Guia de Trial: Aetherian Archive

Sumário

Introdução

Este é um guia para a trial Aetherian Archive, também conhecida pela sigla “vAA“. É um conteúdo do jogo base, logo, não é necessário ter nenhuma DLC ou expansão para ter acesso, e pode ser encontrada em Craglorn. Esta trial é um conteúdo voltado para grupos formados por 12 pessoas, e pode ser realizada tanto no veterano como no normal. Nesse guia será abordado as explicações de forma detalhada sobre o desdobramento das mecânicas e lutas dentro da trial.

Sobre a Trial

A trial Aetherian Archive (vAA) é um conteúdo realizado por uma equipe de 12 pessoas, em que o principal objetivo é derrotar a “The Mage” e liberta-la do controle da “The Serpent“. Durante o decorrer da trial, os jogadores irão enfrentar um total de 4 bosses, e passarão por diversas “trash fights“, em que o grupo precisará se dividir em pequenos grupos e reagrupar novamente para conseguir chegar até o final.


Corredor de Raios

No decorrer da trial, antes da luta contra o primeiro Boss, os jogadores precisarão atravessar um corredor de raios. No meio desse corredor, existirá um círculo amarelo. Entrar dentro do círculo fará com que os raios não causem dano a você, mas geralmente as pessoas preferem simplesmente passar correndo pela porta e ignorar o circulo.


Monstros especiais

Durante as lutas nessa trial, é comum existir alguns monstros que dificultam o percurso durante as lutas. No caso da vAA e algumas outras trials da região de Craglorn, existe um monstro chamado Firstmage Overcharger. Ele estará presente na trash fight antes do primeiro Boss e possui algumas mecânicas que permitem uma grande distribuição de dano ao grupo.

  • Mecânicas do Firstmage Overcharger
  1. Overcharge

O monstro irá escolher pessoas do grupo de forma aleatória e colocará áreas de dano de raio travado nos pés daquela pessoa, ou seja, para onde ela for a área de dano estará presente. Quando isso acontecer, recomenda-se que os jogadores afetados por essa mecânica não se sobreponham para evitar o dano acumulado. O dano dessa mecânica é algo que deve ter a atenção dos healers do grupo para que eles possam manter as pessoas afetadas vivas.

2.Call Lightning

O monstro irá selecionar pessoas aleatórias do grupo e fará com que elas recebam a mecânica do Call Lightning. Logo, o jogador começará a receber dano de raios que cairão do céu e o seguirão de forma que o acompanhe. O jogador tem tempo de mover-se para os lados e evitar a área de dano que cairá no chão, porém, caso tenha outro jogador por perto, ele receberá o dano por estar dentro da área. É recomendado que caso algum jogador receba essa mecânica, mova-se de forma que não vá de encontro a ninguém do grupo, mas não vá muito longe, pois assim acabará saindo da área de cura do healer.


Primeiro Boss: Lightning Storm Atronach

  • Mecânica: Pulso Elétrico

O boss irá levantar os braços e realizar uma explosão numa área enorme que irá começar a crescer a partir dele. Ao explodir, liberará algumas áreas de dano que irão se distanciando dele rapidamente. Para lidar com essa mecânica, basta bloquear. Ele causará dano nas pessoas do grupo, mas não é fatal e as curas do healer deverão segurar tranquilamente esse dano.

  • Mecânica: Chuva de Raios

O atronach realizará uma mecânica que exige uma reação rápida. Ele levantará os seus braços e começará a fazer com que todos recebam dano de raios que caem do céu. Para se salvar, é necessário correr para um dos 5 círculos dourados que aparecerão aleatoriamente pela arena. Recomenda-se deixar uma pessoa responsável para avisar sobre a localização de onde o círculo apareceu.

Costumamos definir os locais dos círculos pelos seguintes nomes: Entrada, direita, pedges/pedras, ponte e esquerda. Quando a mecânica se encerrar, todos podem voltar para perto do boss.


