Guia de Classe: Feiticeiro, Vigor – Stamina Sorcerer

Esse é um Guia de classe do Feiticeiro baseado em Vigor (Stamina Sorcerer). Esse guia irá te ajudar a evoluir seu personagem, mostrando o que você deve priorizar, quais habilidades devem ser de sua escolha, e qual combinação de itens e equipamentos te darão os melhores resultados nessa jornada.

Evoluir um Feiticeiro baseado em Vigor é bem chato no início, pela falta de habilidades de classe que mostrem um “Show Off” bonito da classe, ficando muito dependente de habilidades das árvores de armas. Apesar de parecer uma combinação sem identidade, ela não é, e me atrevo a dizer que é uma das combinações mais mortais do jogo. Além de possuir uma facilidade imensa de causar um alto “dano por segundo” no nível máximo, possui a maior mobilidade e velocidade das classes, o que fará parecer que você está “surfando” entre os inimigos em um Campo de Batalha.

  • Veja as melhores raças para essa classe aqui

Começando o personagem

Coloque todos seus pontos de atributo em Vigor (Stamina)

Nível 2 e 3

  • Pegue a habilidade Fragmento de Cristal (Crystal Shard) da árvore de Magia Negra, essa habilidade irá te ajudar a causar um bom dano.

No nível 3, você irá ganhar seu primeiro equipamento, tenha certeza de equipá-lo, mesmo que não seja os itens que você deseja usar futuramente

  • Utilize a comida dando um clique duplo nela
  • Tenha certeza de ter todas as primeiras habilidades de sua classe
    • Fragmento de Cristal (Crystal Shard)
    • Invocar Familiar Instável (Summon Unstable Familiar)
    • Mage’s Fury (Fúria do Mago

É importante manter uma habilidade de cada árvore da classe na sua barra, pois só assim você irá evoluir todas as árvores de habilidade, ficando com um personagem completo.

Lembrando que o post: (Como upar mais rápido no ESO?) possui algumas dicas que podem te ajudar.


Armas necessárias em sua progressão

As linhas de armas mais usuais no Sorcerer são:

  • Arco (Bow)
  • Empunhadura Dupla (Dual Wield)
  • Duas mãos (Two Handed)
  • Uma mão e Escudo (One handed and Shield) (Opcional)

Todas as linhas são de extrama importância, com exceção da última, pois ela só será necessária em algumas combinações específicas de JxJ e caso você queira ser um Tank, uma role um pouco incomum, porém funcional com a classe (se tornou viável após o patch Summerset).


Comidas e Pedras Mundus

É extremamente recomendado que você utilize a comida descrita aqui, sendo a forma de adquiri-la um pouco incomum, você precisa guardar um pouco de Ouro para comprar de algum Vendedor de Guilda (Guild Trader), ou também pode pedir para algum companheiro fazer para você.

  • Trono de Camoran Duvidoso (Dubious Camoran Throne)
    • Essa comida irá te conceder ótimos recursos de Vida e Vigor

  • The Serpent (A Serpente)

Utilize essa Pedra Mundus (Mundus Stone) que pode ter seu bônus adquirido ao interagir com a pedra nessas localizações, ela te dará muita recuperação de recursos, para acessar essas regiões realize uma viagem rápida até algum jogador aliado (na lista de amigos ou guildas), caso não possua amigos utilize a Mundus – A Amante (The Lover) localizada na primeira região


Equipamentos

Se você estiver em alguma guilda ou possuir algum amigo evoluído em profissões, peça algum companheiro para te fazer os equipamentos como na tabela abaixo, é importante que a combinação seja do VAMPIRE KISS pois esse equipamento é o que irá te manter vivo na maioria das lutas, faça esses equipamentos a partir do nível 10.

PEÇA TIPO CONJUNTO TRAÇO GLIFO
Cabeça Médio Night Silence Treinamento Max Vigor (Stamina)
Ombro Médio Night Silence Treinamento Max Vigor (Stamina)
Peito Pesado Vampire’s Kiss Treinamento Max Vigor (Stamina)
Calça Pesado Vampire’s Kiss Treinamento Max Vigor (Stamina)
Luvas Médio Vampire’s Kiss Treinamento Max Vigor (Stamina)
Botas Médio Vampire’s Kiss Treinamento Max Vigor (Stamina)
Cinto Médio Vampire’s Kiss Treinamento Max Vigor (Stamina)
Arma Primária Adaga ou Espada 2H Night Silence Treinamento Qualquer
Adaga Qualquer
Segunda Arma Arco Night Silence Treinamento Qualquer
  • IMPORTANTE: Equipe no seu personagem pelo menos 3 itens Heavy e Light armor e lute com algum mob, para assim liberar a linha de skill dessa armadura, depois você pode utilizar apenas uma parte de cada, como na tabela.

