(O vídeo está um pouco antigo, mas a informação ainda é válida)
Cyrodiil é o mapa no centro do continente de Tamriel, um território estratégico disputado pelas três alianças. É o maior mapa do jogo, onde ocorrem várias disputas por regiões, castelos, pontos estratégicos e os pergaminhos ancestrais, conhecidos como Elder Scrolls. Nessa batalha é comum ver lutas gigantescas onde os jogadores dominam fortalezas com ajudas de armas de cerco.
O mapa possui:
- 2 Bases iniciais para cada Aliança
- 18 Fortalezas
- 3 Recursos ao redor de cada Fortaleza (Mina, Serraria e Fazenda)
- 3 Postos Avançados
- 3 Cidades
- 2 Elder Scrolls para cada Aliança
- Várias cavernas e regiões populadas por mobs
Originalmente cada aliança possui 6 Fortalezas e 2 Elder Scrolls em seu domínio, mas essa configuração pode variar de acordo com o desenrolar das batalhas.
Como acessar esse mapa e participar do JxJ?
Para participar desse tipo de jogo, o jogador precisa fazer os seguintes passos:
- Ter no mínimo nível 10
- Navegar até o menu de campanhas (Aliança x Aliança)
- Escolher a campanha que deseja participar
- Aceitar o convite para entrar na campanha
Repare que cada campanha possui:
- Tipo (o placar de algumas campanhas duram 30 dias e outras 7 dias)
- Contador de População (caso sua aliança esteja cheia na campanha, você será coloca em uma fila)
- Regras ( mostram se a campanha permite Pontos de Campeão e quais objetivos dão mais pontos)
Caso você seja novo jogador, evite as campanhas com Pontos de Campeão, já que são conseguidos só após o nível 50.
“Como sair do mapa de PvP do ESO?”
Muitos novatos possuem essa dúvida, a resposta é simples: -Vá até uma de suas bases iniciais, procure um Santuário (Wayshrine) que fica em um canto da base, utilize ele para se teletransportar para qualquer mapa do jogo.
Como se movimentar em Cyrodiil?
É possível perceber que Cyrodiil é gigantesca, e isso pode ser frustrante para alguns jogadores, algumas dicas importantes aqui é investir na Velocidade de sua montaria e utilizar a habilidade:
- Rapid Maneuver
Essa habilidade pode ser conseguida assim que você entrar em Cyrodiil pela primeira vez e falar com o PNJ que te recebe na campanha, concluindo sua missão. Assim, você terá nível suficiente para evoluir a habilidade, que pode ser encontrada na árvore de Guerra das Alianças (Alliance War), que ficará disponível.
Viagem entre Fortalezas
Outra dica para se movimentar com eficiência é utilizar o trânsito do mapa, é possível viajar com esse trânsito através de um santuário presente nas bases para qualquer fortaleza que sua aliança possua, desde que a “linha de trânsito” não esteja rompida, e para isso é necessário que:
- Sua aliança tenha fortalezas e postos avançados sucessivos
- Não exista um “cadeado” entre as fortalezas
- A fortaleza ou posto avançado não esteja sob ataque
- Sua aliança possua pelo menos 1 recurso da fortaleza no caminho
Com isso, uma tática muito eficiente para “cortar” o trânsito dos jogadores inimigos, é conquistar os três recursos em torno de uma de suas fortalezas, isso obriga os jogadores a virem andando, o que pode atrasar um ataque e garantir a vitória.
Pedra de Regresso (Keep Recall Stone)
Uma possibilidade para viagens rápidas é a ferramenta conhecida como Pedra de Regresso de Fortalezas (Keep Recall Stone). Ela pode ser utilizada a qualquer momento para retornar para qualquer fortaleza que não esteja sob ataque, desde que o jogador esteja fora de combate e não esteja próximo a fortalezas, cidades ou postos avançados. A Pedra possui um custo de 20mil Pontos de Aliança, pontos que são conseguidos quando se realiza objetivos de JxJ.
