BUILD-PvE – Iniciante – Healer

Sumário

Essa é um build de curandeiros para as principais classes de suporte do jogo. Esse guia não irá focar em evoluir o personagem, ele irá partir da ideia de um personagem já evoluído.

O Curandeiro é uma role específica do jogo que permite ao jogador manter seus aliados vivos, além de aplicar bônus que aumentam o dano e a defesa de seu grupo.

  • Veja as melhores raças para essa role aqui

Posso evoluir de Curandeiro?

Evoluir como um curandeiro é algo pouco viável. É possível sim, e muitos jogadores optam por isso, porém, se esse for seu primeiro personagem, certamente você terá dificuldades para matar os inimigos, tornando o processo de evolução e ‘grind’ um pouco lento. Por isso, o recomendado é utilizar as builds de PvE, optando por Magicka e evoluindo cajado de destruição e cajado de restauração.

Mesmo evoluindo como um “Mago” é possível que você utilize habilidades de cura na sua barra e que cumpra essa função enquanto evolui seu personagem.

O que é necessário para ser um bom Curandeiro?

  • Bom gerenciamento de magicka
  • Capacidade de manter os buffs sempre ativos
  • Prover recursos de magicka e stamina para o time, com frequência
  • Ser utilitário (aumentar o dano que seu time causa nas lutas através de sets e habilidades corretas)
  • Ser sempre o último a morrer

Comida e Pedra Mundus

  • Essa comida você irá obter a receita a partir da pesca no mapa de Artaeum (DLC Summerset)

  • Tigela de Peixe em conserva de Artaeum (Artaeum Pickled Fish Bowl)
    • Essa comida irá te conceder máximo recurso de Vida e Magicka.

Se você utilizar uma classe com baixo Sustento de Mágica, uma boa opção é utilizar Witchmother’s Potent Brew, que pode ser comprada das Lojas de Guilda, ou conseguida a receita nos eventos de Halloween:

  • O Atronaca – Magicka Recovery (The Atronach), ou O Ritual – Spell Damage (The Ritual)

Utilize essa Pedra Mundus (Mundus Stone), que pode ter seu bônus adquirido ao interagir com a pedra nessas localizações, ela te dará muita recuperação de magicka para acessar essas regiões realize uma viagem rápida até algum jogador aliado (na lista de amigos ou guildas). Obs:  A Ritual também é uma pedra recomendada caso você possua um bom gerenciamento de recursos, e abuse sempre de ataques pesados, essa escolha vai de gosto do jogador.


Equipamentos

Existe uma gama gigantesca de equipamentos necessários aos curandeiros do jogo, tudo irá depender da luta e da situação, neste guia mostraremos uma ótima combinação iniciante que você poderá conseguir com facilidade e utilizar na maioria dos conteúdos:

  1. The Worm’s Raiment + Sentinel of Rkugamz + Kagrenac’s Hope

Abaixo a tabela padrão que pode ser aplicada ao conjunto citado acima:

PEÇATIPOCONJUNTOTRAÇOGLIFO
CabeçaPesadoSentinel of RkugamzInfundido (Infused)Três Recursos
OmbroMédioSentinel of RkugamzDivino (Divines)Max Magicka
PeitoLeveKagrenac’s HopeInfundido (Infused)Três Recursos
CalçaLeveKagrenac’s HopeInfundido (Infused)Três Recursos
LuvasLeveKagrenac’s HopeDivino (Divines)Max Magicka
BotasLeveThe Worm’s RaimentDivino (Divines)Max Magicka
CintoLeveThe Worm’s RaimentDivino (Divines)Max Magicka
Arma PrimáriaCajado de RestauraçãoKagrenac’s HopeEnergizado (Powered)Absorver Magicka
(Absorb Magicka)
Segunda ArmaCajado de RaioKagrenac’s HopeCarregado (Charged)Dano de Choque (Shock Damage)
Joias1 Colar e 2 AneisThe Worm’s RaimentArcano ou Infudido (Arcane ou Infused)3x Recuperação Magicka

IMPORTANTE: Os encantamentos podem variar de acordo com a quantidade de seus atributos e sua raça, o ideal é ficar com valores próximos ao seguintes:

