Guia de Trial: Cloudrest

Sumário

Introdução

Esse é um guia da trial Cloudrest. É um conteúdo de grupo formado por 12 jogadores. Para ter acesso a essa trial, é necessário ter a DLC de Summerset, podendo encontrar o conteúdo no modo normal ou veterano ao ser adquirido. É possível encontrar uma carroça na cidade de Alinor que levará a pessoa até a raid. Nesse post será abordado os detalhes de mecânicas a serem executadas para completar esse conteúdo, além de sugestões de builds para serem utilizadas.


Mapa


Sobre a Trial

A Cloudrest é um conteúdo realizado por um grupo formado por 12 pessoas em que o seu principal objetivo é derrotar o chefe final: Z’Maja. Para a realização do conteúdo, é comum dividirem as lutas para que elas sejam realizadas mais facilmente, podendo ser definidas pelos famosos termos “vCR +0/+1/+2 ou +3”, que dizem respeito a quantidade de Mini Bosses que terão na luta final.

Mostrar

  • vCR + 0

A vCR + 0  diz respeito a realização do conteúdo com nenhum mini boss acompanhando o chefe final. A luta se passará com as 12 pessoas contra o Sea Sload Z’Maja, sem nenhum welkynar lutando ao seu lado, pois você os derrotou antes de enfrentar a Z’Maja.

  • vCR + 1

A vCR + 1 diz respeito a realização do conteúdo com 1 mini boss acompanhando o chefe final. Diferente do +0, a luta se passará com as 12 pessoas contra a Z’Maja e 1 welkynar lutando ao seu lado, pois você derrotou os outros dois antes de enfrentar o ultimo boss.

  • vCR + 2

A vCR + 2 diz respeito a realização do conteúdo com 2 mini bosses acompanhando o chefe final. Diferente do +1, a luta se passará com as 12 pessoas contra a Z’Maja e 2 welkynar lutando ao seu lado, pois você derrotou apenas 1 antes de enfrentar o final boss.

  • vCR + 3

A vCR + 3 diz respeito ao Hardmode da Cloudrest. Ela é a realização do conteúdo com os 3 mini bosses acompanhando o chefe final. Diferente do +2, a luta se passará com as 12 pessoas contra a Z’Maja e 3 welkynar lutando ao seu lado, pois você não derrotou nenhum deles antes da luta final.

Ao finalizar o +3, você conquistará a skin “Z’Maja’s Shadow”.

Esconder


Mecânica do Portal

Antes de entrar na Cloudrest, é importante dividir os DPS em dois grupos de 2: Grupo 1 e 2. Cada grupo será responsável em ir em cada portal que aparecerá (portal 1 e portal 2).

Durante a luta, nascerá um portal no centro da arena. Quando isso acontecer, é importante que um dos grupos formados entre no portal e seja levado para o reino das sombras. É necessário dividir o time em 2 grupos, pois não deve-se entrar duas vezes seguidas no portal. Caso o faça, a pessoa que já esteve no reino das sombras antes, morrerá.

  1. Ao entrar no portal durante a luta com os mini bosses, serão encontrados 3 cristais. Os DPS deverão quebrar os 3 cristais para revelar as lanças que serão enviadas para os que não estão no portal. Ao quebrar os cristais que contem as lanças, os cristais deixarão pequenos orbes no local que os cristais se encontravam.
  2. Os que não estão no portal verão aparecerem lanças douradas em locais aleatórios da arena. Ao encontra-las, é necessário que alguém vá até a lança e pressione o botão da sinergia para envia-la de volta ao portal.
  3. Quando as lanças forem enviadas para o portal, o DPS deverá pressionar o botão da sinergia para segurar as orbes reveladas e passar por cima das 3 lanças que foram enviadas de volta ao portal. Ao finalizar a entrega, o portal terá sido concluído.

