Guia de Masmorra: Moonhunter Keep

Esse é um guia da masmorra “Bastilha do Caçador Lunar”. Um conteúdo de grupo de 4 jogadores, localizado no norte de Senalana, ao lado do Rio Estreiro de Cyrodiil no The Elder Scrolls Online. É parte da DLC Wolfhunter, disponível no modo normal e veterano. Serão abordados todos os detalhes de mecânicas necessários para completar esse conteúdo, além de dicas para preparar o time e lidar com cada encontro.

O chamado das bestas de Tamriel

Uma lobisomem ancestral de incrível poder, conhecida como Vykosa, capturou a Bastilha do Caçador Lunar e destruiu a guarnição da Ordem da Alvorada Prateada. Suas intenções ainda são um mistério, mas agora Vykosa atrai cada vez mais a atenção de diversas bestas de toda Tamriel para sua causa, e assim constrói um monstruoso exército.

Recomendações

Serão abordados recomendações para cada integrante do time: A recomendação para os Tanques é que foquem em sobrevivência, utilizando conjuntos como Plague Doctor e Ebon, além do conjunto monstro do Lord Warden ou Earthgore. As criaturas causam danos muito altos, por isso é recomendado focar muito no bloqueio e manter poções e habilidades de cura sempre à mão. Será necessário a utilização de Manobra Evasiva (Roll Dodge) em diversas mecânicas, pois é quase impossível aguentar o dano. Para os Curandeiros, é recomendado utilizar conjuntos como o Mending e Kagrenac, o que irá reduzir o dano físico causado pelos inimigos, além de proporcionar uma recuperação rápida em caso de baixas, encantamento de Weakening nas armas também é uma boa opção. Uma estratégia caso o curandeiro tenha dificuldade de se manter vivo, é utilizar pelo menos 22mil de vida ou um conjunto do Seducer de armadura pesada. Os Causadores de Dano (DPS), serão mais eficientes caso ataquem à distância (Ranged), pois em alguns encontros como o primeiro e o último chefe, é difícil se posicionar perto do inimigo e não morrer para apenas um golpe, porém essa situação podem ser contornadas durante a luta, o que será explicado mais abaixo. Evite conjuntos de equipamentos que te mantenham parado, como o Siroria, a movimentação constante será necessária. Uma dica é utilizar o conjunto monstro do Iceheart para aumentar sua sobrevivência.

Mapa

O cenário começa no subterrâneo da bastilha, na sua prisão, contando com várias salas de encontros com monstros que precisam ser mortos para ganhar as conquistas. Em seguida os jogadores irão se deparar com um labirinto, nesse labirinto é importante evitar ficar perto das Estranguladoras, pois elas não morrem, e irão atordoar os jogadores, por isso nunca ande sozinho, ou afastado do grupo, tente focar primeiro nas criaturas que atacam à distância. No último cenário, os jogadores terão muitas salas para explorar, é importante ir em cada uma delas e se certificar de ter matado todos os inimigos, pois é a única maneira de ganhar as conquistas. Como o cenário é apertado, e se passa em muitos corredores, é importante que o tanque do grupo saiba posicionar bem os inimigos, sempre deixando de costas para o time.

Monstros Especiais

Aqui vai uma lista com criaturas que não são chefes, mas possuem mecânicas especiais que merecem destaque:
  • Moonhunter Archer – São os arqueiros da masmorra, e como todo arqueiro são capazes de lançar uma Mira Focalizada em algum jogar, matando com apenas um golpe.
  • Strangler – Essas plantas estranguladoras estarão presentes na parte do labirinto, elas irão prender a atordoar o jogador, ao serem mortas elas ficarão atordoadas por um tempo e voltarão, o ideal é ficar longe delas o máximo possível.
  • Spriggan – Essas criaturas, também presentes na fase do labirinto, irão curar os inimigos, assim, devem ser os alvos prioritários.
  • Werewolf Berserk / Accursed Werewolf – Lobisomens simples que matam qualquer jogador (com exceção do Tanque) com apenas um salto, sendo também capazes de causar um ataque em cone muito forte.
  • Hulking Werewolf – A criatura mais difícil da masmorra, é capaz de causar um sangramento fortíssimo, além de matar qualquer jogador que ficar na sua frente com um urro em área de cone (é difícil até para o tanque resistir a esse ataque). O Tanque deve prestar muita atenção em não deixar essa criatura se virar para o time, além disso, ele dá um golpe em área circular que também deve ser evitado.
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Encontros com Chefes