Outras árvores de habilidade

Árvores de habilidade como Magia de Alma e das Guildas, necessitam ser evoluídas, e DEVEM ser liberadas desde o ínicio.

  • Magia de Alma (Soul Magic) é evoluída fazendo as missões da campanha principal (Main Quest)
    • As missões principais te darão pontos de habilidade extra
  • As Guildas, devem ter suas árvores de habilidades liberada conforme esse guia

Nível 10 e recompensas

Assim que atingir esse nível é importante que você equipe sua primeira combinação de itens fabricados do conjunto recomendado. Além disso você irá ganhar seu primeiro marco de nível que te concede:

  • 3 Pontos de habilidade
  • 3 Pontos de atributo
  • Cavalo
  • Localizador de Masmorras

Equipe o cavalo no seu menu de coleções e utilize o localizador para fazer pelo menos uma masmorra aleatória por dia, pois isso te concede muita experiência, além de ponto de habilidade ao término da missão da masmorra.


Nível 15 e recompensas

No nível 15 você irá liberar a opção de uma segunda arma. O que significa que você poderá equipar por exemplo um Arco como segunda arma e duas Adagas como primeira arma, e ficar alternando entre essas armas durante o combate ao pressionar uma tecla de atalho, uma ótima mecânica do jogo.

Barras Sugeridas

Tenha em mente que você precisa de algumas coisas para montar suas barras de habilidade:

  • Pelo menos uma habilidade “spam”, que você consiga usar diversas vezes para matar os inimigos.
  • Uma habilidade de cura.
  • Uma habilidade cada árvore da classe
  • Habilidade de outra linha de arma que você não esteja usando

Lembrando que é uma sugestão e você pode utilizar as habilidades que preferir

Iniciante

Perceba que essa combinação foi feita em cima de Empunhadura Dupla, utilize a invocação para se curar, abra as lutas com 1 e utilize 3 para bater. 

É importante reparar que as habilidades de Arco e Duas mãos foram colocado mesmo sem poderem ser utilizadas, pois assim você irá evoluir duas árvores ao mesmo tempo.

Intermediário – Nível 15+

No nível 15+ o jogador já terá uma segunda barra de habilidades, porém pode não estar tão acostumado a utilizá-la. Dessa forma utilize a barra 2 de Arco para atrair os monstros com os tiros, jogue as flechas da habilidade 3, mantenha o 4 sempre ativo. Utilize a habilidade 3 para causar dano em alvo único e a 5 para causar dano em área, sem intercalando ataques pesados para recuperar recursos. Utilize a flecha (habilidade 5) caso precise de uma cura emergencial e não tenha mágicka.

Avançado

Mantenha o Furacão e o Manto sempre ativos (1ª e 3ª habilidades), o combo ainda é o mesmo de antes.

Você poderá manter esse combo até quando desejar, alterando a habilidade 5 da primeira barra para outras habilidades que deseja evoluir. Caso esteja tranquilo com sua saúde e já tenha evoluído a árvore de invocações ao máximo, você poderá tirar a invocação da barra.


Habilidades que você DEVE evoluir

Aqui vai uma lista de todas as habilidades que você precisa ter no seu Feiticeiro focado em Vigor, algumas não necessitam de morfe a princípio pois tudo vai depender se você seguirá para o JxJ ou JxA futuramente, porém você pode evoluir elas facilmente depois, então não se preocupe.

As habilidades podem ser combinadas de acordo com as dicas dadas e as armas que você utilizar.


Nível 50

Assim que você chegar no nível 50, os equipamentos deverá ser a mesma, porém o aconselhável é que você fabrique novos equipamentos de nível 50, pois você ainda não chegou no nível limite de capacidade dos equipamentos e ainda precisará evoluir seu personagem.