Mini Bosses

  1. Os mini bosses presentes na Cloudrest são Welkynars com grifos que lutam ao seu lado. Ambos não podem ficar próximos um do outro, pois eles entrarão em “rage“, fazendo com que seus ataques causem muito mais dano. (É possível perceber que estão muito próximos ao ver que os dois estão com uma coloração vermelha.)
  2. Os ataques do grifo causam um efeito de sangramento muito forte no alvo atingido e precisam ser desviados ou curados.
  3. É recomendável mata-los ao mesmo tempo, pois caso um morra e o outro sobreviva, começarão a nascer tentáculos que causarão dano ao grupo.
  • Nome dos Bosses:
  1. Shade of Galenwe – Boss do gelo
  2. Shade of Relequen – Boss do raio
  3. Shade of Siroria – Boss do fogo
  4. Z’Maja – Final Boss

Boss de Gelo – Galenwe & Grifo Falarielle

  • Mecânica do Hoarfrost
  1. Durante a luta com o mini boss de gelo, o grifo libera a mecânica do “Hoarfrost”. Com essa mecânica, na primeira vez que ela é ativada, uma pessoa aleatória é escolhida para recebe-la. Quando isso acontecer, após 6 segundos, aparecerá a opção de liberar o “Hoarfrost” e um pequeno furacão de gelo ficará solto pela arena.
  2. Após ele ser liberado, outro integrante do grupo deverá passar por cima do gelo para pega-lo para si, realizando o mesmo processo da primeira pessoa que pegou o gelo, e assim suscetivamente. (A pessoa que liberou o  gelo terá um tempo de espera até poder pegar a mecânica novamente)
  3. Enquanto o jogador estiver com o gelo em si, tomará dano e terá sua velocidade de movimento reduzida conforme o decorrer do tempo. Caso o gelo não seja liberado, a pessoa morrerá.

OBS: Lembrando que é recomendado nunca soltar no meio do grupo, pois ao soltar o gelo, as pessoas na área tomarão dano.

  • Meteoros de Gelo
  1. Esta mecânica irá selecionar 3 jogadores aleatórios ao mesmo tempo. A pessoa verá um circulo de dano crescendo a partir de si própria, de dentro para fora. Quando o circulo estiver completo, um meteoro de gelo atingirá a pessoa e causará dano a ela e todos dentro do meteoro.
  2. Para sobreviver a colisão do meteoro, é necessário que os 3 meteoros não estejam se sobrepondo, sejam levados para fora do grupo e os alvos estejam com o block ativo.

  • Interromper o Mini Boss
  1. Volta e meia, o Galenwe irá começar a canalizar uma habilidade que fará com que pequenas erupções de gelo comecem a surgir do chão e causar dano. Quando isso acontecer, alguém deverá interrompe-lo para evitar dano desnecessário.

Boss de Raio – Relequen & Grifo Belanaril

  • Mecânica da “Troca de Barra”
  1. Durante a luta com o mini boss de Raio, o grifo realizará uma animação em que ele colocará as duas patas para cima. Quando isso ocorrer, dois jogadores aleatórios serão selecionados e receberão a mecânica da troca de barra.
  2. Os jogadores que receberem essa mecânica, começarão a ver uma imensa área azul ao redor do seu personagem que irá começar a causar dano e aumentar gradativamente . Quando isso acontecer, ambos deverão, imediatamente, trocar de barra e aguardar 10 segundos antes de voltar a trocar de barra novamente.
  3. Caso você não troque de barra ou acabe trocando antes de aguardar os 10 segundos, os alvos da mecânica começarão a causar dano a todos os aliados no alcance da área azul, e, ao morrer, irá passar a mecânica para outro jogador instantaneamente.
  • Interromper o Mini Boss
  1. A partir de 50%, o Relequen começará a realizar uma mecânica que ele seleciona vários alvos e canaliza uma explosão em área a partir da localização de cada um dos alvos. Quando isso começar a acontecer, é importante interromper a canalização para evitar o dano em área.

Boss de Fogo – Siroria & Grifo Silaeda

  • Mecânica do “Flare
  1. Durante a luta contra o mini boss de fogo, o grifo realizará uma animação de levantar as duas patas dianteiras e selecionará uma pessoa aleatória do grupo para receber a explosão do “flare”. Quando isso acontecer, será necessário que tenham, pelo menos, três pessoas agrupadas com a pessoa que recebeu a mecânica. Caso não tenham, as pessoas dentro da mecânica irão explodir e morrer.
  2. Nessa hora, para facilitar a localização de encontro, costuma-se falar uma localização para onde a pessoa estará ao receber a mecânica. (Ex: Flare na cauda, flare no mini, flare no centro, etc.)
  3. Falar uma localização torna o ponto de encontro mais fácil do que falar algo como “flare em mim”, pois, durante a luta, é mais complicado de saber quem está falando.

