Guia de Role: Curandeiros no PvE

Esse é um Guia da role de curandeiro para todas as classes do jogo. Esse guia não irá focar em evoluir o personagem, ele irá partir da ideia de um personagem já evoluído, que tem plena capacidade de cumprir a função de curandeiro nos conteúdos JxA (Jogador contra Ambiente) no The Elder Scrolls Online.

O Curandeiro é uma role específica do jogo que permite ao jogador manter seus aliados vivos,além de aplicar bônus que aumentam o dano e a defesa de seu grupo.

  • Veja as melhores raças para essa role aqui

Posso evoluir de Curandeiro?

Evoluir como um curandeiro é algo pouco viável. É possível sim, e muitos jogadores optam por isso, porém, se esse for seu primeiro personagem, certamente você terá dificuldades para matar os inimigos, tornando o processo de evolução e ‘grind’ um pouco lento. Por isso, o recomendado é utilizar as builds do Guia de Classe na aba de PvE, optando por Mágicka e evoluindo cajado de destruição e cajado de restauração.

Mesmo evoluindo como um “Mago” é possível que você utilize habilidades de cura na sua barra e que cumpra essa função enquanto evolui seu personagem.

O que é necessário para ser um bom Curandeiro?

  • Bom gerenciamento de magicka
  • Capacidade de manter os buffs sempre ativos
  • Prover recursos de magicka e stamina para o time, com frequência
  • Ser utilitário (aumentar o dano que seu time causa nas lutas através de sets e habilidades corretas)
  • Ser sempre o último a morrer

Comida e Pedra Mundus

  • Essa comida voce ira obter a receita a partir da pesca no mapa de Artaeum (DLC Summerset)

  • Tigela de Peixe em conserva de Artaeum (Artaeum Pickled Fish Bowl)
    • Essa comida irá te conceder máximo recurso de Vida e Magicka.

 

  • O Atronaca – Magicka Recovery (The Atronach), ou O Ritual – Spell Damage (The Ritual)

Utilize essa Pedra Mundus (Mundus Stone), que pode ter seu bônus adquirido ao interagir com a pedra nessas localizações, ela te dará muita recuperação de magicka para acessar essas regiões realize uma viagem rápida até algum jogador aliado (na lista de amigos ou guildas). Obs:  A Ritual também é uma pedra recomendada caso você possua um bom gerenciamento de recursos, e abuse sempre de ataques pesados, essa escolha vai de gosto do jogador.


Equipamentos

Existe uma gama gigantesca de equipamentos necessários aos curandeiros do jogo, tudo irá depender da luta e da situação, sendo cada conjunto necessário em um momento. Outros conjuntos também são possíveis, o jogo te dá uma liberdade muito grande.

Sets necessários para ser um Curandeiro End Game :

(Conjuntos na cor AMARELA  são de DLCs e LARANJA do jogo base)

  1. Jorvuld’s Guidance (Orientação de Jorvuld’s)Dragon Bones (Scalecaller Peak)
  2. Hollowfang Thirst (Sede de Hollowfang) Scalebreaker (Moongrave Fane)
  3. Vestments of Olorime (Vestimentas do Olorime)Summerset (Cloudrest)
  4. Eye of Nahviintaas (Olhos de Nahviintaas)Elsweyr (Sunspire)
  5. Z’en’s Redress (Reparação de Z’en’s)Scalebreaker (Lair of Maarselok)
  6. The Master Architect (O Mestre Arquiteto)Morrowind (Halls of Fabrication)
  7. The Worm’s Raiment (A Roupa de Verme)Vaults of Madness
  8. The Sanctuary (O Santuário) – The Banished Cells
  9. The Ebon Armory (O Arsenal do Ébano)Crypt of Hearts
  10. The Hircine’s Veneer (O Folheado de Hircine’s)Selene’s Web
  11. The Healing Mage – Mending (O Mago da Cura)Artherian Archive

Obs: Todos os conjuntos acima também podem ser usados em várias combinações, o ideal é que você possua todas as possíveis partes.

Outros conjuntos usuais:

Existem outros conjuntos muito famosos e que muitos curandeiros gostam de usar em situações específicas, são eles:

  1. Armas de Arenas
    • Cajado de Restauração do Mestre (The Master’s Restoration Staff)
    • Cajado de Restauração da Tormenta (Maelstrom Restoration Staff)
    • Cajado de Restauração do Asilo (Asylum’s Restoration Staff)

Em seguida os Conjuntos de Monstros (Monster Sets) :

  • (Bogdan The Nightflame’s) Bogdan, a NoctachamaCura em área com uma excelente taxa de ativação.
  • (Sentinel of Rkugamz’s) Sentinela de Rkugamz’sCura em área e restaura Stamina dos alidos.
  • (Symphony of Blades’) Sinfonia das Lâminas Recupera uma razoável quantidade de recurso em aliados com vida baixa.