Ganhos de Pontos de Aliança (AP) – O famoso “Tick”
É comum ouvirmos a expressão “Tick”, esse termo diz respeito à quantidade de pontos de aliança que o jogador irá ganhar ao concluir um objetivo. Tudo no JxJ do ESO dá Pontos de Aliança (AP), seja matar um jogador, curar um aliado, consertar muros da sua fortaleza, conquistar ou defender objetivos. Porém, os pontos que você ganha são diferentes para cada objetivo, como podemos ver:
Armas e Equipamentos de Cerco
Um artifício extremamente importante nas batalhas é a utilização de armas e equipamentos de cerco, elas são de extrema importância para a resolução de uma luta e cada uma possui uma funcionalidade:
- Ariete (Ram)
- São utilizados somente para abrir os portões das fortalezas
- Trabucos
- No geral, são usados para destruir muros e portões, mas também causam dano aos jogadores
- Catapultas
- São mais eficientes contra grupos de jogadores, por manter uma área nociva persistente
- Balista
- Possuem um alcance baixo, mas ocupam uma área pequena e são muito eficientes contra jogadores, em grande quantidade podem destruir construções com facilidade
- Caldeirão
- Usado para proteger portões e muralhas de invasões, despeje o caldeirão com óleo quente em cima dos inimigos, seu dano irá se intensificar na presença de armas de fogo
- Campo Avançado
- Permite que uma quantidade limitada de jogadores mortos renasçam nele. Pode ser usado perto de alguma área dominada por sua aliança ou algum terreno neutro
- Kits de Reparo
- Os kits de reparo são divididos em pedras (usadas nos muros), madeira (usadas nos portões) e ferragem (utilizadas nas armas de cerco), para utilizar esses kits, bata colocar o equipamento na barra de ação rápida e utilizar da mesma forma que se utilizam as poções
Algumas armas são divididas entre 3 tipos: Fogo, Pedra e Fogo-Frio. Sendo o Fogo mais eficiente contra jogadores, a Pedra mais eficiente contra construções e o Fogo-Frio extremamente eficiente contra ambos. Armas de Fogo-Frio podem ser conseguidas nos “dolmens” de Cyrodiil (os locais onde caem as âncoras de Molag Bal).
Cada fortaleza suporta um número específico de armas de cerco ao ser atacada, esse número é mostrado ao passar o cursor sobre a fortaleza no mapa.
A mecânica das Fortalezas
As fortalezas além de ponto de “respawn” e trânsito, elas também concedem bônus à campanha e possuem uma mecânica própria que diz respeito a sua força.
- As fortalezas possuem 2 níveis para cada recurso que a cerca (Minério, Madeira e Comida)
- Quanto maior o nível de minério, mais forte serão os muros
- Quanto maior o nível de madeira, mas forte serão os portões
- Quanto maior o nível de comida, mais fortes serão os guardas
A nível dos materiais da fortaleza dependem diretamente dos recursos que a cercam, sendo assim, ela irá evoluir o material bem lentamento para recursos nível 0 e muito mais rápido para recursos nível 1. A fortaleza irá perder 1 nível de material se ficar 5 minutos com seu respectivo recurso tomado
- Como exemplo, se a fazenda for tomada, uma fortaleza com recursos no máximo irá voltar para o nível 0 de comida em apenas 10 minutos, enfraquecendo seus guardas
Os recursos trabalham de forma similiar
- Os recursos possuem 1 nível de Produção e 1 nível de Defesa, cada um desses níveis leva 10 minutos para ir do 0 ao 1, assim que o recurso é tomado
No exemplo acima, a fazenda foi tomada por outra aliança que não é dona da Fortaleza, sendo assim o nível de comida se encontra no 0. A mesma lógica pode ser entendida nos demais recursos e respectivos materiais.
É possível perceber, que as batalhas de tomada de castelo são algo rápido, que podem ser resolvidas em cerca de 10 a 30 minutos, porém algumas chegam a passar disso.
As Cidades de Cyrodiil
Existem 3 cidades em Cyrodiil que você e seus companheiros podem capturar: Bruma, Cropsford e Vlastarus.
Para capturá-las, basta derrotar os guardas e capturar todas as 3 bandeiras, assim a cidade será da sua aliança.