  • Mecânica do Pulo do Mini
  1. A partir de 50%, o mini boss Siroria começará a pular. Ao começar a aterrissar, ele criará uma área de dano no local da queda. Ao colidir com o chão, serão criados 4 tornados de fogo que se movimentam pela arena de forma aleatória.
  2. É necessário tomar cuidado para não ficar na área da queda do mini e evitar os AoE para não morrer. O fogo causa muito dano e costuma matar os jogadores muito rápido.
  3. O pulo do mini sempre tem como alvo a pessoa mais longe do grupo.

  • Main Boss

O boss principal é a Z’Maja. Ela possui diversas mecânicas que serão explicadas de forma detalhada nos tópicos abaixo.

  • Mecânica: Portal (Reino das Sombras)
  1. Assim como nas lutas com os mini bosses, aparecerá um portal no meio da arena e os grupos responsáveis deverão entrar para matar os cristais existentes dentro do portal.
  2. Na luta contra a Z’Maja, o reino das sombras também possui a sombra da Z’Maja lá dentro. Portanto, é necessário que um Tank desça e certifique-se de taunta-la antes dos DPS responsáveis entrarem no portal. A Z’Maja do portal possui o mesmo dano da Z’Maja do reino normal, porém, ela não precisa ser deixada de costas para o grupo. Ela irá apenas atingir a pessoa que estiver com seu aggro.
  3. Ao entrar no portal, os DPS deverão quebrar cristais o suficientes até serem reveladas três orbes. Quando as orbes forem reveladas, é importante que a pessoa responsável por pegar as lanças consiga envia-las para o mundo das sombras o mais rápido possível.
  4. Eventualmente, enquanto se está no reino das sombras, toda a arena passará por uma explosão, e todas as pessoas deverão pegar a sinergia de um circulo dourado que levará as pessoas para uma área segura. Após a arena explodir, as pessoas deverão, imediatamente, descer do ponto seguro e retornar a arena, pois aquele ponto seguro também receberá uma explosão.
  5. Quando todas as orbes estiverem sido levadas até as lanças, o portal terá sido concluído e os jogadores serão levados de volta para o reino normal.
  6. Sempre que um portal for realizado, um monstro chamado “Monstruosidade” irá aparecer. O tank que estava no portal deverá pegar o taunt dela para garantir que nenhum DPS ou Healer seja atingido. Este mesmo monstro também é capaz de aplicar a mecânica do “Baneful”, a qual é explicado em um tópico mais para frente.
  7. Após a monstruosidade ser morta, ele deverá pegar o aggro da Z’Maja, para que o próximo Tank possa se preparar para entrar no próximo portal com o próximo time.
  • Mecânica: Nocturnal’s Favor

A Z’Maja canaliza e lança uma esfera de energia enorme em um único alvo. Numa situação normal, o alvo seria o Tank do grupo. Considerando que ele seja o alvo, ele apenas poderá sofrer um dano grande, mas, caso o alvo seja um DPS ou Healer, o alvo morrerá, por se tratar de uma fonte insana de dano.

  • Mecânica: Orbes (Malicious Sphere)
  1. Durante a luta, três pequenas orbes roxas irão nascer pela arena em locais aleatórios. Elas irão se mover em direção ao grupo e, caso atinjam alguma outra orbe ou algum jogador dentro da arena, ela irá explodir, atordoar a pessoa que atingiu a orbe, e liberar pequenos projeteis pelo chão que irão atordoar todos os atingidos.  O DPS deverá matar as orbes antes que elas colidam entre si ou em alguém do grupo.
  2. Ao eliminar alguma orbe, ela irá liberar projéteis que irão atingir pessoas aleatórias do grupo. Ao atingir alguém, o alvo receberá o dano da colisão do projétil e um “DoT“(damage over time) chamado de “Dark Drain” que causará dano.
  3. O projétil pode ser desviado, caso o alvo desvie (roll dodge), evitando tanto o dano da colisão como o DoT deixado por ela.

  • Mecânica: Kite (Crushing Darkness)

A partir de 80%, a Z’Maja poderá começar a lançar 2 laseres que deverão ser “kitados” (correr deles)para fora do grupo. O alvo será a pessoa mais longe do grupo e a pessoa que estiver sendo o alvo do boss. Em uma situação normal, os responsáveis por isso seriam um healer e um tank.

  • Mecânica: Cone
  1. A partir de 60% da vida do main boss, começarão a aparecer, em momentos aleatórios, cones vindo a partir do portal, tanto no reino das sombras como no reino normal.
  2. Se você for atingido pelo cone enquanto está no reino das sombras, você será levado para o reino normal, e vice versa.
  3. Ao entrar no reino das sombras, você receberá um debuff que fará com que caso você entre no mundo das sombras novamente, seja pelo portal ou ao ser atingido pelo cone, você irá morrer.