A utilização dos conjuntos monstro vai de gosto e depende da luta, é importante possuir todos esses conjuntos.

Abaixo a tabela padrão que pode ser aplicada a todos as combinações citadas acima:

PEÇA TIPO CONJUNTO TRAÇO GLIFO
Cabeça Pesado Conjunto Monstro (sua escolha) Infundido (Infused) Três Recursos
Ombro Médio Conjunto Monstro (sua escolha) Divino (Divines) Max Magicka
Peito Leve Conjunto 1 (Exemplo – Hollowfang Thirst) Infundido (Infused) Três Recursos
Calça Leve Conjunto 1 (Hollowfang Thirst) Infundido (Infused) Três Recursos
Luvas Leve Conjunto 1 (Hollowfang Thirst) Divino (Divines) Max Magicka
Botas Leve Conjunto 1 (Hollowfang Thirst) Divino (Divines) Max Magicka
Cinto Leve Conjunto 1 (Hollowfang Thirst) Divino (Divines) Max Magicka
Arma Primária Cajado de Restauração Cajado de Arena (sua escolha) Energizado (Powered) Absorver Magicka
(Absorb Magicka)
Segunda Arma Cajado de Raio Vestments of Olorime Carregado (Charged) Dano de Choque (Shock Damage)
Joias 1 Colar e 2 Aneis Vestments of Olorime Arcano ou Infudido (Arcane ou Infused) 3x Recuperação Magicka

A combinação mais utilizada atualmente é Cajado de Arena da Master e Conjunto Monstro Symphony of Blades, juntamente com Hollowfang e Olorime.

IMPORTANTE: Os encantamentos podem variar de acordo com a quantidade de seus atributos e sua raça, o ideal é ficar com valores próximos ao seguintes:

  • 19~21 mil de Saúde
  • 35 mil de Magicka
  • 10 mil de Vigor

Para chegar nesses valores, você pode ajustar seus atributos e encantamentos de acordo com sua raça.
Observação: A necessidade de se ter essa quantidade de Saúde, se dá ao fato de muitos curandeiros não usarem escudos ou bloqueio o tempo todo, e isso os torna alvos fáceis de mecânicas de “hit kill”, onde o jogador morre com apenas um golpe. Para evitar morrer com facilidade essa quantidade de vida é necessária, mas não se preocupe com suas curas, elas continuarão muito fortes caso você consiga os 34mil de mágicka e os equipamentos necessários.

Por que utilizar o Cajado de Raio?

Esse tipo específico de arma é de extrema importância em um curandeiro, pois sua função não é apenas curar mas também prover vários outros tipos de benefícios, como recuperação de mágicka para o time e penalidade aos inimigos, com as seguintes habilidades:

  1. Bloqueio Elemental e Ataque Pesado, ativa o efeito de Concussão nos inimigos, aumentando o dano recebido por eles em 8%.
  2. Sorvedouro Elemental (Elemental Drain), aumenta a recuperação de mágicka do time quando atacam o inimigo penalizado (extremamente importante sua utilização).

Variação de Encantamento nas Armas

Os encantamentos podem variar de acordo com o gosto do curandeiro:

  • Absorver Magicka (Absorb Magicka) ou  Enfraquecimento (Weakening) e no Cajado de Raio – Dano de Choque (Charged) ou Esmagamento (Crushing). O padrão seria Absorb Magicka no cajado de Restauração e Charged no cajado de Raio. Os outros encantamentos variam de build para build e otimização de grupo.

Habilidades

Na maioria dos casos os curandeiros devem possuir um conjunto de habilidades que permita exercer funções específicas, como recuperar recursos e aumentar o dano dos aliados, remover resistência dos inimigos, controlar grupos, entre outras que serão listadas a seguir para todas as classes:

Curas Principais:

