Esse é um Guia de classe do Guardião baseado em Vigor (Stamina Warden). Esse guia irá te ajudar a evoluir seu personagem, mostrando o que você deve priorizar, quais habilidades devem ser de sua escolha, e qual combinação de itens e equipamentos te darão os melhores resultados nessa jornada.
Mudanças para Última Versão
- Alterado Pedra Mundus pós nível 50CP160 e traços nos itens
- Adicionado a forma de Adquirir os Conjuntos
- Incluído diversas descrições para auxiliar no entendimento do guia
- Incluído vídeos-aula
Evoluir um Warden baseado em Vigor não é nada complicado, já que a classe é bem completa e conta com habilidades de cura e dano desde o início, deixando o jogador bem confortável nas lutas.
- Veja as melhores raças para essa classe aqui
Começando o personagem
Coloque todos seus pontos de atributo em Vigor (Stamina)
Nível 2 e 3
- Pegue a habilidade Rasante (Dive) da árvore de Companheiro Animal, essa habilidade irá te ajudar a causar um bom dano.
- (IMPORTANTE: Abuse dos Ataques pesados com sua arma, o seu recurso de mágicka será limitado, porém assim que você chegar no nível 4, terá outras opções de habilidades)
No nível 3, você irá ganhar seu primeiro equipamento, tenha certeza de equipá-lo, mesmo que não seja os itens que você deseja usar futuramente
- Utilize a comida dando um clique duplo nela
- Tenha certeza de ter todas as primeiras habilidades de sua classe
- Manto Gélido (Frost Cloak)
- Crescimento Fúngico (Fungal Growth)
- Rasante (Dive)
É importante manter uma habilidade de cada árvore da classe na sua barra, pois só assim você irá evoluir todas as árvores de habilidade, ficando com um personagem completo.
Lembrando que o post: (Como upar mais rápido no ESO?) possui algumas dicas que podem te ajudar.
Armas necessárias em sua progressão
As linhas de armas mais usuais no Guardião são:
- Arco (Bow)
- Empunhadura Dupla (Dual Wield)
- Duas mãos (Two Handed) (JxJ)
- Uma mão e Escudo (One handed and Shield) (Tank e JxJ)
Comidas e Pedras Mundus
É extremamente recomendado que você utilize a comida descrita aqui, sendo a forma de adquiri-la um pouco incomum, você precisa guardar um pouco de Ouro para comprar de algum Vendedor de Guilda (Guild Trader), ou também pode pedir para algum companheiro fazer para você.
- Trono de Camoran Duvidoso (Dubious Camoran Throne)
- Essa comida irá te conceder ótimos recursos de Vida e Vigor
- The Serpent (A Serpente)
Utilize essa Pedra Mundus (Mundus Stone) que pode ter seu bônus adquirido ao interagir com a pedra nessas localizações, ela te dará muita recuperação de recursos, para acessar essas regiões realize uma viagem rápida até algum jogador aliado (na lista de amigos ou guildas), caso não possua amigos utilize a Mundus – A Amante (The Lover) localizada na primeira região
Equipamentos
Se você estiver em alguma guilda ou possuir algum amigo evoluído em profissões, peça algum companheiro para te fazer os equipamentos como na tabela abaixo, é importante que a combinação seja do VAMPIRE KISS pois esse equipamento é o que irá te manter vivo na maioria das lutas, faça esses equipamentos a partir do nível 10.
PEÇA | TIPO | CONJUNTO | TRAÇO | GLIFO |
Cabeça | Médio | Night Silence | Treinamento | Max Vigor (Stamina) |
Ombro | Médio | Night Silence | Treinamento | Max Vigor (Stamina) |
Peito | Pesado | Vampire’s Kiss | Treinamento | Max Vigor (Stamina) |
Calça | Pesado | Vampire’s Kiss | Treinamento | Max Vigor (Stamina) |
Luvas | Médio | Vampire’s Kiss | Treinamento | Max Vigor (Stamina) |
Botas | Médio | Vampire’s Kiss | Treinamento | Max Vigor (Stamina) |
Cinto | Médio | Vampire’s Kiss | Treinamento | Max Vigor (Stamina) |
Arma Primária | Adaga ou Espada 2H | Night Silence | Treinamento | Qualquer |
Adaga | Qualquer | |||
Segunda Arma | Arco | Night Silence | Treinamento | Qualquer |
- IMPORTANTE: Equipe no seu personagem pelo menos 3 itens Heavy e Light armor e lute com algum mob, para assim liberar a linha de skill dessa armadura, depois você pode utilizar apenas uma parte de cada, como na tabela.
