Coisas que todo novato do ESO deve saber!


Esse post está desatualizado, utilize esse guia


Ola novamente! Aqui é o Sir Skol com a ajuda do Mestre Frooke e dessa vez não irei falar sobre Lore e sim sobre as duvidas que em primeiro momento parecem coisas de outro mundo ou até mesmo parecem bugs do jogo, mas é apenas mecânicas do jogo que são bem diferentes de vários MMOS tradicionais, aqui no site o mestre Frooke e o TioFrank, já postaram muitas dicas para saciar a duvida dos players então resolvermos, juntar tudo adicionar algumas informações e fazer um compilado para um melhor guia para você! Esperamos ajudar.

Irei fazer por tópicos, no inicio ira ter um índice para facilitar a sua tirada de duvida.


Talvez você já esteja procurando por essas informações:

Abreviações e gírias do ESO

Dicas Gerais

Como RESETAR pontos de SKILL e Atributos aqui


Escolha de Aliança

Bem logo de inicio no jogo na tela de criação de personagem você deve ser perguntar…Qual das 3 facções eu devo escolher ? Bem depois do update do One Tamriel no game as facção estão mais voltadas ao conteúdo PVP do que PVE ou seja escolher facção X ou Y pouco ou nada influenciara no seu PVE, sendo possível fazer quests e dungeons normalmente com seus amigos de outras facções, o X da questão esta no PVP onde
escolher a facção é de toda influencia nesse aspecto, escolha a que você tenha um numero maior de amigos ou que você já tenha tido contato com alguma guilda BR de tal facção, aqui tem uma variedade de guildas que sempre estão ativas na comunidade BR, outra ponto na escolha da facção é sua perspectiva sobre a Historia, ou seja defendendo o lado em que você se percebe mais influenciado no conflito e sendo uma aliança mais justa e sincera para tal união aqui também a um breve resumo sobre a lore das alianças e seus motivos.


Escolha da Raça e Classe

Tirando o gosto pessoal, a escolha da raça e de suma importância para formação da build, ou seja a raça afeta o que você vai ser; Agora vai uma pergunta, o que você imagina melhor como um ladrão, um Khajit ou um High Elf ? Então variando do que você quer ser, ou seja um guerreiro stamina ou um guerreiro magicka, um mago ou assassino furtivo entre outros, existe uma melhor combinação de classes e raças que também já foram postadas no site, de uma olhado no link, isso as vezes faz toda a diferença!

Para a maioria dos jogadores de MMO pode parecer que apenas 4 classes é pouco, porém levando em conta que no ESO qualquer uma pode assumir qualquer papel, é bom você dar uma olhada nos posts de classes na aba Guias para ter certeza da classe que se encaixa em seu estilo.

Num resumo rápido podemos dizer que Dragonknights são os melhores Tanks, Nigthblade o melhor assassino e Templar o melhor healer. Porém com qualquer um deles você pode se um ótimo guerreiro, e se quiser um mago especializado em algum elemento, tudo vai depender da escolha da classe, corre e dá uma olhadinha nas Guias.

ESSE QUIZ PODE TE AJUDAR COM SUA ESCOLHA: https://t.co/rmG3DsoISs


Level Up

Algo importante de saber é que no ESO é diferente da maioria dos MMOS havendo uma mecânica parecida com GW2 e com o tradicional da franquia (Skyrim, Oblivion, Morrowind), no jogo não existe level para os monstro do PVE ou seja, sim a partir do Level 1 você é livre para explorar o mapa com seus amigos, isso foi possível depois do update que lançou o One Tamriel. Aqui fica um adendo, mesmo não tendo level as dungeons veteranas ou mesmo algumas normais é até os World Boss ”os chefes de determinado mapa”, são fortes MUITO fortes, então é necessário já ter uma certa gear e uma determinada rotação de skills e claro ajuda de amigos, aqui no site o mestre Frooke, já postou algumas rotações de ”up” para grid que serão mostradas logo abaixo.