Uma explicação simples das mecânicas de cada chefe presente na masmorra:

Jailer Melitus

Nessa luta o chefe irá chamar lobisomens para ajudá-lo a todo momento, se o time tiver um bom dano é possível ignorar os lobisomens, e enquanto o tanque atrai a atenção deles, o time se foca somente em matar o chefe, o mais depressa possível.

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Aos 80% o chefe irá explodir uma habilidade em área e lançar globos de sangue que irão causar lentidão no grupo, junto com esses globos virão um lobisomem. Logo em seguida, enquanto o time estiver lento, irão sair do chão vários gêiser de sangue, causando dano ao time, é difícil desviar deles com a lentidão, por isso é importante que o curandeiro foque uma cura em área pesada e que o time evite agrupar essas áreas, ao se mover na mesma direção. A mecânica irá se repetir, até que o chefe atordoe o tanque com uma habilidade que não se pode bloquear. Nesse momento é importante que alguém do grupo corra e interrompa a mecânica do chefe, ou o tanque irá morrer, além disso, os lobisomens podem dar um salto mortal no tanque, então o auxílio deve vir depressa.

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Hedge Maze Guardian

Essa luta é uma das mais chatas da masmorra, em determinados momentos uma Spriggan irá curar o chefe, e com isso os Causadores de Dano do time devem ser mover pelo labirinto, tomando cuidado com as Stranglers, matando a Spriggan e retornando para o chefe, é importante que utilizem habilidades de cura na barra.

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Sempre ande em dupla para evitar ser atordoado por uma Strangler e morrer, a planta pode ser morta temporariamente ou interrompida. Em alguns momentos, o chefe irá lançar uma habilidade em área que matará qualquer um que estiver na sua frente (com exceção do Tanque), sempre que ver a área, fuja dela. Com isso o tanque deve sempre tentar lutar com chefe de costas para o time. Em determinados momentos, o chefe irá lançar umas raizes que prendem os jogadores. Quanto mais tempo o jogador permanecer preso às raízes, mais dano elas causarão. Você poderá expurgar essa habilidade, ou usar uma Manobra Evasiva (Roll Dodge) para sair delas, é importante sair o mais depressa possível.

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Mylenne Moon-caller

Essa chefe pode ser o fim da conquista “no death” para muitos, é importante que os jogadores mantenham uma habilidade de interromper na barra (Crushing Shock) e alguma habilidade de causar lentidão em grupos de inimigos.

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A chefe irá invocar magos que lançam raios aleatoriamente nos jogadores, esses raios causam bastante dano, e esses magos devem se tornar seu alvo prioritário. Juntamente com os magos, aparecerão lobos que irão seguir algum jogar aleatório, é muito difícil aguentar o dano desses lobos combinados, com isso o ideal, é o jogador aplicar lentidão neles, tentando evitá-los, enquanto algum causar de dano do time foca em matar eles o mais depressa. A chefe irá saltar em algum jogar aleatório, derrubando e atordoando, o time terá um tempo menor que 3 segundos para interromper a chefe, caso demorem mais que isso, o aliado irá morrer, por isso é importante a utilização do Crushing Shock, já que jogar sempre próximo enquanto caem raios do céu, e lobos perseguem algum jogar é uma tarefa bem difícil. Em determinado momento, a chefe ficará furiosa, sendo representada pela cor vermelha, ficando assim muito forte e imune a danos. Nesse momento, os tanque precisa atrair ela para a área de choque que os magos deixam após morrer. Sendo assim, o ideal é que o tanque sempre leve a chefe para perto de um mago, e o time foque em matar esse mago, evitando que a chefe fique imune a todo momento.

