo a estar sendo seguido e os que estiverem próximos a ela. Caso seja percebido que a cura do healer não está segurando o dano, é recomendado que a pessoa mova-se de forma que não saia da área de cura, mas o suficiente para evitar o tanto de dano causado. Essa área de dano seguirá o jogador por um tempo, mas, caso fique se movendo e não ficando em cima, ela poderá trocar de alvo e agir da mesma forma com outra pessoa.
Mecânica: Arremesso de Espadas
O Ra Kotu irá jogar as suas espadas a partir da sua diagonal, gerando quatro áreas de dano. Como o grupo deverá estar posicionado nas costas do Boss, esse ataque não deverá ser um problema, já que as pessoas não seriam atingidas.
Mecânica: Ataque Giratório
A partir de 30%, Ra Kotu começará a canalizar ataques giratórios que tem dano em área, então todos os DPS e Healers deverão se afastar do Boss quando isso acontecer. Esse ataque giratório causa MUITO DANO, então deve-se ficar muito atento.
Quando essa porcentagem for atingida, ele poderá realizar essa mecânica em outros momentos, então deve-se ficar atento para quando isso acontecer e evitar ficar na área. O Tank e healer devem ficar atentos para o grande dano que virá, onde ambos deverão manter as suas defesas e fontes de cura para que tudo fique bem.
Divisão de Grupos
A partir de agora, o grupo irá se dividir em duas equipes de seis, em que deverá ser dividido da seguinte forma:
- Grupo da Direita: 1 Off Tank, 1 Healer e 4 DPS
- Grupo da Esquerda: 1 Main Tank, 1 Healer e 4 DPS
É recomendado que o grupo da direita possua alguma habilidade para interromper ou que o tank se responsabilize por isso utilizando o bash.
Equipe da Direita – Trash Fight
A equipe da direita precisará aguardar que todos os seis membros da equipe da esquerda entrem no portão para que o caminho seja liberado. Assim que a porta do lado direito for aberta, existirá uma pequena leva de monstros que precisarão ser eliminados. Ao finalizar, deve-se subir as escadas e localizar onde estará localizada uma alavanca que precisará ser ativa para liberar a passagem do outro grupo. Além dela, também existirão outras levas de monstros e mais uma alavanca ao decorrer do caminho subindo as escadas que abrirá o outro portão e permitirá a passagem do outro grupo.
Ao abrir as duas alavancas iniciais e subir as escadas, virá a leva de monstros que é um pouco mais pesada. Além dos monstros usuais que estavam aparecendo, existirão duas gargulas. Deve-se ficar atento aos ataques das gárgulas e o tank precisa posiciona-las de costas para a sua equipe. Elas possuem um ataque que formam um cone enorme e irão petrificar todos que estiverem na área. Outro ataque perigoso para aquele que estiverem próximos é quando as gárgulas começam a golpear o chão e causar muito dano, então é recomendado ficar fora da área e atacar a distância.
Ao finalizar essa trash fight, o grupo irá de encontro a luta contra o segundo boss do lado direito que aparecerá após uma pequena leva de monstros.
Segundo Boss da Direita – Yokeda Kai
A partir de agora, o grupo da direita irá lidar com o seu segundo boss, o Yokeda Kai. Para esta luta é necessário ter reações rápidas e interrompe-lo quando necessário.
Mecânica: Dividir
O Boss irá se dividir em várias cópias e os jogadores precisarão atacar o alvo correto. Para identificar o alvo correto, os jogadores notarão que as cópias falsas tomarão muito mais dano que o verdadeiro, então, após identificar qual é o verdadeiro, é recomendado avisar a equipe para que todos foquem o mesmo alvo.
Atualmente, caso o jogador tenha habilitado a opção de ver a barra de vida em cima do alvo, o verdadeiro boss terá a sua barra de vida aparecendo, enquanto as cópias falsas não terão, o que torna mais simples de encontrar o foco ideal. Além disso, os pets costumam sempre focar o verdadeiro boss, então os jogadores podem segui-los e focar o alvo que eles estão atacando.
