LORE: Mundus e o Planeta Principal Nirn

MUNDUS

No universo de Elder Scrolls, um plano ou planeta são o mesmo e, segundo a crença, os Aedra são responsáveis pela presença dos corpos celestes no sistema solar de Nirn. Os oito planetas próximos a Nirn representam os planos dos oito deuses que permaneceram até o fim do projeto de criação do mundo de Nirn.

Existe a crença entre os mer de que as luas (Masser e Secunda) sejam dois diferentes Aedra, mas uma explicação mais aceitável é a de que sejam o que sobrou do corpo de Lorkhan (que não sejam suas bolas) após seu coração ter sido arrancado. Diferente dos outros planetas, as luas estão inteiramente ligadas ao plano mortal e, recentes informações indicam que as mesmas se encontram em constante e lenta deterioração.

Os Aedra que conseguiram escapar antes de serem completamente presos, criaram o restante do céu noturno. Magnus ainda tinha muito de seu poder ao escapar e, ao faze-lo, perfurou um buraco no céu da noite através do próprio Aetherius, criando o que os mortais veem como o sol. Os outros Aedra se encontravam terrivelmente fracos no momento em que escaparam e, em sua fuga, criaram pequenos furos no céu que se tornaram as estrelas.

the_elder_scrolls__cosmology_by_okiir-d757i0g

NIRN

Nirn, que se acredita significar ‘Arena’ em Ehlnofex (lingua antiga), é o planeta em que Elder Scrolls está situado. Ele flutua no vazio de Oblivion e é, para todos os efeitos, a principal parte do reino conhecido como Mundus. Fontes costumam utilizar Nirn e Mundus como sinônimos, apesar de algumas diferenças técnicas entre os dois termos. Nirn foi criado durante a Dawn Era pelos espíritos Aedra, baseado na inspiração de Lorkhan e no projeto de Magnus.
Tamriel é o continente principal de Nirn e é o seu centro mítico e simbólico. Tamriel é dividido em nove províncias: Black Marsh, Cyrodiil, Elsweyr, Hammerfell, High Rock, Morrowind, Skyrim, Summerset Isle, e Valenwood.

[Best_Wordpress_Gallery id=”11″ gal_title=”lore planeta”]

Outros continentes de Nirn são mencionados em alguns textos, mas em geral não são mostrados em mapas ou descritos em detalhe.
  • Akavir é um continente a leste de Tamriel, incluindo quatro regiões/raças: Kamal, Tsaesci, Tang Mo, e Ka Po’ Tun.
  • Atmora é um continente a norte de Tamriel, primeira pátria dos antepassados dos Nords modernos.
  • Yokuda era um continente a oeste de Tamriel e a pátria original dos Redguards, mas afundou no mar.

Nirn tem duas luas, Masser e Secunda. Os outros corpos astrais no céu acima de Nirn acredita-se que, na verdade, são as esferas dos Aedra e Daedra, como vistas a partir do plano mortal. O sol e as estrelas também são furos no véu de Oblivion, através dos quais a luz de Aetherius brilha em Mundus. Uma excessão é a constelação the Serpent, que simplesmente ‘flutua’ sobre o céu. Ela é feita de não-estrelas.

 

fonte: Lore:Nirn - UESPWiki e andrewspaulo
5 1 vote
Avaliação Conteúdo
Subscribe
Notificar de
guest
1 Comentário
Recente
Antigo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Souza
Alex Souza
3 anos atrás

Excelente artigo, o mundo de The Elder Scrolls é muito bem feito e sempre fico me perguntando se um dia poderiamos ver algum jogo que passasse fora do continente de Tanriel.