Todos:
(Illustrious Healing) – Cura em área principal (Overtime) não spamavel
(Radiating Regeneration) – HOT multi target (Overtime) muito eficiente
(Combat Prayer) – Cura em uma linha na sua frente e aplica 3 buffs nas pessoas que recebem a cura, sendo 1 deles que aumentam o dano em 8% e outros 2 que aumentam a resistência
Templário:
 (Breath of Life) – Cura o lançador e um aliado
(Extended Ritual) – Provê uma cura contínua para o time
Guardião:
(Corrupting Pollen) – Cura em área de forma eficiente, aplica um debuff nos inimigos dentro da área que diminui a cura recebida e fornece uma sinergia para aliados que recupera vida Overtime
(Enchanted Growth) – Cura em cone na sua frente com uma distância razoável e aplica um buff que aumenta a recuperação de Magicka e Stamina dos aliados curados em 10%

Recuperação de recursos:

Todos:
 (Energy Orb) – Recupera recursos de outros membros do time quando a sinergia é ativada
Templário:
(Radiant Aura) – Aplica roubo de Mágicka a todos em inimigos ao redor
(Channeled Focus) – Aumenta a resistência e provê recuperação de Mágicka
 (Luminous Shards) – Recupera recursos do lançador quando alguém ativa a sinergia
Guardião:
(Betty Netch) – Provê uma grande recuperação de mágicka e ativa a passiva de regeneração

‘Buffs’ do grupo:

Todos:
 (Aggressive Warhorn) – Aumenta os atributos de todos seus aliados na área de lançamento
(Reviving Barrier) – Protege todo o time com um shield e recupera vida quando acaba
Templário:
 (Solar Disturbance) – Provê 30% de redução de dano que você e os aliados sofrem, além de um pouco de controle de grupo
Guardião:
 (Northern Storm) – Provê 30% de redução de dano que você e os aliados sofrem, além de um pouco de controle de grupo
(Enchanted Growth) – Além de ser uma cura, essa habilidade é mais usada para aumentar a regeneração de vigor e magicka do time
(Expansive Frost Cloak) – Aumenta a resistência do time

‘Debufs’ nos inimigos:

Todos:
(Elemental Blockade) – Além de aplicar dano nos inimigos na área, aplica o efeito de Desarmado (Off Balance)
 (Elemental Drain) – Reduz a resistência mágica do inimigo, provê recuperação de mágicka para seu grupo
Templário:
 (Power of the Light) – Reduz a resistência do inimigo, além de conceder 10% a mais de Dano de Feitiço da passiva da árvore de Fúria da Alvorada
Guardião:
(Corrupting Pollen) – Aplica um debuff nos inimigos dentro da área que diminui a cura recebida

Utilitários:

Todos:
(Bone Surge) – Fornece ao seu time uma sinergia que quando ativada,você e mais 5 aliados recebem um shield e aumento no recebimento de cura
 (Efficient Purge) – Utilizado em muitas lutas para remover efeitos nocivos
(Overflowing Altar) – Utilizado como uma fonte de sinergia e vida para aliados
(Mystic Guard) – Utilizado em poucas situações quando o tank de seu time ou o healer precisam de uma preoteção para efetuar alguma função que recebe muito dano
(Circle of Protection) – Cria um circulo no chão,aliados dentro dele recebem menos dano

Como regra geral, pegue todas as habilidades passivas:

  • Classe
  • Raça
  • Armadura Leve
  • Cajado de Restauração
  • Cajado de Destruição
  • Destemidos (Undaunted)
  • Guerra de Aliança (Alliance War) – Suporte – Magicka Aid

Exemplos de barras usuais

Vários exemplos de barras que podem ser usadas nos mais diversos conteúdos do jogo, e claro podem ser modificadas conforme gosto do curandeiro.

Considerações

  • As barras são variáveis, sendo modificadas conforme preferência e necessidade do jogador, assim como os conjuntos de itens.
  • Apesar do modelo padrão com tudo que o curandeiro precisa, a quinta habilidade da segunda barra nem sempre é necessária, o jogador poderá utilizar a habilidade que preferir.

Posso ser vampiro?

Pode, porém tenha certeza de manter o estágio no máximo no 1, para não ser prejudicado em mecânicas com fogo. A vantagem do vampiro atualmente é bem baixa no PvE, sendo mais vantajoso sua utilização no PvP.


Rotação para manter os buffs ativos

  • Sempre renovar as skills de cura Overtime (Illustrious Healing,Extended Ritual,Corrupting Pollen) e skills que fornecem buffs e debuffs (Elemental Drain,Combat Prayer,Enchanted Growth,Power of the Light,Elemental Blockade,etc…)

Característica das Classes

Cada classe possui características marcantes, quanto aos seus buffs para o time:

  • Templários ganham aumento de cura quando utilizam o Ritual Prolongado (Extended Ritual) e aumentam o Poder de Feitiço do time utilizando Poder da Luz (Power of the Light).
  • Guardiões possuem a cura em área exageradamente forte, porém a cura de alvo único são bem menos eficientes, possui a Manto Expansivo de Geada (Expansive Frost Cloak).