Ao decorrer do tempo, as cópias irão se desfazer e sobrará apenas o verdadeiro.
Mecânica: Meteoro
O Boss irá fazer com que um meteoro caia em algum jogador do grupo. É recomendado que o jogador blocke o meteoro ao invés de tentar dar roll dodge ou andar para fora, dependendo da situação. Isso tornará o ato de defesa mais rápido e fácil, permitindo que a mecânica não cause tanto dano.
Caso o dano não seja evitado ou mitigado, os jogadores na área que o meteoro cairá tomarão muito dano e, possivelmente, morrerão.
Mecânica: Ataque de Fogo
Da mesma forma que os Flame Mages iniciais, esse Boss também possui um ataque similar. Ele levantará seu cajado e começará a canalizar. Enquanto canaliza, bolas de fogo são arremessadas nos jogadores da equipe. Para evitar esse dano, é necessário interrompe-lo com bash ou alguma habilidade de interromper.
OBS: Da mesma forma que o boss principal, as cópias também possuem a mesma mecânica e precisam ser interrompidas assim que possível, pois isso causará um dano considerável no grupo.
Mecânica: Explosão
Eventualmente durante a luta o Boss irá conjurar uma área de explosão a partir de si próprio. As pessoas dentro dessa área precisarão blockar ou tomarão muito dano e poderão morrer.
OBS: Ao derrotar o Boss, a equipe precisará aguardar até que o grupo da esquerda tenha finalizado o seu Boss para que ambos possam puxar as alavancas presentes próximas as portas e liberar a passagem que vai levar ao caminho que permitirá o grupo se unir novamente.
Equipe da Esquerda – Trash Fight
Quando acontecer dos seis integrantes do grupo da esquerda entrarem no portão, o portão da direita abrirá, então é importante que todos entrem juntos para que cada equipe possam seguir pelo seu caminho.
Assim que entrarem no portão, perceberão que a passagem adiante estará fechada. Todos precisarão aguardar até que a equipe da direita abra a passagem para que possam seguir adiante. Enquanto a passagem não for aberta, pequenos monstros começarão a aparecer. Uma vez que a passagem for aberta, pode-se ignorar os monstros e seguir adiante.
A dica aqui é matar todos os mobs e deixar apenas um vivo, e segurar ele vivo até que o outro time libere a passagem, isso impedirá que mais mobs surjam.
Tome cuidado também com os gárgulas e sua habilidade em área, quando ele começar a bater no chão, apenas o tank deve permanecer naquela área. A gárgula deve ser segurada de costas para o time também, pois ela lança uma habilidade conal que fossiliza os aliados, você pode sair deste efeito com um Break Free.
OBS: Isso vale para os dois portões que terão adiante.
Após a passagem dos dois portões, os jogadores passarão por uma trash fight, onde aparecerão Fire Mages que devem ser interrompidos sempre, além dos Destroyers que por vezes colocam um círculo vermelho no pé de algum jogador, este jogador deve sair rapidamente do meio do time, pois este círculo explode e causa um alto dano, com capacidade para matar aliados que não estejam bloqueando. Assim, quem for afetado pela mecânica deve se afastar e bloquear.
OBS: Ao derrotar o Boss, a equipe precisará aguardar até que o grupo da esquerda tenha finalizado o seu Boss para que ambos possam puxar as alavancas presentes próximas as portas e liberar a passagem que vai levar ao caminho que permitirá o grupo se unir novamente.
Segundo Boss da Direita – Yokeda Rok’dun
O segundo chefe da direita possui mecânicas bem simples descritas a seguir:
Adds Welwa
Durante toda a luta aparecerão Welwas que devem ser atraídos para longe do boss Yokeda Rok’dun, o tank não precisa se preocupar com o boss e ele pode ser ignorado, ele deve cuidar apenas dos Welwas e atrair eles para longe. Todos os DPS devem se focar unicamente no Yokeda Rok’dun. Por sua vez, os healers devem dividir sua atenção entre o Tank e os DPS. Depois de algum tempo o Welwa ficará em modo de fúria e irá ficar maior e vermelho, neste momento o tank deve rapidamente levar ele para perto do Yokeda Rok’dun para que ele sofra o dano em área causado pelos jogadores e morra.