E sim, seus stats sempre vão ser aumentados, o jogo equilibra automaticamente seu set e habilidades para algo parecido com o CP150 (uma referência de nível alto), por isso muitas vezes quando se usa Addons se nota que sua vida diminui, seu ataque abaixa, etc, pois quanto maior o level menor o balanceamento.                                     


Quests/Grinds

ESO é um jogo com muitas, e sim um numero interminável de quests… Quando você tiver com duvidas ou algum problema na quest de uma olhada nesse site UESP é a maior enciclopédia sobre Elder Scrolls que se tem noticia, é necessário entender o básico de inglês ou usar algum tradutor, pois o conteúdo do site é em língua inglesa.

Como upar ?

Muita gente se pergunta… Upo com quest ou com grid (matando monstros)? Se você liga para historia faça a quests, pois o ESO tem muitas das melhores quests da saga, mas já fica um adendo, fazer quests demora bem mais do que gridar. Agora se você não liga para história e quer chegar no level 50 o mais rápido possível, grid, grid, e grid… no site tem um guia dos melhores lugares para se gridar, ainda da época que cada mapa os mobs tinham certos leveis, depois do update esse spots ficaram bons para qualquer level; Aqui segue o link, uma dica é Up em um grupo com pelo menos mais 1 pessoa, pois você terá bônus de 10% de Exp e será muito mais rápido matar os mobs. Outro ponto de observação é que no jogo existe as poções que dão mais XP… no caso não compre por CROWN em primeiro momento parece uma boa, só que tais poções podem ser feitas ou mesmo compradas de outros players custando em torno de 3.5k. Se você estiver com um player level alto te upando no grid e em um bom sport, vale a pena comprar de outro player e usar.

Mais informações aqui


Sistema de Skills e atributos

O jogo trabalha com 3 tipos de atributo: Vida, Magicka e Stamina. A regra é simples, quer ser um Mago ou Healer? Invista seus pontos em Magicka, quanto maior sua Magicka mais dano suas habilidades causam, quer ser um Assassino/Guerreiro/Arqueiro? Invista em Stamina. Pontos em Vida, é algo de preciosismo de algumas builds no End-game, e algumas builds de Tank, a princípio não se preocupe em colocar pontos aqui.

Quanto as skills é bem simples, basta você usar as habilidades da árvore que deseja “upar”, se quer evoluir armadura pesada, utilize ela no seu corpo, se quer evoluir a forma de Lobisomem,   se transforme em um, o jogo trabalha com recompensa e você irá evoluir somente aquilo que utiliza. Pesquise pelas melhores combinações pro seu personagem e verá que vale a pena evoluir tudo que puder. Você gastará seus pontos de skill para adquirir as habilidades, mas a evolução delas até o Rank IV (máximo) é feita a medida que você usa a habilidade, ou deixa ela na sua barra de ação.

Você ganhará pontos de skill e atributos a medida que upar, pontos de skill também podem ser adquiridos ao coletar Skyshards no jogo, completar quests e masmorras.


Builds para upar

Já que falamos de Skills … E você que é novato deve bater aquela duvida; Como eu faço então ? Alguma dica para upar ? Bem no site já tem varias rotações para cada classe e determinados tipos de linha da habilidade (Stamina ou Magicka) aqui em baixo estará o link do post.

Dragonknight
Sorcerer
Nightblade
Templar
Warden


Qual set usar no inicio e depois ?

Bem, acima foi postado uma lista de guildas para lhe facilitar a interação com outros playes da comunidade BR e porque de falar isto? Algo que tem que ser entendido no ESO, principalmente para os novos jogadores é que o jogo lhe dá a condição de ter diversos atributos(traits) no set, ou seja você pode ter varias combinações de sets e isso logo no inicio do jogo, então é recomendável usar um set de trainning que seja voltado para sua classe, ou melhor, seu ”tipo de jogo”, e possuir um set desses logo de cara, irá trazer te conceder uma porcentagem de 60~70% a mais de XP ajudando em muito no UP, para tanto é necessário um crafter que facilmente se encontra na maioria das guildas do jogo.