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Archivist Ernarde

Essa luta requer um correto posicionamento do time, o Tanque precisará sobreviver sozinho em alguns momentos, e os causadores de dano precisarão se organizar e dividir posicionamentos no mapa.

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No início da luta, e aos 70%, 50% e 30% de Saúde, irão aparecer um Hulking Werewolf em um dos lados das escadas, os Causadores de Dano deverão parar de bater no chefe e se focar em matar esse Hulking, ficando fora do caminho quando ele nascer, para evitar a habilidade em cone. O Tanque deverá atrair a atenção do Hulking sempre para o final do corredor, enquanto os Causadores de Dano e o Curandeiro ficam e cima do chefe, não é necessário se preocupar com aggro do chefe. Tenha certeza de sempre matar o Hulking, o tanque não irá aguentá-lo por muito tempo. Em alguns momentos o chefe irá soltar um raio que explodirá após alguns segundos, é necessário bloquear esse ataque, pois ele pode causar um alto dano. Uma área indicativa aparecerá no seu pé. O chefe irá ocasinalmente lançar uma bolha que atordoa um jogador próximo, por isso a necessidade do tanque se manter distante. Essa bolha deve ser o foco dos jogadores, se ela ficar ativa por muito tempo a vítima irá morrer. A mecânica mais chata dessa luta é a “mecânica das cores”. Nessa mecânica o chefe irá escolher uma cor aleatória e os jogadores devem correr rapidamente para sua marcação, apenas um jogador por marcação. Vale lembrar que é por causa dessa mecânica que o posicionamento é necessário. Um bom posicionamento é:
  • Tanque e Curandeiro pegam as cores do corredor
  • Causadores de dano ficam com as cores próximas do chefe (em alguns momentos uma das cores aparecerá em cima das escadas), prestem bem atenção em dividir qual jogador ficará com as cores da direita ou da esquerda, e com o topo da escada

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Último Chefe: Vykosa The Ascendant

Essa luta é mais uma questão de mecânica do que de dano causado, não sendo possível e nem desejável “evitar” as mecânicas, pois isso não ocorre, e elas todas se acumularão, prejudicando os jogadores.

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O Tanque deve primeiramente pegar o aggro da Zel e da Vykosa, deixando a Ary solta para os causadores de dano matarem. Não fique em hipótese alguma próximo ao lobo, pois ele irá te jogar uma habilidade de laceração que te matará instantaneamente. Em alguns momentos a chefe irá lançar um Totem de Medo, além de uma área de fogo, basta que os jogadores evitem essa área, principalmente o tanque. Aos 90% de Saúde, o chefe irá invocar dois Lobisomens, que podem ser controlados com a habilidade Time Stop da Ordem Psíjica (utilizada pelo curandeiro, de preferência), eles devem ser o alvo prioritário, e o dano no chefe deve parar nesse momento. Essa mecânicas irão se alternar de acordo com a porcentagem de Saúde do chefe, a cada 10%, sendo:
  • 90% Lobisomens
  • 80% Ary e Zel
  • 70% lobisomem
  • 60% Ary e Zel
  • 50% Lobisomens
  • 40% Ary e Zel
  • 30% Faze de Execute
Na fase de execute é possível realizar um “drop” de ultimate, queimando o chefe rapidamente. No caso do Modo Difícil, irá ocorrer a mecânica das cores similar à luta do Archivist, sendo mais difícil realizar o “drop” e não sendo recomendado.

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Modo Difícil (Hard Mode)

Essa mecânica será explicada apenas no vídeo completo do guia, pois possui muitos detalhes que merecem atenção, vídeo a seguir:
Agradecimentos especiais à @ensirian @Seunestor @brunothunai e @WolfGT que me auxiliaram na realização das conquistas
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