BUILD-PvE – Magicka – Warden

Esse é um Guia de classe do Guardião baseado em Mágicka (Magicka Warden). Esse guia irá te ajudar a evoluir seu personagem, mostrando o que você deve priorizar, quais habilidades devem ser de sua escolha, e qual combinação de itens e equipamentos te darão os melhores resultados nessa jornada.


Mudanças para Última Versão

  • Alterado Pedra Mundus pós nível 50CP160 e traços nos itens
  • Adicionado Conjuntos mais fáceis para jogadores novos, que não precisam de DLC
  • Adicionado a forma de Adquirir os Conjuntos
  • Incluído diversas descrições para auxiliar no entendimento do guia
  • Mudado a rotação
  • Incluído vídeos-aula

O Guardião focado em Mágicka é uma combinação bem versátil, já que consegue assumir diversos papéis como dano, cura e até tank, tudo depende de como você irá investir seu personagem no nível máximo. O recomendado é que o jogador evolua em dano e mantenha algumas habilidades de cura na barra. 

  • As melhores raças pra esse Guardião são o Alto Elfo (High Elf), seguido pelo Elfo Negro (Dark Elf), Bretano e Argoniano. Veja a lista completa aqui

Começando o personagem

Coloque todos os seus ponto de atributo em Mágicka (Magicka)

Nível 2 e 3

  • Pegue a habilidade Rasante (Dive) da árvore de Companheiro Animal, essa habilidade irá te ajudar a causar um bom dano.

No nível 3, você irá ganhar seu primeiro equipamento, tenha certeza de equipá-lo, mesmo que não seja os itens que você deseja usar futuramente

  • Utilize a comida dando um clique duplo nela
  • Tenha certeza de ter todas as primeiras habilidades de sua classe
    • Manto Gélido (Frost Cloak)
    • Crescimento Fúngico (Fungal Growth)
    • Rasante (Dive)

É importante manter uma habilidade de cada árvore da classe na sua barra, pois só assim você irá evoluir todas as árvores de habilidade, ficando com um personagem completo.

Lembrando que o post: (Como upar mais rápido no ESO?) possui algumas dicas que podem te ajudar.


Armas necessárias em sua progressão

As linhas de armas mais usuais no Guardião são:

  • Cajado de Destruição (Destruction Staff)
  • Cajado de Restauração (Restoration Staff)
  • Duas Mãos (Two Handed) (Conteúdo JxJ)
  • Uma mão e Escudo (One-handed and Shield, Tank e JxJ)

Outros tipos de armas não são usuais em um Warden Magicka no atual patch.


Comidas e Pedras Mundus

É extremamente recomendado que você utilize a bebida descrita aqui, sendo a forma de adquiri-la um pouco incomum, você precisa guardar um pouco de Ouro para comprar de algum Vendedor de Guilda (Guild Trader), ou também pode pedir para algum companheiro fazer para você.

  • Cerveja Potente da Bruxa (Witchmother’s Potent Brew)
    • Essa bebida irá te conceder ótimos recursos de Vida e Mágicka

  • O Atronaca (The Atronach)

Utilize essa Pedra Mundus (Mundus Stone) que pode ter seu bônus adquirido ao interagir com a pedra nessas localizações, ela te dará muita recuperação de recursos, para acessar essas regiões realize uma viagem rápida até algum jogador aliado (na lista de amigos ou guildas), caso não possua amigos utilize a Mundus – A Amante (The Lover) localizada na primeira região.


Equipamentos

Se você estiver em alguma guilda ou possuir algum amigo evoluído em profissões, peça algum companheiro para te fazer os equipamentos como na tabela abaixo, é importante que a combinação seja da SEDUCER pois esse equipamento é o que irá manter seu recurso de mágicka sempre cheio, faça esses equipamentos a partir do nível 10.

Caso não tenha possibilidades de criar esses equipamentos (por jogar sozinho por exemplo), utilize os itens que conseguir durante sua jornada.

PEÇA TIPO CONJUNTO TRAÇO GLIFO
Cabeça Leve Magnus Treinamento Max Mágicka
Ombro Leve Magnus Treinamento Max Mágicka
Peito Pesado Sedutora (Seducer) Treinamento Max Mágicka
Calça Médio Sedutora (Seducer) Treinamento Max Mágicka
Luvas Leve Sedutora (Seducer) Treinamento Max Mágicka
Botas Leve Sedutora (Seducer) Treinamento Max Mágicka
Cinto Leve Sedutora (Seducer) Treinamento Max Mágicka
Arma Primária Cajado de Raio Magnus Treinamento Qualquer
Segunda Arma Cajado de Restauração Magnus Treinamento Qualquer
  • IMPORTANTE: Equipe no seu personagem pelo menos 3 itens Heavy, Light e Medium armor e lute com algum mob, para assim liberar a linha de skill dessa armadura, depois você pode utilizar apenas uma parte de cada, como na tabela.
  • O Cajado de Raio concede um “splash damage” nos seus ataques pesados, sendo muito recomendado quando se luta contra vários inimigos.

Outras árvores de habilidade

Árvores de habilidade como Magia de Alma e das Guildas, necessitam ser evoluídas, e DEVEM ser liberadas desde o ínicio.

  • Magia de Alma (Soul Magic) é evoluída fazendo as missões da campanha principal (Main Quest)
    • As missões principais te darão pontos de habilidade extra
  • As Guildas, devem ter suas árvores de habilidades liberada conforme esse guia

Nível 10 e recompensas

Assim que atingir esse nível é importante que você equipe sua primeira combinação de itens fabricados do conjunto recomendado. Além disso você irá ganhar seu primeiro marco de nível que te concede:

  • 3 Pontos de habilidade
  • 3 Pontos de atributo
  • Cavalo
  • Localizador de Masmorras

Equipe o cavalo no seu menu de coleções e utilize o localizador para fazer pelo menos uma masmorra aleatória por dia, pois isso te concede muita experiência, além de ponto de habilidade ao término da missão da masmorra.


Nível 15 e recompensas

No nível 15 você irá liberar a opção de uma segunda arma. O que significa que você poderá equipar por exemplo um Cajado de Restauração como segunda arma e uma Montante como primeira arma, e ficar alternando entre essas armas durante o combate ao pressionar uma tecla de atalho, uma ótima mecânica do jogo.


Barras Sugeridas

Tenha em mente que você precisa de algumas coisas para montar suas barras de habilidade:

  • Pelo menos uma habilidade “spam”, que você consiga usar diversas vezes para matar os inimigos.
  • Uma habilidade de cura.
  • Uma habilidade cada árvore da classe
  • Habilidade de outra linha de arma que você não esteja usando

Lembrando que é uma sugestão e você pode utilizar as habilidades que preferir

Iniciante

Essas combinações foram montadas em cima do Cajado de Destruição e Restauração. A habilidade 3 será sua principal fonte de dano, utilize 2 para se curar, e 4 para dar um certo dano em área.

É importante reparar que a habilidade de Cajado de Restauração foi colocado mesmo sem poder ser utilizada, pois assim você irá evoluir duas árvores ao mesmo tempo, você poderá fazer isso com a árvore que desejar.

Intermediário – Nível 15+

No nível 15+ o jogador já terá uma segunda barra de habilidades, porém pode não estar tão acostumado a utilizá-la. O combo é quase o mesmo da barra anterior, as habilidades só foram movidas de barras.

Avançado

Essa combinação é próxima da barra definitiva, possuindo mais habilidades para te manter vivo, utilize da forma que desejar. Lembrando que na barra 2, as habilidades 2 e 5 são o que te mantém vivo.


Habilidades que você DEVE evoluir

Aqui vai uma lista de todas as habilidades que você precisa ter no seu Guardião focado em Mágicka, algumas não necessitam de morfe a princípio pois tudo vai depender se você seguirá para o JxJ ou JxA futuramente, porém você pode evoluir elas facilmente depois, então não se preocupe.

As habilidades podem ser combinadas de acordo com as dicas dadas e as armas que você utilizar.


Nível 50

Assim que você chegar no nível 50, os equipamentos deverão ser os mesmos, porém o aconselhável é que você fabrique novos equipamentos de nível 50, pois você ainda não chegou no nível limite de capacidade dos equipamentos e ainda precisará evoluir seu personagem.

A partir daqui você irá liberar os Pontos Campeão (Champion Points) cuja explicação pode ser vista aqui. E esses pontos a princípio devem ser distribuídos até o CP160 conforme a combinação abaixo:

  • O Ritual (The Ritual) – 27 Especialista em Elementos (Elemental Expert), 9 Elfborn (Sangue Élfico)
  • A Dama (The Lady) – 23 Defensor Elemental (Elemental Defender), 23 Robusto (Hardy)
  • A Amante (The Lover) – 27 Arcanista (Arcanist), 20 Tenacidade (Tenacity)

Não é preciso muito preciosismo nesses pontos, já que eles podem ser facilmente resetados depois.

As habilidades abaixo, serão sua combinação do “end-game”. 

* A tradução mostra os nomes em inglês na descrição

  1. Netch Azul (Blue Betty)
  2. Corredor de Rapina Gritante (Screaming Cliff Race)
  3. Fissura Profunda (Deep Fissure)
  4. Vingança Invernal (Winter’s Revenge)
  5. Ave de Rapina (Bird of Prey)

Ult – Guardião Eterno (Eternal Guardian)

  1. Armadilha Rearmável (Rearming Trap) ou alguma habilidade de cura de sua preferência
  2. Bloqueio Elemental (Elemental Blockade)
  3. Barreira Mágicka (Harness Magicka)
  4. Nuvem Infecciosa (Fetcher Infection)
  5. Ave de Rapina (Bird of Prey)

Ult – Guardião Eterno (Eternal Guardian)

Uma rotação interessante pra essa combinação é

Rotação:

AL = Ataque Leve
AP = Ataque Pesado
TB = Troca de Barra

Comece com Netch e Fissura

AL – Bloqueio – AL – Nuvem / TB
AL – Fissura – AL – Vingaça – AL – Ult – AL – Fissura – AL – Cliff / TB
AL – Bloqueio – AL – Nuvem / TB
AL – Fissura – (AL – Cliff – AL – Cliff) – Vingaça – AL – Fissura / TB
AL – Bloqueio – AL – Nuvem / TB
AL – Fissura – AL – Cliff – AL – Cliff – AL – Fissura – Netch / TB
REPETE

  • A Aceleração Canalizada (Channeled Aceleration) também é uma opção à Armadilha, caso você possua o Summerset
  • A Fissura é utilizada a cada 2 a 3 habilidades, sendo uma ótima fonte de dano
  • No esqueleto utilize Sorvedouro Elemental no lugar de Barreira Mágicka
  • Caso sinta falta de Mágicka no meio da luta, troque (AL – Cliff – AL – Cliff) por um Ataque Pesado
  • Se estiver em um time com um bom curandeiro, troque a Ave de Rapina por Luz Interior (da guilda dos magos)

Nível 50CP160

Esse nível é o nível “cap” de equipamentos, ou seja é o nível máximo dos equipamentos do jogo, é aqui onde você fará sua build para partir para o “end-game” se aventurando em Provações (Trials), Masmorras (Dungeons) e nas diversas arenas do jogo.

Se deseja seguir para o JxJ sinta-se livre para explorar outras combinações, mas o recomendável é primeiramente fazer JxA para conseguir bons equipamentos.

Você deverá utilizar a Pedra Mundus: A Sombra (The Shadow)

Neste guia você não precisará de nenhum item ou habilidade exclusivos de DLC/Capítulo, apenas o conjunto principal que pode ser adquirido de várias formas, por se tratar de um conjunto fabricado

Os itens que você deverá ir atrás a partir daqui são:

PEÇA TIPO CONJUNTO TRAÇO GLIFO
Cabeça Leve Ilambris Divino Max Mágicka
Ombro Leve Ilambris Divino Max Mágicka
Peito Pesado Lei de Julianos (Law of Julianos) Divino Max Mágicka
Calça Médio Lei de Julianos (Law of Julianos) Divino Max Mágicka
Luvas Leve Lei de Julianos (Law of Julianos) Divino Max Mágicka
Botas Leve Luto Materno (Mother’s Sorrow) Divino Max Mágicka
Cinto Leve Luto Materno (Mother’s Sorrow) Divino Max Mágicka
Arma Primária Cajado de Raio Lei de Julianos (Law of Julianos) Preciso Fogo (Fire)
Segunda Arma Cajado de Raio Lei de Julianos (Law of Julianos) Infundido Absorve Mágicka (Absorb Magicka)
Joias 3x Luto Materno (Mother’s Sorrow) Arcano Dano Mágico (Magical Arm)
O Conjunto da Lei de Julianos pode ser fabricado em um mapa de DLC, ou nas estações em casas de Guildas grandes, é bem fácil de ser adquirido.
O Conjunto do Luto Materno pode ser conseguido ao fazer Covis e Dólmens no mapa de Deshaan.

A barra de habilidades e rotação continuarão as mesmas.

Pegue todas as habilidades passivas:

  • Classe (só pegue as do Equilíbrio da Natureza se quiser ser curandeiro ou jogar JxJ)
  • Raça
  • Armadura Leve
  • Armadura Pesada – Implacável (Juggernaut)
  • Cajado de Destruição
  • Destemidos (Undaunted)
  • Guilda dos Guerreiros – Banir o Ímpio (Banish the Wick)
  • Alquimia – Uso Medicinal (Medicinal Use)

Poção

Crítico de Feitiços, Dano de Feitiço, Mágicka
Centáurea Azul, Cardamomo do Prado, Jacinto de Água (Cornflower, Ladys Smock, Water Hyacinth)


Vídeos


A partir daqui você está pronto para os conteúdos JxA do jogo, sinta-se livre para seguir os Youtubers, criadores de conteúdos, influenciadores de sua preferência, ou até mesmo seja criativo, o UniversoESO é dedicado a ajudar os novos jogadores em sua aventura, e ficamos gratos de ter te ajudado até aqui.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários ou acesse o Discord.

0 0 votes
Avaliação Conteúdo
Subscribe
Notificar de
guest
4 Comentários
Recente
Antigo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Weslley Coelho
Weslley Coelho
5 anos atrás

Olá Frooke, estive analisando a Build e comecei um Warden Magicka focado em Utility (CC em massa, congelamento e DPS) fiz uma boa escolha na classe para este tipo de finalidade?
Essa Build também serve para conteúdo como Maelstrom Arena ou apenas para upar?

Valeu um abraço!

Aires
Aires
5 anos atrás

Estou analisando bem essa build Frooke, eu sou apaixonado por Druid desde o WOW, o Warden é o que mais se assimila a isso, eu vejo muitas pessoas criticando muito o Warden, até entendo porque é uma classe relativamente nova, mais ainda para mim que sou novo no ESO, mas eu queria muito ser um Warden Magicka, nesse mesmo estilo, eu consigo me transformar num magicka pvp no futuro? ou essa build foge muito do estilo pvp? Grato querido, sigo acompanhando o universo!

Tarenios
Tarenios
5 anos atrás

Ótimo post Mestre Frooke!! Só uma pequena correção: Na distribuição dos Pontos de Campeão (CP) ‘Especialista em Elementos’ (Elemental Expert) e ‘Elfborn’ (Sangue Élfico) estão localizados em The Apprentice.
Parabéns pelo guia, ele realmente ajuda muito!
Vlw!!