Divisão de grupos

Após a finalização do 1 boss, o grupo precisará dividir-se em 3 grupos formados por 4 pessoas para poder ocupar as 12 plataformas existentes no local e permitir que o caminho seja prosseguido normalmente. Cada grupo deverá subir em um grupo de plataformas que se localizam na esquerda, no meio e na direita.

Para isso, recomenda-se dividir o grupo da seguinte forma:

  • Meio: 1 Tank e 3 DPS
  • Direita: 1 Healer e 3 DPS
  • Esquerda: 1 Healer e 3 DPS

Quando o grupo se dividir, cada um irá ser teleportado para uma área especifica que terá um conjunto de monstros a serem combatidos. Cada grupo deverá derrotar o seu próprio lado, porém, as pessoas que forem no meio, ao eliminarem todos os monstros, eles irão renascer. As criaturas da parte do meio continuarão renascendo até que os lados direito e esquerdo eliminem todos os monstros dos seus respectivos lados. Após ambos terminarem, a parte do meio poderá eliminar a todos.

Quando todos terminarem, os lados direito e esquerdo criarão pontes que permitirão acesso a parte do meio. Ao chegarem lá, encontrarão mais plataformas que levarão os jogadores de volta para a arena com o primeiro boss, onde encontrarão uma ponte que levará a próxima trash fight.


Segundo Boss: Foundation Stone Atronach

Esse é o segundo boss na trial. Ele possui apenas 2 mecânicas e alguns monstros que nascem ao decorrer da luta no momento.

  • Mecânica: Terremoto

Quando essa mecânica começar a acontecer, o boss irá começar a bater no chão e provocar um terremoto a cada batida, causando dano a todos que estiverem na área de alcance. Os healers deverão curar os integrantes do grupo, pois muito dano começará a aparecer no momento.

É importante que todos estejam juntos no momento, para que os healers não tenham problemas em curar. Recomenda-se juntar-se (stackar) na cara do boss, junto com o tank. Dessa forma, todos estarão sendo curados.

  • Mecânica: Revoada de Pedras

Para esta mecânica, é necessário que os integrantes do grupo se separem para evitar o dano acumulado. O boss irá fazer uma animação de se “encolher”  e pedras começarão a atingir pessoas aleatórias do grupo. Quando isso começar a acontecer, todos os integrantes do grupo deverão blockar e separar-se. Caso as pessoas fiquem juntas, o dano das pedras irá acumular e, possivelmente, eliminar o seu alvo.

Além disso, aparecerão alguns monstros pela arena. O tank deverá taunta-los para que eles possam se aproximar do grupo, ou, pelo menos, ter o tank como alvo, e não os DPS ou Healers.


Divisão de grupos

Após derrotar o segundo boss, uma ponte de pedra irá ser formada e levará os jogadores até novas plataformas que servirão para os grupos se dividirem, novamente, em 3 grupos de 4. Da mesma forma, recomenda-se usar a seguinte composição:

  • Meio: 1 Tank e 3 DPS
  • Direita: 1 Healer e 3 DPS
  • Esquerda: 1 Healer e 3 DPS

Da mesma forma que a divisão de grupos passada, cada grupo deverá derrotar o seu lado, e o lado do meio deve ser eliminado por último. Caso contrário, eles continuarão renascendo. Ao finalizar cada respectiva luta, o caminho levará o grupo para o caminho que levará os jogadores para o 3 boss.


Terceiro Boss: Varlariel

O terceiro boss é a Varlariel. Ela é considerada pelos DPS’s mais experientes como um dos melhores bosses dessa trial por ser considerado um boss de “parse”, que basicamente é ficar parado e dar dano.

Mecânica: Minas Explosivas

A Varlariel começará a lançar pequenas minas que vão se expandindo pelo chão. Deve-se tomar cuidado para não pisar em cima delas.