  • Mecânica: Sombras
  1. Caso algum jogador morra, será criada uma sombra do jogador a partir do seu corpo.
  2. A sombra deverá ser eliminada antes de tentar ressuscitar o jogador. Caso ela não seja, a pessoa que está ressuscitando começará a receber uma quantidade grande de dano a cada segundo.
  3. Enquanto a sombra estiver viva, o corpo morto possuirá um efeito de uma névoa negra ao seu redor.
  • Mecânica: Tentáculos (Creeper)
  1. A partir de 40%, tentáculos começarão a aparecer em locais aleatórios da arena. Esses tentáculos deverão ser eliminados, pois eles liberam vinhas que irão atrás da pessoa mais longe na arena. Ao atingir seu alvo, elas irão atordoa-los e silencia-los (não pode usar habilidades), caso não se livrem das vinhas a tempo.
  2. Para se livrar das vinhas que os tentáculos liberam, é preciso desviar (roll dodge) ao ser atingido ou quando elas estiverem muito próximas do seu alvo.
  3. Geralmente surge alguma animação de área de dano em baixo do seu personagem, caso esteja sendo alvo das vinhas dos tentáculos.
  • Mecânica: Fase de Execute
  1. Assim que a Z’Maja estiver morta, a sua sombra que existe no reino das sombras irá aparecer no meio da sala. Durante essa fase de execute, Tentáculos e Orbes começarão a aparecer continuamente. Os jogadores deverão foca-los para elimina-los o quanto antes.
  2. Durante a fase de execute, é necessário manter alguém “kitando” o Crushing Darkness para fora do grupo. Da mesma forma que o normal, ela vai seguir a pessoa mais longe do grupo e a pessoa que estiver com o aggro da Z’Maja. No caso do execute, geralmente tornam-se 2 tanks, dependendo se for +1, +2 ou +3.
  • Mecânica: Baneful
  1. As 6 pessoas mais próximas da Z’Maja, incluindo o tank que estiver com o aggro do boss, terão suas vidas muito reduzidas. Quando isso acontecer, todas essas pessoas recebem um debuff na cura recebida.
  2. Quando o “baneful” acontecer, os healers deverão se certificar de topar a vida de todos os alvos atingidos, pois apenas assim as pessoas irão se livrar do debuff e o DoT recebido pela mecânica.


Z’Maja + 1 Mini Boss

Quando você começa a lutar contra a Z’Maja com um ou mais de um Welkynar lutando ao seu lado, serão necessárias fazer algumas mudanças no seu grupo.Uma composição ideal para a realização dessa trial no +1 seriam:

  • 7 DPS
  • 3 Tanks (1 Mini Tank e 2 Portal Tank)
  • 2 Healers ( Group Healer e Kite Healer)

Como a luta passa a ter um mini boss acompanhando a Z’Maja, é necessário que o Mini Tank (MT) tenha sempre o aggro do Welkynar que tiver ficado vivo na hora da luta principal. Enquanto isso, os outros Tanks (OT) seguem o padrão normal de entrar e sair do portal.

O mini boss irá nascer quando a Z’Maja atingir 50% da sua vida.


Z’Maja + 2 Mini Bosses

Para a luta no +2, você pode manter a mesma composição do +1. Aqui, o primeiro mini vai nascer quando a Z’Maja atingir 65% de vida, e o segundo nascerá quando ela atingir 35% de vida. Junto com eles, também terão as outras mecânicas acontecendo.

Para prioridade de foco, tenha sempre esta ordem em mente:

  1. Orbes
  2. Tentáculos
  3. Monstruosidade
  4. Mini Boss

Z’Maja + 3 Mini Bosses

Da mesma forma que o +2 e +1, pode-se manter a mesma composição. Nesta luta, a Siroria nascerá em 75%, o Relequen nascerá em 50% e o Galenwe nascerá em 25%.

Quando um mini boss for morto, você não precisará lutar com ele novamente, porém, suas mecânicas continuarão acontecendo.

As mesmas ordens de foco se mantem tanto para o +1, como para o +2, como para o +3.


Um exemplo de run que foi conquistado o HM, No Death e Speedrun da Cloudrest:

0 0 vote
Avaliação Conteúdo
Subscribe
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments