Essa é um build de curandeiros para as principais classes de suporte do jogo. Esse guia não irá focar em evoluir o personagem, ele irá partir da ideia de um personagem já evoluído.
O Curandeiro é uma role específica do jogo que permite ao jogador manter seus aliados vivos, além de aplicar bônus que aumentam o dano e a defesa de seu grupo.
- Veja as melhores raças para essa role aqui
Posso evoluir de Curandeiro?
Evoluir como um curandeiro é algo pouco viável. É possível sim, e muitos jogadores optam por isso, porém, se esse for seu primeiro personagem, certamente você terá dificuldades para matar os inimigos, tornando o processo de evolução e ‘grind’ um pouco lento. Por isso, o recomendado é utilizar as builds de PvE, optando por Magicka e evoluindo cajado de destruição e cajado de restauração.
Mesmo evoluindo como um “Mago” é possível que você utilize habilidades de cura na sua barra e que cumpra essa função enquanto evolui seu personagem.
O que é necessário para ser um bom Curandeiro?
- Bom gerenciamento de magicka
- Capacidade de manter os buffs sempre ativos
- Prover recursos de magicka e stamina para o time, com frequência
- Ser utilitário (aumentar o dano que seu time causa nas lutas através de sets e habilidades corretas)
- Ser sempre o último a morrer
Comida e Pedra Mundus
- Essa comida você irá obter a receita a partir da pesca no mapa de Artaeum (DLC Summerset)
- Tigela de Peixe em conserva de Artaeum (Artaeum Pickled Fish Bowl)
- Essa comida irá te conceder máximo recurso de Vida e Magicka.
Se você utilizar uma classe com baixo Sustento de Mágica, uma boa opção é utilizar Witchmother’s Potent Brew, que pode ser comprada das Lojas de Guilda, ou conseguida a receita nos eventos de Halloween:
- O Atronaca – Magicka Recovery (The Atronach), ou O Ritual – Spell Damage (The Ritual)
Utilize essa Pedra Mundus (Mundus Stone), que pode ter seu bônus adquirido ao interagir com a pedra nessas localizações, ela te dará muita recuperação de magicka para acessar essas regiões realize uma viagem rápida até algum jogador aliado (na lista de amigos ou guildas). Obs: A Ritual também é uma pedra recomendada caso você possua um bom gerenciamento de recursos, e abuse sempre de ataques pesados, essa escolha vai de gosto do jogador.
Equipamentos
Existe uma gama gigantesca de equipamentos necessários aos curandeiros do jogo, tudo irá depender da luta e da situação, neste guia mostraremos uma ótima combinação iniciante que você poderá conseguir com facilidade e utilizar na maioria dos conteúdos:
Abaixo a tabela padrão que pode ser aplicada ao conjunto citado acima:
PEÇA | TIPO | CONJUNTO | TRAÇO | GLIFO |
Cabeça | Pesado | Sentinel of Rkugamz | Infundido (Infused) | Três Recursos |
Ombro | Médio | Sentinel of Rkugamz | Divino (Divines) | Max Magicka |
Peito | Leve | Kagrenac’s Hope | Infundido (Infused) | Três Recursos |
Calça | Leve | Kagrenac’s Hope | Infundido (Infused) | Três Recursos |
Luvas | Leve | Kagrenac’s Hope | Divino (Divines) | Max Magicka |
Botas | Leve | The Worm’s Raiment | Divino (Divines) | Max Magicka |
Cinto | Leve | The Worm’s Raiment | Divino (Divines) | Max Magicka |
Arma Primária | Cajado de Restauração | Kagrenac’s Hope | Energizado (Powered) | Absorver Magicka (Absorb Magicka) |
Segunda Arma | Cajado de Raio | Kagrenac’s Hope | Carregado (Charged) | Dano de Choque (Shock Damage) |
Joias | 1 Colar e 2 Aneis | The Worm’s Raiment | Arcano ou Infudido (Arcane ou Infused) | 3x Recuperação Magicka |
IMPORTANTE: Os encantamentos podem variar de acordo com a quantidade de seus atributos e sua raça, o ideal é ficar com valores próximos ao seguintes:
- 19~21 mil de Saúde
- 35 mil de Magicka
- 10 mil de Vigor
Para chegar nesses valores, você pode ajustar seus atributos e encantamentos de acordo com sua raça.