Mecânica: Sombras

O boss irá dividir-se em várias sombras que deverão ser eliminadas. A quantidade de sombras começará com um numero pequeno e irá aumentando ao decorrer da luta. Um  tempo após a divisão de sombras, a Varlariel canalizará uma explosão que causará dano com base no número de sombras vivas. Ou seja, se o número mínimo de sombras eliminadas não for atingido, ela irá realizar a explosão e eliminar todo o grupo.

  • As sombras se localizarão próximas dos pilares ao redor da arena.
    1. Na primeira divisão de sombras, ela irá se dividir em 3 sombras.
    2. Na segunda divisão de sombras, ela irá aumentar para 4 sombras.
    3. Na terceira divisão de sombras, ela irá aumentar para 5 sombras
    4. Na quarta divisão de sombras, ela irá aumentar para 6 sombras.

Sempre que ocorrer uma alguma divisão de sombras, um grupo de DPS deverão elimina-las dentro de 20 segundos. Vale lembrar que é sempre possível deixar, pelo menos, 1 sombra viva. Desde que todos do grupo estejam com vida cheia, a explosão não deverá mata-los, e os DPS que estavam responsáveis por eliminar as sombras poderão voltar a causar dano no Boss principal o quanto antes.

Após finalizar a luta, quando o grupo seguir adiante, encontrará um grupo de 12 plataformas. Elas levarão os jogadores em direção a luta com o Boss final.


Último Boss: The Celestial Mage

Para a luta com o último Boss, é necessário uma boa coordenação de grupo. Essa é a luta que os healers precisarão desempenhar um ótimo papel, o grupo começará a receber uma grande quantidade de dano. Da mesma forma, é importante que os DPS comecem a focar o alvo correto e o tank mantenha o aggro dos principais monstros. Fazendo isso, tudo deverá ocorrer bem nessa luta.

Para a explicação dessa última luta, dividirei a explicação em 3 fases.

1 Fase: Trash Fight

  • Antes de começar a luta com o boss principal, ocorrerá uma trash fight. Nessa hora, o healer deverá ter muita atenção, pois muito dano começará a ser recebido pelo grupo.
  • Nesta última fase, a primeira trash fight contará com 2 Firstmage Overchagers, ou seja, algumas pessoas receberão as mecânicas de Call Lightning ou Overcharger (ou até ambos).
  • Além deles, também existirão outros monstros que aparecerão ao redor, mas o foco principal deve ser sempre o Firstmage Overchage.

2 Fase: Trash Fight

  • Da mesma forma que a primeira fase, um grupo de monstros aparecerá e deverão ser derrotados.
  • Nesse grupo, ele contará com 3 Firstmage Overchargers, logo, o grupo estará propenso a receber uma grande quantia de dano. Todos devem estar preparados.

3 Fase: Boss Fight

Mecânica: Corrente Elétrica (Chain Lightning)

A Mage seleciona um alvo aleatório e o ataca com um corrente elétrica. Os jogadores próximos dessa pessoa também receberão o dano dividido. Para isso, é necessário dividir o grupo em pequenos grupos que não fiquem se sobrepondo, em prol de evitar a grande quantidade de dano. Certas vezes, caso a mecânica não seja bem efetuada, os jogadores podem tomar 1 hit da mecânica e morrer.

É recomendado dividir o grupo em grupos de, no máximo, 2. Dessa forma, essa mecânica não causará tanto dano. Além disso, os grupos divididos não devem ficar muito próximos dos outros, pois estarão sujeitos a receber o dano da mecânica também.

Mecânica: Minas Explosivas

O Boss espalha diversas minas ao redor de si mesma que explodem e prendem as pessoas afetadas pela explosão. É possível desarma-las caso passe por cima delas, mas você receberá dano quando isso acontecer, então certifique-se de ter a vida cheia ou um escudo ativado quando o fizer.