Dentre as vantagens de se capturar uma cidade estão:
- Os jogadores poderem “respawnar” nela
- Acesso a mercadores que vendem sacolas com itens JxJ de qualidade roxa por 50,000 AP (O item irá escalar ao nível do seu personagem, e cada cidade contém um set específico)
- Por exemplo, se você quer uma peça do set Ravager, você precisará capturar Vlastarus e comprar a sacola do mercador.
Missões de Cyrodiil e suas recompensas
Diversas missões diárias e repetitivas estão disponíveis nos murais de Cyrodiil em uma das bases iniciais. Essas missões incluem:
- Matar jogadores
- Capturar Fortalezas
- Capturar Recursos
- Capturar Elder Scroll
- Gerar relatórios de batalha
Nas missões diárias, que geralmente possuem um objetivo maior que as missões repetitivas o jogador irá ganhar a recompensa conhecida como “Arena Gladiator Proof” uma vez por dia. Ao completar 20 dessas recompensas, é possível comprar um item do PNJ conhecido como Especialista de Guerra (War Researcher) que transforma esses itens em caixas com o conhecido Chapéu “Elmo do Gladiador”, que pode ser comercializado com outros jogadores.
Bônus de Campanhas e capturas
No menu de campanha é possível visualizar todos os bônus que sua aliança possui, na lista desses bônus podemos destacar:
- Captura de Fortalezas inimigas
- Captura de Elder Scrolls inimigos (+5% de dano ou defesa para sua aliança)
- Captura das Fortalezas nas bordas dos mapas (+8% de Pontos de Aliança ganhos na campanha para cada fortaleza)
Todos esses bônus são cumulativos, sendo assim, quanto mais fortalezas inimigas, scrolls ou outros objetivos você possuir, mais bônus sua aliança terá.
Placar da Campanha
Todas as campanhas possuem um placar, que dá recompensa aos jogadores após 7 ou 30 dias, dependendo da campanha. O que soma pontos nesse placar são os objetivos de JxJ citados nas regras, que estão relacionados com a captura de recursos, fortalezas e scrolls, geralmente recapturar seu próprio objetivo concede o dobro de pontos.
Fique bem atento ao tempo de duração da campanha e ao “Reward Tier”, que é o nível de recompensa que você terá ao término da campanha. Tente manter esse nível sempre no 3 (nível máximo) pois assim você terá chance de receber recompensas ótimas e muito ouro. Nas campanhas de 30 dias, o jogador recebe 50 Cristais de Transmutação na recompensa de nível 3, além de outros itens e ouro.
Mesmo que sua aliança não seja a campeã, você também receberá recompensas boas, porém menos que os jogadores da aliança campeã.
Ranking e como se tornar Imperador?
O jogador que conseguir mais Pontos de Aliança nos diversos objetivos de Cyrodiil ou Cidade Imperial, pode se tornar Imperador na sua campanha. Ao ficar em primeiro lugar no ranking de pontos da sua aliança, o jogador fica elegível a ser imperador, desde que consiga dominar todas as 6 fortalezas em torno da Cidade Imperial.
Vale ressaltar que o jogador que se torna Imperador fica com uma série de benefícios, se tornando quase um “semi deus” no jogo, dentre os benefícios destacamos:
- 100% mais dano com armas de cerco
- 100% a mais de todas as regenerações
- 75% a mais de todos os recursos máximos
- 50% no aumento da cura recebida
Sendo assim, não se assuste caso veja um jogador com uma quantidade absurda de Saúde matando uma “zerg” praticamente sozinho.
O ranking dos jogadores com mais pontos de aliança pode ser acessado na aba “Emperorship” no menu de campanhas.
No exemplo acima, caso os jogadores do Domínio Aldmeri consigam capturar todas as 6 fortalezas, o jogador “Dantte Aedaen” irá se tornar o imperador. E ficará nesse posto até que todas as fortalezas sejam tomadas e um novo imperador seja coroado.
Este foi um guia focado no JxJ em massa de Cyrodiil, caso tenha alguma dúvida ou sugestão para a melhoria do material, comente nesse post.