Outras árvores de habilidade
Árvores de habilidade como Magia de Alma e das Guildas, necessitam ser evoluídas, e DEVEM ser liberadas desde o ínicio.
- Magia de Alma (Soul Magic) é evoluída fazendo as missões da campanha principal (Main Quest)
- As missões principais te darão pontos de habilidade extra
- As Guildas, devem ter suas árvores de habilidades liberada conforme esse guia
Nível 10 e recompensas
Assim que atingir esse nível é importante que você equipe sua primeira combinação de itens fabricados do conjunto recomendado. Além disso você irá ganhar seu primeiro marco de nível que te concede:
- 3 Pontos de habilidade
- 3 Pontos de atributo
- Cavalo
- Localizador de Masmorras
Equipe o cavalo no seu menu de coleções e utilize o localizador para fazer pelo menos uma masmorra aleatória por dia, pois isso te concede muita experiência, além de ponto de habilidade ao término da missão da masmorra.
Nível 15 e recompensas
No nível 15 você irá liberar a opção de uma segunda arma. O que significa que você poderá equipar por exemplo um Arco como segunda arma e duas Adagas como primeira arma, e ficar alternando entre essas armas durante o combate ao pressionar uma tecla de atalho, uma ótima mecânica do jogo.
Barras Sugeridas
Tenha em mente que você precisa de algumas coisas para montar suas barras de habilidade:
- Pelo menos uma habilidade “spam”, que você consiga usar diversas vezes para matar os inimigos.
- Uma habilidade de cura.
- Uma habilidade cada árvore da classe
- Habilidade de outra linha de arma que você não esteja usando
Lembrando que é uma sugestão e você pode utilizar as habilidades que preferir
Iniciante
Perceba que essa combinação foi feita em cima de Empunhadura Dupla, utilize 4 para se curar, 1, 2 e 3 para causar dano.
Intermediário – Nível 15+
No nível 15+ o jogador já terá uma segunda barra de habilidades, porém pode não estar tão acostumado a utilizá-la. Dessa forma utilize a barra 2 de Arco para atrair os monstros com os tiros, jogue as flechas da habilidade 3. Na barra 1 utilize 2 e 3 para causar dano. Utilize a habilidade 4 da barra 1 para se curar.
É importante reparar que as habilidades de Arco e Duas mãos devem ser colocadas mesmo sem poderem ser utilizadas, pois assim você irá evoluir duas árvores ao mesmo tempo.
Avançado
O combate é semelhante a barra anterior, porém com mais opções para dano em área.
Você poderá manter essa combinação até quando desejar, alterando habilidades que utilizar pouco para outras habilidades que necessitam evoluir.
Habilidades que você DEVE evoluir
Aqui vai uma lista de todas as habilidades que você precisa ter no seu Guardião focado em Vigor, algumas não necessitam de morfe a princípio pois tudo vai depender se você seguirá para o JxJ ou JxA futuramente, porém você pode evoluir elas facilmente depois, então não se preocupe.
As habilidades podem ser combinadas de acordo com as dicas dadas e as armas que você utilizar.
Nível 50
Assim que você chegar no nível 50, os equipamentos deverá ser a mesma, porém o aconselhável é que você fabrique novos equipamentos de nível 50, pois você ainda não chegou no nível limite de capacidade dos equipamentos e ainda precisará evoluir seu personagem.