Mecânica: Machados

  1. Serão invocados grandes machados roxos que ficam flutuando e atacando o grupo. O tank deverá manter o aggro de todos os machados que aparecerem durante a luta. A principio, nascerão dois, e, eventualmente, mais machados começarão a aparecer um a um.
  2. Os tanks precisarão manter o seu block sempre ativo, ou serão atordoados pelo ataque do machado e perderá o aggro deles, fazendo com que ataquem o grupo.
  3. Durante a fase de execute, aos 15%, eles irão sumir quando a Mage começar a bater seu cajado no chão e o tank não precisará se preocupar mais com eles.

Mecânica: Mini Mages

O Boss irá invocar pequenas projeções de si mesmo que ficam atirando raios que atingem o grupo. Quando as mini mages nascerem, é necessário foca-las para elimina-las o quanto antes.

Durante a fase final de execute, as pequenas projeções não sumirão, portanto, elimina-las é recomendado para evitar o dano acumulado e diminuir o trabalho dos healers.

Mecânica: Fase de execute aos 15%

  • Assim que o Boss atingir 15% de vida, começará a bater o seu cajado no chão 4 vezes. Para cada batida, todos receberão dano e serão derrubados no chão, fazendo com que os machados desapareçam a partir da segunda batida.
  • Logo em seguida, ela invocará um enorme globo de luz que causará dano a todos do grupo. Esse dano crescerá até chegar uma hora que não é possível ficar mais vivo, então todos devem se certificar de elimina-la o mais rápido possível.
  • Quando isso acontecer, os healers precisarão manter suas curas mais ativas do que nunca, pois todos estarão recebendo dano.
  • Os DPS deverão dar tudo de si para causar a maior quantidade de dano possível e elimina-la o quanto antes.
  • O tank deverá se preocupar em manter-se vivo, debuffar o Boss e, se possível, oferecer meios de suporte defensivo ao grupo.


Hardmode

O hardmode da Aetherian Archive conta com algumas mecânicas novas ocorrendo durante a luta com a Celestial Mage além das mecânicas normais.

Mecânica: Meteoros

Meteoros cairão do céu durante toda a luta. É necessário bloquear os meteoros ou a pessoa será atordoada e receberá um dano considerável.

Mecânica: Storm Atronachs

  • Durante a luta, terão atronachs de raio que ficam nascendo. Nessa hora, o tank deverá manter o aggro de todos para que eles não fiquem atacando o resto do grupo. Para isso, é recomendável ter o taunt a distância.
  • Quando os atronachs ficarem com a vida baixa, começarão a entrar em fase de execute. Nessa fase, os atros irão começar a ficar explodindo e causar muito dano em todos do grupo, portanto, é necessário que eles morram rápido.

Mecânica: Fase de execute aos 15%

Tudo ocorrerá da mesma forma que ocorreria se o hardmode não estivesse ativado. Porém, quando a Mage bater seu cajado no chão, ela recuperará 2% de vida por batida. Portanto, nessa hora, todos devem se certificar de causar o maior dano possível para que a luta seja finalizada.

O dano recebido no hardmode é maior, então é normal que notem a diferença, principalmente os healers.

5 4 votes
Avaliação Conteúdo
Subscribe
Notificar de
guest
2 Comentários
Recente
Antigo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
RONALDO BRUNO WENDLING
RONALDO BRUNO WENDLING
26 dias atrás

qual o nível recomendado pra fazer esse trial pela primeira vez?

Bhaygon
Editor
Bhaygon
26 dias atrás

Eu diria que acima do cp 160 com um equipamento bom de seu nível é suficiente para fazer ela no modo normal, você consegue achar grupos fazendo ela no mapa Craglorn ou se você tiver em uma guilda você pode procurar nela também.
Agora se você quer fazer ela no modo veterano eu recomendaria uns cp 500 com uma build bem ajeitadinha.
Se você tiver em dúvida sobre builds tem várias no site.