Observação: A necessidade de se ter essa quantidade de Saúde, se dá ao fato de muitos curandeiros não usarem escudos ou bloqueio o tempo todo, e isso os torna alvos fáceis de mecânicas de “hit kill”, onde o jogador morre com apenas um golpe. Para evitar morrer com facilidade essa quantidade de vida é necessária, mas não se preocupe com suas curas, elas continuarão muito fortes caso você consiga os 34mil de mágicka e os equipamentos necessários.
Por que utilizar o Cajado de Raio?
Esse tipo específico de arma é de extrema importância em um curandeiro, pois sua função não é apenas curar mas também prover vários outros tipos de benefícios, como recuperação de mágicka para o time e penalidade aos inimigos, com as seguintes habilidades:
- Bloqueio Elemental e Ataque Pesado, ativa o efeito de Concussão nos inimigos, aumentando o dano recebido por eles em 8%.
- Sorvedouro Elemental (Elemental Drain), aumenta a recuperação de mágicka do time quando atacam o inimigo penalizado (extremamente importante sua utilização).
Variação de Encantamento nas Armas
Os encantamentos podem variar de acordo com o gosto do curandeiro:
- Absorver Magicka (Absorb Magicka) ou Enfraquecimento (Weakening) e no Cajado de Raio – Dano de Choque (Charged) ou Esmagamento (Crushing). O padrão seria Absorb Magicka no cajado de Restauração e Charged no cajado de Raio. Os outros encantamentos variam de build para build e otimização de grupo.
Habilidades
Na maioria dos casos os curandeiros devem possuir um conjunto de habilidades que permita exercer funções específicas, como recuperar recursos e aumentar o dano dos aliados, remover resistência dos inimigos, controlar grupos, entre outras que serão listadas a seguir para todas as classes:
Todos:
(Illustrious Healing) – Cura em área principal (Overtime) não spamavel
(Radiating Regeneration) – HOT multi target (Overtime) muito eficiente
(Combat Prayer) – Cura em uma linha na sua frente e aplica 3 buffs nas pessoas que recebem a cura, sendo 1 deles que aumentam o dano em 8% e outros 2 que aumentam a resistência
Templário:
(Breath of Life) – Cura o lançador e um aliado
(Extended Ritual) – Provê uma cura contínua para o time
Guardião:
(Corrupting Pollen) – Cura em área de forma eficiente, aplica um debuff nos inimigos dentro da área que diminui a cura recebida e fornece uma sinergia para aliados que recupera vida Overtime
(Enchanted Growth) – Cura em cone na sua frente com uma distância razoável e aplica um buff que aumenta a recuperação de Magicka e Stamina dos aliados curados em 10%
Todos:
(Energy Orb) – Recupera recursos de outros membros do time quando a sinergia é ativada
Templário:
(Radiant Aura) – Aplica roubo de Mágicka a todos em inimigos ao redor
(Channeled Focus) – Aumenta a resistência e provê recuperação de Mágicka
(Luminous Shards) – Recupera recursos do lançador quando alguém ativa a sinergia
Guardião:
(Betty Netch) – Provê uma grande recuperação de mágicka e ativa a passiva de regeneração
Todos:
(Aggressive Warhorn) – Aumenta os atributos de todos seus aliados na área de lançamento
(Reviving Barrier) – Protege todo o time com um shield e recupera vida quando acaba
Templário:
(Solar Disturbance) – Provê 30% de redução de dano que você e os aliados sofrem, além de um pouco de controle de grupo
Guardião:
(Northern Storm) – Provê 30% de redução de dano que você e os aliados sofrem, além de um pouco de controle de grupo
(Enchanted Growth) – Além de ser uma cura, essa habilidade é mais usada para aumentar a regeneração de vigor e magicka do time
(Expansive Frost Cloak) – Aumenta a resistência do time
Todos:
(Elemental Blockade) – Além de aplicar dano nos inimigos na área, aplica o efeito de Desarmado (Off Balance)
(Elemental Drain) – Reduz a resistência mágica do inimigo, provê recuperação de mágicka para seu grupo
Guardião:
(Corrupting Pollen) – Aplica um debuff nos inimigos dentro da área que diminui a cura recebida
Todos:
(Bone Surge) – Fornece ao seu time uma sinergia que quando ativada,você e mais 5 aliados recebem um shield e aumento no recebimento de cura
(Efficient Purge) – Utilizado em muitas lutas para remover efeitos nocivos
(Overflowing Altar) – Utilizado como uma fonte de sinergia e vida para aliados
(Mystic Guard) – Utilizado em poucas situações quando o tank de seu time ou o healer precisam de uma preoteção para efetuar alguma função que recebe muito dano
(Circle of Protection) – Cria um circulo no chão,aliados dentro dele recebem menos dano
Como regra geral, pegue todas as habilidades passivas:
- Classe
- Raça
- Armadura Leve
- Cajado de Restauração
- Cajado de Destruição
- Destemidos (Undaunted)
- Guerra de Aliança (Alliance War) – Suporte – Magicka Aid
Exemplos de barras usuais
Vários exemplos de barras que podem ser usadas nos mais diversos conteúdos do jogo, e claro podem ser modificadas conforme gosto do curandeiro.