A partir daqui você irá liberar os Pontos Campeão (Champion Points) cuja explicação pode ser vista aqui. E esses pontos a princípio devem ser distribuídos até o CP160 conforme a combinação abaixo:

  • O Ritual (The Ritual) – 27 Poderoso (Mighty), 9 Taumaturgo (Thaumaturge)
  • A Dama (The Lady) – 23 Defensor Elemental (Elemental Defender), 23 Robusto (Hardy)
  • A Amante (The Lover) – 27 Mooncalf (Inconsequente), 20 Tenacidade (Tenacity)

Não é preciso muito preciosismo nesses pontos, já que eles podem ser facilmente resetados depois.

As habilidades abaixo, te ajudarão a ter uma combinação próxima do “end-game”. Porém tenha em mente que você precisa fazer JxJ para pegar OUTRA HABILIDADE MUITO IMPORTANTE para a barra definitiva.

Sendo elas “Estrepes (Caltrops)” e “Vigor Determinado (Resolving Vigor)” para auxiliar na cura em alguns conteúdos.

  1. Cortes Profundos (Rending Slashes)
  2. Manto Mortal (Deadly Cloak)
  3. Adagas Escondidas (Shrouded Daggers)
  4. Surto Crítico (Critical Surge) – Utilize para receber cura
  5. Arsenal de Vínculo (Bound Armaments)

Ult – Alvorecer Perfeito (Flawless Dawnbreaker) (Guilda dos Guerreiros)

  1. Injeção de Veneno (Poison Injection)
  2. Dispersão de Ácido (Acid Spray)
  3. Saraivada sem Fim (Endless Hail)
  4. Furacão (Hurricane)
  5. Arsenal de Vínculo (Bound Armaments)

Ult – Grande Atronaca da Tempestade (Great Storm Atronach)

Uma rotação interessante pra essa combinação é

Rotação:

AL = Ataque Leve
AP = Ataque Pesado
TB = Troca de Barra

Saraivada sem Fim  > AL > Dispersão de Ácido > AL > Injeção de Veneno > Furacão > TB >
> AP > Armadilha > AP > Cortes Profundos > 3x Adagas Escondidas (com AL após cada uma) >  Manto Mortal ou Surto Crítico > TB > Recomeça

Utilize o Alvorecer contra muitos inimigos e o Atronaca contra chefes


Nível 50CP160

Esse nível é o nível “cap” de equipamentos, ou seja é o nível máximo dos equipamentos do jogo, é aqui onde você fará sua build para partir para o “end-game” se aventurando em Provações (Trials), Masmorras (Dungeons) e nas diversas arenas do jogo.

Se deseja seguir para o JxJ sinta-se livre para explorar outras combinações, mas o recomendável é primeiramente fazer JxA para conseguir bons equipamentos.

Os itens que você deverá ir atrás a partir daqui são:

PEÇA TIPO CONJUNTO TRAÇO GLIFO
Cabeça Médio Selene, Tempespunho (Stormfirst) ou Krah’gh (*1) Divino Max Vigor
Ombro Médio Selene, Tempespunho (Stormfirst) ou Krah’gh (*1) Divino Max Vigor
Peito Pesado Fúria de Hunding (Hunding Rage) Divino Max Vigor ou Saúde (*3)
Calça Médio Fúria de Hunding (Hunding Rage) Divino Max Vigor
Luvas Médio Fúria de Hunding (Hunding Rage) Divino Max Vigor
Botas Médio Força do Autômato (Strenght of the Automaton) Divino Max Vigor
Cinto Médio Força do Autômato (Strenght of the Automaton) Divino Max Vigor
Arma Primária Adaga Fúria de Hunding (Hunding Rage) Infundido Absorção de Vigor (Absorb Stamina)
Adaga (*2) Fúria de Hunding (Hunding Rage) Infundido Veneno (Poison)
Segunda Arma Arco Fúria de Hunding (Hunding Rage) Infundido Dano de Arma (Weapon Damage)
Joias 3x Força do Autômato (Strenght of the Automaton) Robusto Dano Físico (Physical Arm)
(*1) Selene causa mais dano, Stormfirst te dará um melhor sustento de vigor (stamina) e Krah’gh é mais fácil de conseguir
(*2) A adaga na mão secundária irá te dar um surto de dano maior, sendo mais indicado para brigas curtas e Arena da Tormenta (Maelstrom Arena),  você também pode usar um Machado, ele causará mais dano em brigas longas
(*3) Utilize um Glifo de Saúde na calça também, caso tenha dificuldade em se manter vivo por estar com a Saúde baixa

Levando em conta que nesse momento você já se aventurou pelas terras de Cyrodiil, nas Guerras de Aliança, ou até mesmo nos Campos de Batalha e conseguiu as habilidades necessárias para o “end-game”. Vamos para as combinação definitiva.