Tá, mas e depois que estiver upado, qual set usar ?
Isto varia muito, até então há várias e várias combinações de sets para se usar, tanto de craft, como drop (sets de área e Monster set), e você precisará tomar uma build end-game por referência, assim que estiver atingindo o nível 50CP160, o site está cheio delas, basca buscar na aba Builds.


Soul Gems e reparo de itens

É muito comum ver na sua tela marcadores vermelhos sendo mostrados em algum momento, seja ela de uma arma ou de armadura.

Quando o marcador vermelho de armadura aparece, significa que você precisa reparar suas armaduras, e isso pode ser feito em qualquer vendedor do jogo, ou comprando kits de reparo específicos para seu nível (uma dica é comprar nos Guild Traders, mais informações aqui) pois certamente os kits sairão mais mais baratos. Para usar o kit, aperte botão direito em cima da arma, e vá em “Repair”.

Porém quando o marcador for uma arma, você precisa recarregar o encatamento dela. Para isso basta possuir uma Soul Gem, apertar botão direito em cima da sua arma e apertar em “Charge”. Para conseguir Soul Gems você pode comprar nos Guild Traders ou dropar de qualquer boss do jogo. No PvP de Cyrodiil também é possível comprar dos vendedores por pontos de PvP.


Mages e Fighters Guild

Assim que você começar no game, antes mesmo de pegar nível 10, é importante que você vá em uma das cidades inicias sejam elas Vulkhel Guard, Davon’s Watch ou Daggerfall (que ficam nos continentes, é possível acessar através de Wayshires “teletransporte”) e se dirija as construções chamadas de Mages Guild e Fighters Guild, e complete a primeira quest que está lá dentro, e mesmo que você não faça essas quests você irá liberar duas árvores de skill que dizem respeito a essas duas guilds, independente da sua classe/raça é importante possuir ambas.

Para subir o nível da sua Mages Guild você pode coletar os conhecidos “Lorebooks”, livros que ficam espalhados por todos mapa, caso você jogue no PC, alguns addons poderão te ajudar, falaremos deles mais abaixo.

Já a Fighters Guild, basta você matar mobs morto-vivos, como zumbis ou vampiros ou monstros Daedra espalhados em vários lugares dos mapas, uma técnica interessante é fazer os Dolmes descritos nesse guia.

Também é possível fazer quests diárias para upar ambos, porém é um método um pouco demorado.


Guia de Craft

Novamente o site já tem um guia feito sobre o assunto, segue link para tirar suas duvidas.


Dinheiro

Se tem algo que todo mundo quer nessa vida é dinheiro… e muita gente se pergunta como se tem dinheiro no ESO? O jogo em si lhe da as mais diversas possibilidade de farm de bufunfa e o Mestre Frooke fez um vídeo explicando muitas dessas possibilidades de farm, vou colocar o video do ladrão mestre e espero que ele seja útil para vocês como foi para mim. Link aqui.


Montarias

Para quem tem duvidas de qual é a diferença das montarias pagas com Crown e Gold, vai uma resposta muito boa! A diferença é apenas estética, ou seja, qualquer montaria que você tenha no jogo é exatamente igual em questão de velocidade, etc. A cada 20 hrs é necessário dar ração para aprimoramento da mesma, uma dica importante é saber que mesmo antes de ter seu primeiro cavalo, já é possível ir upando ele no estábulo de qualquer cidade do jogo.

Obs: Se você comprou a versão Imperial ou Gold desde o inicio já possui montaria economizando algumas moedas, basta apertar U (PC/Mac), ou selecionar a aba de montarias dentro do menus do personagem.

Mais informações aqui


Addons

Bem isso é uma dica exclusiva para os jogadores de PC… No ESO assim como WoW ou mesmo os outros TES é possível manipular a UI (Interface do jogo) para tal é necessário instalar Addons, aqui tem um compilado dos melhores Addons, para facilitar a instalação aconselho usar um programa chamado ‘‘Minion” ele ira fazer toda a instalação automaticamente.