Círculo de Fogo
Em alguns momentos o boss irá colocar um círculo de fogo no chão, basta sair dele para evitar seu dano.
Adds antes do último boss
Neste momento seu grupo deve se reagrupar antes de qualquer coisa, geralmente o time de baixo termina antes do time que está em cima, então eles devem aguardar.
Nesta luta teremos a presença marcante das Gárgulas e Fire Mages. Há um chifre “Warhorn” perto do abismo e este pode ser tocado para se ganhar uma conquista, porém se você fizer isso, todas as criaturas correrão para cima do seu time.
Existem duas formas de lidar com esta luta, a forma rápida e a forma segura:
A forma segura é puxar os mobs em ondas, dessa forma eles virão aos poucos e as gárgulas que ficam mais atrás só virão depois de algum tempo.
A outra maneira é o time todo puxar a luta para o meio da escada, onde é possível jogar “Destro Ults” para queimar todos os mobs de uma vez, enquanto o tank tenta manter as gárgulas no pé da escada para que não tenham acesso ao time, uma boa opção neste momento é usar a “Nova” do templar para reduzir o dano que seu time recebe neste momento. Desde que os healers foquem uma boa cura em área e as gárgulas estejam bem posicionadas, a investida dará certo.
Último Boss – The Warrior
Ao passar pela porta você encontrará um enorme corredor que te levará ao último chefe, conhecido como “O Guerreiro” por se tratar da manifestação física da constelação. As mecânicas explicadas aqui dizem respeito ao “Hard Mode”, a versão normal é bem simples e não requer tanto detalhamento, sendo apenas uma versão mais simplificada do modo hard.
Ao entrar na sala você verá várias estátuas e um local com água, evite pisar nesta água, pois isso iniciará a luta. Algumas pessoas gostam de passar pelos cantos da salas e coletar os itens nos baús antes da luta começar.
Preste atenção que na esquerda do chefe você verá um círculo amarelo e a direita um círculo azul, o amarelo te dá recuperação de vida, sendo inútil, o azul te dá dano, no modo normal, basta o grupo ficar em cima deste círculo e o tank ficar na borda com o chefe enquanto os DPS bloqueiam sempre as mecânicas em área, ficando atento somente ao Starfall, uma fase que será explicada a diante.
Para o “Hard Mode” as estátuas na entrada da sala devem ser destruídas.
Para entendimento melhor desta luta é recomendado assistir o vídeo após os 7min:
Destruição das Gárgulas
O posicionamento do time é a chave essencial para esta luta, pois através do posicionamento será possível matar a maior quantidade possível de Gárgulas, que é o segredo aqui. Certifique-se de posicionar o seu time em linha logo atrás de uma das gárgulas e o tank posiciona o boss logo a frente da linha, de forma que ele fique de costas para o time.
- O guerreiro irá jogar seu escudo em um dos jogadores aleatórios em uma linha reta, esta mecânica é o que irá destruir as gárgulas, por isso os jogadores devem estar todos enfileirados atrás de uma delas, para garantir que o escudo vá na direção certa. No momento que esta mecânica acontecer o ideal é que o time bloqueie a mecânica para não morrer.
- Isso deve ser feito logo no início da luta e você deve destruir o máximo de gárgulas possível.
- As gárgulas que não forem destruídas irão aparecer mais tarde na luta, e o time terá que matar elas do jeito normal, o que pode ser um inconveniente dependendo do momento que isso acontecer.
- Caso isto aconteça o time deve todo focar na gárgula neste momento, o ideal é que algum Sorcerer jogue um Negate na gárgula quando ela começar a bater no chão.