A partir daqui você irá liberar os Pontos Campeão (Champion Points) cuja explicação pode ser vista aqui. E esses pontos a princípio devem ser distribuídos até o CP160 conforme a combinação abaixo:
- O Ritual (The Ritual) – 27 Poderoso (Mighty), 9 Taumaturgo (Thaumaturge)
- A Dama (The Lady) – 23 Defensor Elemental (Elemental Defender), 23 Robusto (Hardy)
- A Amante (The Lover) – 27 Mooncalf (Inconsequente), 20 Tenacidade (Tenacity)
Não é preciso muito preciosismo nesses pontos, já que eles podem ser facilmente resetados depois.
As habilidades abaixo, te ajudarão a ter uma combinação próxima do “end-game”. Tenha em mente que você precisa fazer JxJ para pegar HABILIDADES MUITO IMPORTANTE para a barra definitiva.
Sendo elas “Estrepes (Caltrops)” e “Vigor Determinado (Resolving Vigor)” para auxiliar na cura em alguns conteúdos.
- Cortes Profundos (Rending Slashes)
- Investida Subterrânea (Subterranean Assault)
- Rasante Cortante (Cutting Dive)
- Ave de Rapina (Bird of Prey)
- Netch Macho (Bull Netch)
Ult – Guardião Selvagem (Wild Guardian)
- Injeção de Veneno (Poison Injection)
- Armadilha Rearmável (Rearming Trap) (Guilda dos Guerreiros)
- Saraivada sem Fim (Endless Hail)
- Estrepes Afiadas (Razor Estrepes)
- Vigor Determinado (Resolving Vigor) (Guerra das Alianças) ou Ave de Rapina (Bird of Prey) (caso queira mais dano)
Ult – Guardião Selvagem (Wild Guardian)
Uma rotação interessante pra essa combinação é:
Rotação:
AL = Ataque Leve
AP = Ataque Pesado
TB = Troca de Barra
Comece a luta sempre com Netch e Investida
Saraivada > AL > Armadilha > TB
AL > Investida > TB
Estrepes > AL > Injeção de Veneno > TB
AL > Investida > (AL > Cortes Profundos > AL > Ult) > AL > Investida > TB
[Recomeça]
- Quando estiver sem Ultimate ou não precisar renovar os Cortes Profundos, troque o parênteses por ( AL > Rasante > AL > Rasante)
- Sempre use o Netch após a Investida, antes da troca de barra, a animação dele é lente e se cancelará bem
- Repare que a Investida deve sempre ser usada a cada duas habilidades
- Se quiser uma barra para grind, utilize Manto Mortal (Deadly Cloak) no lugar dos Cortes Profundos
- O Vigor pode ser trocado por Green Lotus, porém essa habilidade é um pouco mais egoísta
Nível 50CP160
Esse nível é o nível “cap” de equipamentos, ou seja é o nível máximo dos equipamentos do jogo, é aqui onde você fará sua build para partir para o “end-game” se aventurando em Provações (Trials), Masmorras (Dungeons) e nas diversas arenas do jogo.
Se deseja seguir para o JxJ sinta-se livre para explorar outras combinações, mas o recomendável é primeiramente fazer JxA para conseguir bons equipamentos.
Você deverá utilizar a Pedra Mundus: A Sombra (The Shadow)
Neste guia você não precisará de nenhum item ou habilidade exclusivos de DLC/Capítulo.