Pontos de Campeão

No geral os healers devem focar em maximar a cura realizada e recebida, focar em redução de bloqueio e esquiva, além da recuperação de recursos, e um pouco de dano, uma boa combinação é a seguinte:

Pontos de Campeão (Champion Points)

The Ritual
11 Thaumaturge
The Atronach
9 Staff Expert, 13 Master-at-Arms
The Apprentice
100 Blessed, 81 Elfborn, 24 Spell Erosion,32 Elemental Expert
The Shadow
28 Tumbling, 44 Shadow Ward
The Lover
75 Arcanist, 75 Tenacity
The Tower
40 Warlord, 8 Sprinter

Os pontos de resistência da Árvore do Guerreiro (The Warrior) variam de acordo com o conteúdo do jogo, e podem ser visto a seguir:

vAA – Ironclad 72/ Spell Shield 68/ Thick Skinned 66/ Elemental Defender 64

vAS – Ironclad 81/ Spell Shield 27/ Thick Skinned 61/ Elemental Defender 64/ Hardy 37

vCR – Ironclad 66/ Spell Shield 55/ Thick Skinned 66/ Elemental Defender 64/ Quick Recovery 19

vHoF – Ironclad 61/ Light Armor Focus 10/ Thick Skinned 81/ Hardy 49/ Elemental Defender 49

vHRC – Ironclad 81/ Light Armor Focus 16/ Thick Skinned 61/ Hardy 56/ Elemental Defender 56

vMoL – Ironclad 72/ Spell Shield 49/ Thick Skinned 66/ Hardy 19/ Elemental Defender 64

vSO – Ironclad 72/ Light Armor Focus 25/ Thick Skinned 66/ Hardy 64/ Elemental Defender 43

vSS – Ironclad 81/ Spell Shield 42/ Elemental Defender 56/ Thick Skinned 72/ Quick Recovery 19


Addons usuais

Existem muitos addons usuais para curandeiros, você poderá utilizar a função de cada um que mais gostar, ou utilizar apenas um deles, caso opte por utilizar todos, lembre-se de configurar para não haver conflitos ou muita poluição visual, os addons são os seguintes:

  • Um muito utilizado para ver buffs nos aliados e debuffs nos inimigos é o Srendarr, cujo exemplo de como configurar pode ser visto aqui
  • Outro addon muito comum para ver os ‘debuffs’ ativos nos chefes é o RaidBuffs
  • Purge Tracker é muito necessário em alguns conteúdos, permitindo o curandeiro ver quem no grupo está com dubuffs nocivos, conseguindo remover eles com rapidez

Poção

A poção largamente utilizada por curandeiros é a de Vigor, Mágicka e Saúde (TRI-POT)

Língua de Vaca, Aquilégia, Espinheira de Dragão  (Bugloss, Columbie, Dragonthorn)
ou
Língua de Vaca, Aquilégia e Flor da Montanha (Bugloss Columbine e Mountain Flower)
ou
Aquilégia, Cardamomo do Prado e Flor da Montanha (Columbine, Lady’s Smock e Mountain Flower)

Outra poção é a de Mágicka, Crítico e Poder de Feitiço (Spell Power)

Cornflower, Lady’s Smock e Water Hyacinth


Posicionamento para curas eficientes

Um vídeo um pouco antigo, mas que mostra o posicionamento que os curandeiros devem ter nos diversos combates do jogo:


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Qualquer dúvida, sugestão ou contribuição, deixe nos comentários ou acesse o Discord.

  • 05/09/20 DLC – Stonethorn DLC

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GABRIEL JOSE PENA
GABRIEL JOSE PENA
3 anos atrás

Tá, mas e as outras classes. Eu jogo de healer com todas as classes em todo o conteúdo do jogo e os meus Dragon Knight e Sorcerer healers são melhores do que meus Templar e Warder. DK tem sempre o buff de aumentar a cura em 20% e colaborar com o regen de stamina e o Sorcerer tem um ótimo regen de magicka pra ser uma máquina imparável de cura e aumentar muito o dano do grupo. As pessoas só jogam de Templar e Warder pq querem sempre usar os mesmos sets e skill em todos os Healers, mesmo com… Leia mais »

Pedro
Pedro
5 anos atrás

Peguei 160 literalmente agora e vim aqui pra procurar as dicas pra ir pras Trials, rapaz, muito útil