Fossilize
Alguns jogadores em momentos aleatórios serão fossilizados, se isto acontecer com você NÃO use a sinergia. Se você apertar ela, você irá explodir causando um enorme dano em área, matando todos seus aliados em seu entorno. Fale com seus aliados para eles se afastarem, assim que eles se afastarem, você aperta a sinergia sem colocar os outros em risco. O Escudo do Guerreiro também é capaz de quebrar essa fossilização, então se seu time se posicionar corretamente como falado acima, o escudo sempre irá na mesma direção libertando os aliados que forem fossilizados, removendo a necessidade dos aliados se afastarem.
Logo após se posicionar em diversos pontos estratégicos (escolhidos pelo líder previamente na luta e matar o maior número possível de gárgulas (como foi explicado acima), o time deve se dirigir para o círculo azul. E o tank deve se posicionar entre ela e a plataforma central. Quando o chefe estiver com cerca de 70% da vida o círculo desaparece.
Ataque com Escudo
O guerreiro joga seu escudo em um jogador aleatório, esta mecânica deve ser bloqueada, é possível ver a animação de quando ele fará este ataque, alguns addons também são capazes de te avisar desta mecânica.
Fique atento em bloquear este ataque na ida e na volta, pois o escudo vai e volta para o guerreiro. Se você não bloquear, certamente morrerá.
O bloqueio é mais recomendado pois não atrapalha a formação da fila do time no início da luta.
Ataque Cônico
Em alguns momentos o boss irá lançar uma arma de duas mãos no chão, causando um dano massivo em área, é possível que o time fique “stackado” nesta área e aguente o dano bloqueando no momento certo, ou também é possível rolar para fora deste dano, esta escolha varia de preferência do time.
Ataque em Pulo
O Guerreiro dará um pulo em uma área e isso causará um dano massivo. O ideal é que os jogadores usem um roll dodge para deixar a área assim que possível. Este ataque sempre vai no aliado mais distante do time, desta forma é possível utilizar um Offtank, ou até mesmo um aliado que se posiciona mais distante para sempre ser o alvo desta mecânica.
Adds
Em alguns momentos aparecerão Fire Mages, o ideal é que o Offtank puxe esses adds para perto do time para que eles sejam mortos o mais rápido possível. Eles também devem ter suas mecânicas interrompidas, e serem os alvos prioritários assim que aparecerem.
Fase de Execute (35% de HP)
Quando o chefe chegar em 35% de HP começa a fase de execute.
Neste momento o chefe irá explodir, matando todos os adds que estiverem vivos. Então ele irá levantar sua “Shehai”, uma espécie de espada espiritual. Neste momento os DPS devem se espalhar pela sala em torno do boss, não devem mais ficar “stackados”.
Starfall
Este é um ataque especial do boss onde ele levanta sua espada e começa a causar um dano em área massivo, este ataque é canalizado e dura em média 5 segundos.
Neste momento os membros do grupo devem bloquear o ataque a todo momento, enquanto lançam escudos em si, os healers devem manter uma cura pesada em área, e isso só funcionará bem se os aliados estiverem bem posicionados a uma distância suficiente um do outro, porém dentro da área de cura, habilidades de mitigação de dano em área também podem ser úteis neste momento, como no caso do Deadly Cloak.
Cleave
Assim que terminar o Starfall o Guerreiro irá dar um Cleave, tenha certeza de estar um pouco longe dele, este golpe pega na frente e nas costas do chefe.
Se você fizer tudo certo até aqui, com certeza conseguirá se tornar um libertador dos herdeiros Yokuldanos! Boa sorte!
Sobre o Autor
Mestre Frooke é o dono do site e líder do projeto ESOBR. Amante da saga The Elder Scrolls e grande conhecedor do Lore, possuindo uma longa jornada em MMOs como WoW, Tibia, Diablo, entre outros. Está sempre ativo criando Builds e Guias de tudo relacionado ao ESO! Especialista na maioria das classes, especialmente em Nightblade e fã de uma boa luta. Atua como programador e é ex músico profissional.