Os itens que você deverá ir atrás a partir daqui são:
PEÇA | TIPO | CONJUNTO | TRAÇO | GLIFO |
Cabeça | Médio | Selene, Tempespunho (Stormfirst) ou Krah’gh (*1) | Divino | Max Vigor |
Ombro | Médio | Selene, Tempespunho (Stormfirst) ou Krah’gh (*1) | Divino | Max Vigor |
Peito | Pesado | Fúria de Hunding (Hunding Rage) | Divino | Max Vigor ou Saúde (*2) |
Calça | Médio | Fúria de Hunding (Hunding Rage) | Divino | Max Vigor |
Luvas | Médio | Fúria de Hunding (Hunding Rage) | Divino | Max Vigor |
Botas | Médio | Espinhos da Vergôntea (Spriggan’s Thorns) | Divino | Max Vigor |
Cinto | Médio | Espinhos da Vergôntea (Spriggan’s Thorns) | Divino | Max Vigor |
Arma Primária | Adaga | Fúria de Hunding (Hunding Rage) | Afiado (Sharpened) | Absorção de Vigor (Absorb Stamina) |
Adaga | Fúria de Hunding (Hunding Rage) | Afiado (Sharpened) | Veneno (Poison) | |
Segunda Arma | Arco | Fúria de Hunding (Hunding Rage) | Infundido | Dano de Arma (Weapon Damage) |
Joias | 3x Espinhos da Vergôntea (Spriggan’s Thorns) | Robusto | Dano Físico (Physical Arm) | |
(*1) Selene causa mais dano, Stormfirst te dará um melhor sustento de vigor (stamina) e Krah’gh é mais fácil de conseguir | ||||
(*2) Utilize um Glifo de Saúde na calça também, caso tenha dificuldade em se manter vivo por estar com a Saúde baixa | ||||
O Conjunto da Fúria de Hunding pode ser fabricado em estações específicas | ||||
O Conjunto da Vergôntea (Spriggan) pode ser adquirido no mapa de Bangkorai, uma das vídeo aulas poderá te esclarecer melhor |
Segue todas as habilidades passivas:
- Classe (menos as de Abraço Invernal)
- Raça
- Armadura Média
- Armadura Pesada – Implacável (Juggernaut) (caso utilize uma parte pesada para ter mais Saúde)
- Arco (a última passiva não é necessária)
- Guilda dos Guerreiros
- Alquimia – Uso Medicinal (Medicinal Use)
Poção
Dano de Arma, Crítico de Arma e Vigor
Cardo Abençoado, Espinheira de Dragão, Absinto (Blessed Thistle, Dragonthorn, Wormwood)
Veneno (Opcional nas Adagas)
Veneno Devastador de Saúde (Damage Health Poison)
Larva de Mosca de Carne, Beladona, Raiz de Nirn (Fleshfly Larva, Nightshade, Nirnroot)
Vídeos
A partir daqui você está pronto para os conteúdos JxA do jogo, sinta-se livre para seguir os Youtubers, criadores de conteúdos, influenciadores de sua preferência, ou até mesmo seja criativo, o UniversoESO é dedicado a ajudar os novos jogadores em sua aventura, e ficamos gratos de ter te ajudado até aqui.
Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários ou acesse o Discord.
Pq investir os CPs em tenacity se não tem ataque pesado na rotação? me desculpem se estou falando besteira
Olá frook blz oh gostaria de saber a onde estao este equipamento do utimo quadro que vc apostou não to achando jogo no ps4 e muito difícil de saber a onde estão a onde drop da uma certa dificuldade Tem como vc me fala onde drop tudo certinho valeu grato????
vê se ajuda
https://elderscrollsonline.wiki.fextralife.com/Spriggan's+Thorns+Set
https://elderscrollsonline.wiki.fextralife.com/Kra'gh+Set
https://elderscrollsonline.wiki.fextralife.com/Hunding's+Rage+Set
“…fazer pelo menos uma masmorra aleatória por dia, pois isso te concede muita experiência,…” Se eu estiver com um Scroll de 50% mais XP, essa masmorra vai me conceder o XP com o bônus também?
Vai sim, quando uso o scroll eu normalmente tento fazer uma masmorra e 1 battegrounds enquanto o scroll tá ativo, depois de pegar a xp diária eu continuo fazendo masmorra pra upar a skill line undaunted
Ouvi dizer que Tanks estão bem obsoletos, curto muito jogar de tank em RPG e sei que no começo do ESO é bom focar em dano e só la no endgame me preocupar com isso, mas minha duvida é: tanks realmente estão fora do meta? um Warden tank é bom? tanto pra pvp com pve.
tanks são pouco usuais no pvp do eso, geralmente quem joga nesse estilo no pvp faz um personagem focado em atrapalhar o inimigo com efeitos de controle e geralmente combam com cura, no eso as roles não são bem definidas no pvp, podendo dar pra abusar de criatividade, quanto ao pve, tank é muito necessário, a classe meta seria o dragonknight, mas em segundo lugar vem o warden com certeza
vai rolar guia de warden magicka ?
sim, já estou escrevendo 😀
Faz um para magica!