  1. Cortes Profundos (Rending Slashes)
  2. Armadilha Rearmável (Rearming Trap)
  3. Adagas Escondidas (Shrouded Daggers)
  4. Manto Mortal (Deadly Cloak) ou Surto Crítico (Critical Surge)
  5. Arsenal de Vínculo (Bound Armaments)

Ult – Alvorecer Perfeito (Flawless Dawnbreaker) (Guilda dos Guerreiros)

  1. Injeção de Veneno (Poison Injection)
  2. Estrepes Afiadas (Razor Caltrops)
  3. Saraivada sem Fim (Endless Hail)
  4. Furacão (Hurricane)
  5. Arsenal de Vínculo (Bound Armaments)

Ult – Grande Atronaca da Tempestade (Great Storm Atronach)

Pegue todas as habilidades passivas:

  • Classe
  • Raça
  • Armadura Média
  • Armadura Pesada – Implacável (Juggernaut)
  • Empunhadura Dupla
  • Arco
  • Guilda dos Guerreiros – Matador (Slayer), Banir o Ímpio (Banish the Wick) e Farejador Habilidoso (Skilled Tracker)

Uma rotação interessante pra essa combinação é

Rotação:

AL = Ataque Leve
AP = Ataque Pesado
TB = Troca de Barra

Saraivada sem Fim  > AL > Estrepes > AL > Injeção de Veneno > Furacão > TB >
> AP > Armadilha > AP > Cortes Profundos > 3x Adagas Escondidas (com AL após cada uma) >  Manto Mortal ou Surto Crítico > TB > Recomeça

Utilize o Alvorecer contra muitos inimigos e o Atronaca contra chefes


Poção

Dano de Arma, Crítico de Arma e Vigor
Cardo Abençoado, Espinheira de Dragão, Absinto (Blessed Thistle, Dragonthorn, Wormwood)

Veneno (Opcional no Arco)

Caso queira usar veneno, utilize o trait Precise ou Nirnhorned

Veneno Devastador de Saúde (Damage Health Poison)
Larva de Mosca de Carne, Beladona, Raiz de Nirn (Fleshfly Larva, Nightshade, Nirnroot)


A partir daqui você está pronto para os conteúdos JxA do jogo, sinta-se livre para seguir os Youtubers, criadores de conteúdos, influenciadores de sua preferência, ou até mesmo seja criativo, o UniversoESO é dedicado a ajudar os novos jogadores em sua aventura, e ficamos gratos de ter te ajudado até aqui.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários ou acesse o Discord.

  • 22/10 Atualizado para DLC Murkmire (Mudança nos encantamentos das armas)

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Gabriel
Gabriel
1 ano atrás

Fiz o quiz de classes e fui trazido a esse ser que parece ter sido tirado lendas, estava pensando em recomeçar o ESO depois de anos com Dragonknight, mas me interessei, essa build ainda é viável?

Matheus
Matheus
1 ano atrás

Nessa build precisa colocar todos os pontos em stamina ou coloca um pouco em Health tbm??

Eduardo
Eduardo
1 ano atrás

Criei essa classe com um breton e pareceu razoável, apesar que na arma secundaria coloquei cajado. O que acha ?

Jhonatan Souza
Jhonatan Souza
2 anos atrás

Fala galera blz,
Uma duvida será devo trocar o imperial por Redguard seria uma boa opção?
O set Morkuldin encaixaria na build end game com selenes?

Minha Build : StamSorc Imperial cp388✴
eu uso os set
Spriggans +Joias Spriggans
Hundings
Skeletons Visage
DW hundings
Bow Hunding ou Asylum
Na rotação eu não uso o bound Armaments troquei por dark deals e vigor.

Eu jogo no Xbox Live a gamertag DarkSpectro BR

leone trapnauskas
leone trapnauskas
2 anos atrás

É uma especie de battlemage, parece viável vou usar