Considerações
- As barras são variáveis, sendo modificadas conforme preferência e necessidade do jogador, assim como os conjuntos de itens.
- Apesar do modelo padrão com tudo que o curandeiro precisa, a quinta habilidade da segunda barra nem sempre é necessária, o jogador poderá utilizar a habilidade que preferir.
Posso ser vampiro?
Pode, porém não é recomendado. Se for utilizar, tenha certeza de manter o estágio no máximo no 1, para não ser prejudicado em mecânicas com fogo. A vantagem do vampiro atualmente é bem baixa no PvE, sendo mais vantajoso sua utilização no PvP.
Rotação para manter os buffs ativos
Sempre renovar as skills de cura Overtime
- Illustrious Healing
- Extended Ritual
- Corrupting Pollen
e skills que fornecem buffs e debuffs
- Elemental Drain
- Combat Prayer
- Enchanted Growth
- Purifying Light
- Elemental Blockade
Característica das Classes
Cada classe possui características marcantes, quanto aos seus buffs para o time:
- Templários ganham aumento de cura quando utilizam o Ritual Prolongado (Extended Ritual).
- Guardiões possuem a cura em área exageradamente forte, porém a cura de alvo único são bem menos eficientes, possui a Manto Expansivo de Geada (Expansive Frost Cloak).
Pontos de Campeão
No geral os healers devem focar em maximar a cura realizada e recebida, focar em redução de bloqueio e esquiva, além da recuperação de recursos, e um pouco de dano, uma boa combinação é a seguinte:
Warfare
- Eldritch Insight (40)
- Blessed (20)
Fitness
- Boundless Vitality (50)
- Rejuvenation (10)
Craft
- Steed’s Blessing (35)
- Breakfall (10)
- Wanderer (15)
Warfare
- Eldritch Insight (40)
- Blessed (40)
- Quick Recovery (10)
- Preparation (10)
Fitness
- Boundless Vitality (50)
- Rejuvenation (50)
Craft
- Steed’s Blessing (35)
- Breakfall (10)
- Wanderer (15)
- Steadfast Enchantment (10)
- Rationer (30)
Warfare
- Eldritch Insight (40)
- Blessed (40)
- Soothing Tide (20)
- Swift Renewal (20)
- Quick Recovery (10)
- Preparation (40)
- Elemental Aegis (20)
- Hardy (10)
Fitness
- Boundless Vitality (50)
- Rejuvenation (50)
- Tireless Guardian (10)
- Hasty (8)
- Hero’s Vigor (40)
- Ironclad (42)
Craft
- Steed’s Blessing (50)
- Breakfall (10)
- Wanderer (15)
- Steadfast Enchantment (20)
- Rationer (30)
- Liquid Efficiency (75)
Addons usuais
Existem muitos addons usuais para curandeiros, você poderá utilizar a função de cada um que mais gostar, ou utilizar apenas um deles, caso opte por utilizar todos, lembre-se de configurar para não haver conflitos ou muita poluição visual, os addons são os seguintes:
- Um muito utilizado para ver buffs nos aliados e debuffs nos inimigos é o Srendarr, cujo exemplo de como configurar pode ser visto aqui
- Outro addon muito comum para ver os ‘debuffs’ ativos nos chefes é o RaidBuffs
- Purge Tracker é muito necessário em alguns conteúdos, permitindo o curandeiro ver quem no grupo está com dubuffs nocivos, conseguindo remover eles com rapidez
Poção
A poção largamente utilizada por curandeiros é a de Vigor, Mágicka e Saúde (TRI-POT)
- Bugloss, Columbie, Dragonthorn
ou - Bugloss Columbine e Mountain Flower
ou - Columbine, Lady’s Smock e Mountain Flower
Outra poção é a de Mágicka, Crítico e Poder de Feitiço (Spell Power)
- Cornflower, Lady’s Smock e Water Hyacinth