PvP (Jogador x Jogador)

O PvP do jogo é exclusivo em duelos, ou a partir do nível 10 na região de Cyrodiil e DLC Imperial City ( que fica dentro de Cyrodiil). Para entender mais do PvP assista esse vídeo, que contém a resposta para a maioria das perguntas  Tudo sobre o PvP em massa (Cyrodiil vídeo)

Um guia Básico do PvP


DLC’s e Member Plus

Se quiser saber pra que servem cada DLC e se realmente valem a pena comprar acesse esse link


Aprofundando mais no jogo

Se quiser saber mais sobre como funcionam os tipos de danos e resistências do jogo clique aqui

Para entender outras ciências do jogo, como utilização de recurso, mitigação de dano, etc, basta acessar a Guia – Ciência do Jogo.


Lembrando que o site possui muito mais informações que podem ser exploradas nas Guias!

0 0 votes
Avaliação Conteúdo
Subscribe
Notificar de
guest
16 Comentários
Recente
Antigo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Jean Paulo
Jean Paulo
3 anos atrás

Alguém joga sozinho e é um player que só tem tempo no FDS? jogar só é foda, vamos juntar um grupo para aprender do game. Deixem os usuários do jogo, o meu é @jeanrn.
 

Last edited 3 anos atrás by Jean Paulo
Amarildo Alves
Amarildo Alves
3 anos atrás

Estou em 3 guilda, e estou em todas elas habilitada para convidar novos membros , pois esta marcado o “invite members”, porem não sei como convidar as pessoas, quando aperto f aparece para convidar para meu grupo, porem quero convidar para o meu clan, e quando aperto G e vou lá em recruitment, não tem nenhum botão ou algo para convidar, serião não achei isso em lugar algum, como se recruta membro para o seu clan

Rui
Rui
4 anos atrás

Sou iniciante… não encontro essas cidades que fala ai das guild alguem me ajuda ?

vinicius cardoso
vinicius cardoso
5 anos atrás

ta baratinho na steam, ainda tem mt gente jogando?

rabinson
rabinson
5 anos atrás

Com certeza…. 😉

gabriel
gabriel
5 anos atrás

oi tudo bem ? sou novo no eso e a uns 15 min dei morph em uma habilidade contraria da build que vc mostrou, tem como eu resetar ? como ? dei morph na blast e na build recomendada ta a fragment

Douglas
Douglas
5 anos atrás
Reply to  gabriel

Você vai numa Shrine e resgata todas suas SKILLS, por um preço em moedas.
Bom que você distribui geral as smiles.

Arathorn
Arathorn
5 anos atrás

Muito bem explicado, mas como ainda não comecei a jogar fica a dúvida na prática quanto realmente faz diferença não fazer combo de raça/classe, por exemplo, um bretão guerreiro estaria em muita desvantagem comparado a um nórdico guerreiro? Outra coisa, na tabela de combos de raça/classe vi a raça “imperial”, mas ela não consta nas raças iniciais, ela seria obtida de outra forma?

Rony de Jesus Santos
Rony de Jesus Santos
6 anos atrás

O sistema de alianca posso usar set de outras aliancas e eles seram os mesmo tipo cada alianca o set muda de forma é isso ?

Frooke
Admin
6 anos atrás

nao nao, você pode ser da aldmeri e usar sets da daggerfall normalmente

Diogo
Diogo
6 anos atrás

Eu tenho uma dúvida que ando procurando e não acho a resposta. Quando você tem um item, seja armadura ou arma, quando usa ela por um tempo, para o desgaste dela, ela cai o proprio DANO dela… e quando repara, o dano não volta. È possivel recuperar o dano perdido?

Frooke
Admin
6 anos atrás
Reply to  Diogo

armaduras devem ser reparadas, já armas devem ser recarregadas com soul gems, deve ser por isso

Rabinson Grings
Rabinson Grings
6 anos atrás

Valeu Skol…

Luis Eduardo (Morkis)
Luis Eduardo (Morkis)
6 anos atrás

Muito bom Skol. Entrei agora pouco no clan ajudou muito este post.

Thiago Jorge
Thiago Jorge
7 anos atrás

Meus parabéns, útil, objetivo e esclarecedor. Muito bom.

Mauricio Sasaki (Lolis)
Mauricio Sasaki (Lolis)
7 anos atrás

Após Skol tá top!