  • 19~21 mil de Saúde
  • 35 mil de Magicka
  • 10 mil de Vigor

Para chegar nesses valores, você pode ajustar seus atributos e encantamentos de acordo com sua raça.
Observação: A necessidade de se ter essa quantidade de Saúde, se dá ao fato de muitos curandeiros não usarem escudos ou bloqueio o tempo todo, e isso os torna alvos fáceis de mecânicas de “hit kill”, onde o jogador morre com apenas um golpe. Para evitar morrer com facilidade essa quantidade de vida é necessária, mas não se preocupe com suas curas, elas continuarão muito fortes caso você consiga os 34mil de mágicka e os equipamentos necessários.

Por que utilizar o Cajado de Raio?

Esse tipo específico de arma é de extrema importância em um curandeiro, pois sua função não é apenas curar mas também prover vários outros tipos de benefícios, como recuperação de mágicka para o time e penalidade aos inimigos, com as seguintes habilidades:

  1. Bloqueio Elemental e Ataque Pesado, ativa o efeito de Concussão nos inimigos, aumentando o dano recebido por eles em 8%.
  2. Sorvedouro Elemental (Elemental Drain), aumenta a recuperação de mágicka do time quando atacam o inimigo penalizado (extremamente importante sua utilização).

Variação de Encantamento nas Armas

Os encantamentos podem variar de acordo com o gosto do curandeiro:

  • Absorver Magicka (Absorb Magicka) ou  Enfraquecimento (Weakening) e no Cajado de Raio – Dano de Choque (Charged) ou Esmagamento (Crushing). O padrão seria Absorb Magicka no cajado de Restauração e Charged no cajado de Raio. Os outros encantamentos variam de build para build e otimização de grupo.

Habilidades

Na maioria dos casos os curandeiros devem possuir um conjunto de habilidades que permita exercer funções específicas, como recuperar recursos e aumentar o dano dos aliados, remover resistência dos inimigos, controlar grupos, entre outras que serão listadas a seguir para todas as classes:

Todos:
 (Illustrious Healing) – Cura em área principal (Overtime) não spamavel
 (Radiating Regeneration) – HOT multi target (Overtime) muito eficiente
 (Combat Prayer) – Cura em uma linha na sua frente e aplica 3 buffs nas pessoas que recebem a cura, sendo 1 deles que aumentam o dano em 8% e outros 2 que aumentam a resistência
Templário:
 (Breath of Life) – Cura o lançador e um aliado
 (Extended Ritual) – Provê uma cura contínua para o time
Guardião:
 (Corrupting Pollen) – Cura em área de forma eficiente, aplica um debuff nos inimigos dentro da área que diminui a cura recebida e fornece uma sinergia para aliados que recupera vida Overtime
 (Enchanted Growth) – Cura em cone na sua frente com uma distância razoável e aplica um buff que aumenta a recuperação de Magicka e Stamina dos aliados curados em 10%

Todos:
 (Energy Orb) – Recupera recursos de outros membros do time quando a sinergia é ativada
Templário:
 (Radiant Aura) – Aplica roubo de Mágicka a todos em inimigos ao redor
 (Channeled Focus) – Aumenta a resistência e provê recuperação de Mágicka
 (Luminous Shards) – Recupera recursos do lançador quando alguém ativa a sinergia
Guardião:
 (Betty Netch) – Provê uma grande recuperação de mágicka e ativa a passiva de regeneração

Todos:
 (Aggressive Warhorn) – Aumenta os atributos de todos seus aliados na área de lançamento
 (Reviving Barrier) – Protege todo o time com um shield e recupera vida quando acaba
Templário:
 (Solar Disturbance) – Provê 30% de redução de dano que você e os aliados sofrem, além de um pouco de controle de grupo
Guardião:
 (Northern Storm) – Provê 30% de redução de dano que você e os aliados sofrem, além de um pouco de controle de grupo
 (Enchanted Growth) – Além de ser uma cura, essa habilidade é mais usada para aumentar a regeneração de vigor e magicka do time
 (Expansive Frost Cloak) – Aumenta a resistência do time

Todos:
 (Elemental Blockade) – Além de aplicar dano nos inimigos na área, aplica o efeito de Desarmado (Off Balance)
 (Elemental Drain) – Reduz a resistência mágica do inimigo, provê recuperação de mágicka para seu grupo
Guardião:
 (Corrupting Pollen) – Aplica um debuff nos inimigos dentro da área que diminui a cura recebida

Todos:
 (Bone Surge) – Fornece ao seu time uma sinergia que quando ativada,você e mais 5 aliados recebem um shield e aumento no recebimento de cura
 (Efficient Purge) – Utilizado em muitas lutas para remover efeitos nocivos
 (Overflowing Altar) – Utilizado como uma fonte de sinergia e vida para aliados
 (Mystic Guard) – Utilizado em poucas situações quando o tank de seu time ou o healer precisam de uma preoteção para efetuar alguma função que recebe muito dano
 (Circle of Protection) – Cria um circulo no chão,aliados dentro dele recebem menos dano

Como regra geral, pegue todas as habilidades passivas:

  • Classe
  • Raça
  • Armadura Leve
  • Cajado de Restauração
  • Cajado de Destruição
  • Destemidos (Undaunted)
  • Guerra de Aliança (Alliance War) – Suporte – Magicka Aid

 

Exemplos de barras usuais

Vários exemplos de barras que podem ser usadas nos mais diversos conteúdos do jogo, e claro podem ser modificadas conforme gosto do curandeiro.

Considerações

  • As barras são variáveis, sendo modificadas conforme preferência e necessidade do jogador, assim como os conjuntos de itens.
  • Apesar do modelo padrão com tudo que o curandeiro precisa, a quinta habilidade da segunda barra nem sempre é necessária, o jogador poderá utilizar a habilidade que preferir.

Posso ser vampiro?

Pode, porém não é recomendado. Se for utilizar, tenha certeza de manter o estágio no máximo no 1, para não ser prejudicado em mecânicas com fogo. A vantagem do vampiro atualmente é bem baixa no PvE, sendo mais vantajoso sua utilização no PvP.


Rotação para manter os buffs ativos

Sempre renovar as skills de cura Overtime

  • Illustrious Healing
  • Extended Ritual
  • Corrupting Pollen

e skills que fornecem buffs e debuffs

  • Elemental Drain
  • Combat Prayer
  • Enchanted Growth
  • Purifying Light
  • Elemental Blockade

Característica das Classes

Cada classe possui características marcantes, quanto aos seus buffs para o time:

  • Templários ganham aumento de cura quando utilizam o Ritual Prolongado (Extended Ritual).
  • Guardiões possuem a cura em área exageradamente forte, porém a cura de alvo único são bem menos eficientes, possui a Manto Expansivo de Geada (Expansive Frost Cloak).

Pontos de Campeão

No geral os healers devem focar em maximar a cura realizada e recebida, focar em redução de bloqueio e esquiva, além da recuperação de recursos, e um pouco de dano, uma boa combinação é a seguinte:

Addons usuais

Existem muitos addons usuais para curandeiros, você poderá utilizar a função de cada um que mais gostar, ou utilizar apenas um deles, caso opte por utilizar todos, lembre-se de configurar para não haver conflitos ou muita poluição visual, os addons são os seguintes:

  • Um muito utilizado para ver buffs nos aliados e debuffs nos inimigos é o Srendarr, cujo exemplo de como configurar pode ser visto aqui
  • Outro addon muito comum para ver os ‘debuffs’ ativos nos chefes é o RaidBuffs
  • Purge Tracker é muito necessário em alguns conteúdos, permitindo o curandeiro ver quem no grupo está com dubuffs nocivos, conseguindo remover eles com rapidez

Poção

A poção largamente utilizada por curandeiros é a de Vigor, Mágicka e Saúde (TRI-POT)

  • Bugloss, Columbie, Dragonthorn
    ou
  • Bugloss Columbine e Mountain Flower
    ou
  • Columbine, Lady’s Smock e Mountain Flower

Outra poção é a de Mágicka, Crítico e Poder de Feitiço (Spell Power)

  • Cornflower, Lady’s Smock e Water Hyacinth
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